quarta-feira, 17 de junho de 2020


6º ano / Elvira
Habilidades:
  • *    Explorar e analisar criticamente, diferentes meios, equipamentos culturais e espaços de circulação, nos contextos local e brasileiro de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira, e do conhecimento musical referente a esses gêneros.
  • *    Reconhecer e apreciar o papel de músicos, grupos e coletivos que contribuíram para o desenvolvimento de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira.

Duração: 6 aulas


DIMENSÕES DA MÚSICA
A música tem um grande poder de interação e desde muito cedo adquire grande relevância na vida de uma criança despertando sensações diversas, tornando-se uma das formas de linguagem muito apreciada por facilitar a aprendizagem e instigar a memória das pessoas.
Dimensão Social:
Em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no shopping etc. Quais são os ambientes em que sua família e comunidade tem contato com a música? O ambiente altera a relação com a música? (Ouvir música alta, por exemplo) A música muda de acordo com o ambiente?
Dimensão Cultural:
Considerando que o ambiente onde vivemos influência nossos padrões culturais, entre eles o tipo de música a que somos expostos, quais são as influências culturais que podem ser percebidas nas escolhas musicais das pessoas entrevistadas? As respostas podem variar muito, pois dependendo da região onde se vive, como por exemplo, em localidades mais próximas ao campo, as pessoas tendem a apreciar músicas do gênero sertanejo, mas pode aparecer de tudo um pouco. Sendo assim, a partir da música que se é ouvida, será possível observar as influências culturais locais.
Dimensão Política:
O viés político está ligado às influências culturais de outros países, contextos sociais brasileiros e internacional.
Dimensão Histórica:
A relação histórica se observa pelo registro na memória de fatos e acontecimentos e que foram marcados por uma música. Por exemplo: a música do filme Titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, Ayrton Senna, vencia uma corrida.
Dimensão Econômica:
Tem relação com o consumo; música produzida pela indústria cultural; música local, produzida “artesanalmente”; aquisição de mídias (CD, digital, partituras etc.
Dimensão Estética:
Está relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e sentimentais, estabelecidas intelectualmente, entre a música e as diferentes situações vividas.
Dimensão Ética:
Esta dimensão está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.

  • *      Apostila SP faz Escola :

Tempo: 2 AULAS.

  •          Ler o texto, refletir sobre as questões levantadas no texto, e registrar no caderno as partes que você julgar mais importantes.


Tempo: 1 AULAS.

  •          Páginas: 119 a 121 – Leitura e apreciação dos vídeos (acessar os links da apostila) e questões da atividade 02.


Tempo: 1 AULAS.

  •          Páginas: 121 – Pesquisa Individual com o tema: Música Brasileira.

1.       Pesquisar em sites de busca, livros, vídeos, revistas, etc.
2.       Fazer anotações das pesquisas feitas.

                                                  Tempo: 2 AULAS.

  •         Utilizando o material coletado nas pesquisas sobre Música Brasileira, confeccione um cartaz de apresentação da sua pesquisa (com recortes, colagens, desenhos, escritas, etc)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts