Nome:
_____________________________Nº___ Serie: 1ºA
Metafísica de Aristóteles
Metafísica é um conjunto de escritos de Aristóteles
que, grosso modo, trata do “ser enquanto ser”.
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Metafísica é
um conjunto de escritos deixados por Aristóteles e
separados e classificados, mais tarde, por Andrônico de Rodes,
o último discípulo que estudou no Liceu, escola de Filosofia fundada por
Aristóteles. O que há em comum entre todos os 14 livros que compõem a Metafísica é que eles tratam de uma espécie
de Filosofia anterior, Filosofia primeira ou Filosofia do ser em geral.
A Metafísica,
papel primeiro da Filosofia, seria o estudo do ser em geral.
Ela seria uma espécie de ciência que não se limita a estudar uma área, como
a Biologia estuda
a vida ou a Matemática estuda as relações numéricas, mas a totalidade de
relações científicas que explicam o mundo racionalmente. Por isso, Aristóteles
chamou de Filosofia Primeira os seus
escritos que, mais tarde, foram batizados de Metafísica.
É importante
salientar que, diferentemente das “filosofias da práxis” (campos filosóficos
que recorrem a elementos que existem materialmente e nas relações, como a Ética e
a Política), a Metafísica é teorética, pois ela
não tem uma finalidade outra, fora de si mesma, sua finalidade é o próprio conhecimento.
Não
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Lógica
e Metafísica
A Lógica,
sistematizada pela primeira vez por Aristóteles, tem uma íntima relação com a
Metafísica, pois a primeira também recorre a artefatos fora da prática para
estabelecer-se enquanto campo de estudo. Alguns elementos comuns podem ser
extraídos dessas duas disciplinas filosóficas que ajudam a explicar a Metafísica. Ainda no “Livro quarto” da Metafísica, Aristóteles afirma ser
evidente, portanto, que a uma mesma ciência
pertence o estudo do ser enquanto ser e das propriedades que a ele se referem,
e que a mesma ciência deve estudar não só as substâncias, mas também suas
propriedades, os contrários de que se falou, e também o anterior e posterior, o
gênero e a espécie, o todo e a parte e as outras noções desse tipo.i
As noções de gênero, espécie, todo e parte são
relações destrinchadas por Aristóteles em um pequeno tratado de Lógica
chamado Categorias. A noção de substância mencionada na citação
é, por sua vez, um conceito extremamente metafísico, pois é o que explica o elo
que liga as formas conceituais metafísicas aos objetos do mundo.
A substância é o que permite aplicarmos o conceito
ou ideia de cadeira em todos os objetos concretos que correspondam a cadeiras.
Por mais que existam diferentes cadeiras no mundo, podemos concebê-las como
tais, pois elas encaixam-se dentro do conceito de cadeira e não são outras
coisas senão cadeiras.
Teoria
das quatro causas
Aristóteles
entendeu que há, no mundo, movimento constante e transformação. Por haver transformações, existe, no
mundo, efeitos, e todos os efeitos têm, por trás de si, causas. Esse é o princípio de causa e efeito, um dos primordiais para a
Metafísica aristotélica. As causas mais básicas que explicam as origens de
todos os seres são quatro, como estão dispostas a seguir:
1.
Causa material:
diz respeito à matéria que compõe um ser ou objeto do mundo. Ou seja, se
pensarmos na casa do joão-de-barro, a sua causa material é o barro.
2.
Causa formal:
é a forma física e conceitual que um determinado ser ou objeto possui. Tudo tem
uma forma que o define. Se pegarmos o exemplo da cadeira, o formato de cadeira
é a sua causa formal.
3.
Causa final:
diz respeito à finalidade do objeto ou ser. As finalidades são diversas para os
diversos seres e objetos presentes no mundo. É mais fácil tomar como exemplo,
mais uma vez, um objeto inanimado como a casa do joão-de-barro, pois a sua
causa final é servir de abrigo e ninho para o pássaro e seus filhotes.
4.
Causa eficiente:
é a causa primeira, que deu origem ao ser ou objeto, ou seja, aquilo que foi
responsável pela criação. A causa eficiente da casa do joão-de-barro é o
próprio pássaro que a construiu.
Aristóteles
argumenta ainda que, por haver movimento em tudo e também sempre haver causa
para esse movimento, é perigoso cairmos em uma espécie de percuso ad infinitum, se não estabelecermos que, em algum
momento, houve uma causa primeira que
não foi causada por nada e deu origem às outras causas. A causa não causada será esclarecida no tópico
seguinte.
Questões:
1- O que é metafisica
?
2- Aristóteles
afirmava que quatro causas condicionam a existência dos seres, quais são essas
causas ?
3- A história da
metafisica se divide em três períodos, quais são esses períodos ?
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