1ª aula -ARTE – 1º Ano
A – EM -2º Bimestre
Profª Niuzelina da
Silva Sinzato Telles
Aula 1 -DANÇA- 2 aulas.
Tema/Habilidades:
(EM01AR21)
Ampliar o repertório artístico e estético do educando na sua realidade pessoal.
Bom
dia pessoal! Todos bem?
Hoje
falaremos sobre Dança.
Oque
é dança?
A
Linguagem da Dança
A
dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança
possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares
entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios
gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações,
sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se
articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo
processos
de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como
processos de memória, imaginação, concepção e criação em dança, nos âmbitos artístico
e estético.
A
dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro
de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco
de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos
ligados ao contexto de
acontecimentos,
aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma
dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Dançar
implica em aprender sobre o movimento que aborda; o espaço nas suas relações de
direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e
velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
O
ensino da arte na escola não tem a função de oferecer uma formação
profissional, mas de proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer,
apreciar, criar e viver a dança na escola, tendo experiências com sentido e
ligada ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de
participação social.
Enfim,
dançar significa experimentar o corpo em movimento para além de sua
funcionalidade
(caráter instrumental) cotidiana. Do mais simples ao mais complexo dos
processos
de aprender uma dança, o corpo poderá ter experiências de criação e construção de
movimentos expressivos nos quais cada estudante que dança está implicado com
seu mundo interno, sua memória, sua história, dialogando com as culturas da dança
presentes no mundo.
Atividades:
Caderno do aluno, páginas 99, 100 e 101.
Fotografar
e enviar ao professor.
Bons
estudos e até a próxima semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário