Tema:
Conhecendo o Território da comunidade
Objetivo
Possibilitar que os estudantes conheçam e reflitam sobre a comunidade na
qual a escola está inserida. Isso pode ser feito por meio da própria percepção
e da busca de outras informações sobre ela, bem como pela identificação de suas
fronteiras e dos os serviços prestados. Desta forma, será possível entender
como interagir para a construção do Projeto de Vida.
Competências
socioemocionais em foco
Assertividade,
iniciativa social, curiosidade para aprender e imaginação criativa.
Material necessário
Internet (Google Maps), papel vegetal, sulfite, esquadro, canetas
coloridas, Lápis, tintas (à base de água) e Diário de Práticas e Vivências.
Atividades:
Nesta atividade, você deve listar os tipos de serviços que sua
comunidade oferece, sejam eles públicos ou privados. Para isso você fará uma
“chuva de ideias”, ou seja, uma tempestade de palpites (pessoas referencias do bairro), para colocar no papel tudo o que
sabem sobre determinado assunto, pontuando as fragilidades e as potencialidades
existentes.
Para ajudar nas tempestades de ideias, você desenhará no seu Diário de Práticas e vivências um quadro dividido
em três partes com os seguintes temas abaixo.
- QUE BOM QUE A MINHA
COMUNIDADE...
- QUE PENA QUE MINHA COMUNIDADE...
- QUE TAL SE A MINHA COMUNIDADE...
- QUE PENA QUE MINHA COMUNIDADE...
- QUE TAL SE A MINHA COMUNIDADE...
Obs: Se você
for a pag. 8 da apostila - 8ºANO - VOL.2, onde o Tema
Conhecendo o Território da comunidade, vai entender o que cada tema
acima está pedindo.
Em seguida,
localizar os contornos e as fronteiras da comunidade, além das configurações
internas: centros comerciais, campos etc.
Desenhe, no papel
sulfite, um croqui do mapa da comunidade (esboço), marcando suas fronteiras.
Para isso,
você pode utilizar, o recurso do Google Earth, do Google Maps.
Segue o Link de como desenhar o mapa da comunidade:
Boa aula.
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