terça-feira, 16 de junho de 2020

1ª aula -ARTE – 1º Ano A – EM -2º Bimestre

1ª aula -ARTE – 1º Ano A – EM -2º Bimestre
Profª Niuzelina da Silva Sinzato Telles
Aula 1 -DANÇA- 2 aulas.
Tema/Habilidades:
(EM01AR21) Ampliar o repertório artístico e estético do educando na sua realidade pessoal.
Bom dia pessoal! Todos bem?
Hoje falaremos sobre Dança.
Oque é dança?
A Linguagem da Dança
A dança é uma linguagem artística do corpo em movimento. A prática da dança possibilita o desenvolvimento da sensibilidade e da motricidade como pares entrelaçados. O domínio do movimento na dança propicia a ampliação de repertórios gestuais, novas possibilidades de expressão e comunicação de sensações, sentimentos e pensamentos. O refinamento do corpo em movimento encontra-se articulado à expressividade e à criatividade, envolvendo
processos de consciência corporal (individual) e social (relacional), assim como processos de memória, imaginação, concepção e criação em dança, nos âmbitos artístico e estético.
A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de
acontecimentos, aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar.
Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda; o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes.
O ensino da arte na escola não tem a função de oferecer uma formação profissional, mas de proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver a dança na escola, tendo experiências com sentido e ligada ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de participação social.
Enfim, dançar significa experimentar o corpo em movimento para além de sua
funcionalidade (caráter instrumental) cotidiana. Do mais simples ao mais complexo dos
processos de aprender uma dança, o corpo poderá ter experiências de criação e construção de movimentos expressivos nos quais cada estudante que dança está implicado com seu mundo interno, sua memória, sua história, dialogando com as culturas da dança presentes no mundo.
Atividades: Caderno do aluno, páginas 99, 100 e 101.
Fotografar e enviar ao professor.
Bons estudos e até a próxima semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts