quarta-feira, 27 de maio de 2020

Semana de estudos intensivos


 Língua portuguesa.


 Amar!
 Florbela Espanca

Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...

1-   Sobre o poema, é correto afirmar:
a)       É uma elegia a juventude.
b)      Está construído em versos de oito e dez silabas.
c)       Faz uso constante do hipérbato.
d)      Trata do amor eterno.
e)      O eu lírico desmistifica o amor.
     2-   Sobre a relação do eu lírico com o amor, é correto afirmar que há:
a)       Liberdade de amar, como maneira de ser feliz.
b)      Defesa do carpe diem, como devoção ao amado.
c)       Amor variado, como próprio da mulher submissa.
d)      Amor de doação intima e exclusiva ao amado.
e)      Consciência da finitude, como amor a Deus.


  •       Você conhece a obra de Florbela Espanca, poeta modernista portuguesa?
  •        Em sua opinião, por que tão pocas escritoras, na literatura brasileira e portuguesa, receberam destaques, até esse período?
  •        Qual seria o tema de um poema intitulado “Amar!”?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts