terça-feira, 16 de junho de 2020


MATEMÁTICA – 7º ANO
PROF – CÉLIA CRISTINA
- FRAÇÕES
- HABILIDADES (EF07MA08): LER, COMPREENDER, COMPARAR E ORDENAR FRAÇÕES ASSOCIADAS ÀS IDÉIAS DE PARTES DE INTEIROS, RESULTADO DA DIVISÃO.

O APARECIMENTO DOS NÚMEROS FRACIONÁRIOS.

Durante muito tempo os números naturais eram os únicos que o homem utilizava.
Mas, com o passar do tempo, o homem foi encontrando mais situações difíceis para resolver.
Em muitos casos, principalmente em efetuar medições, precisou outros números que não fossem apenas os naturais.
Surgiram assim os números FRACIONÁRIOS ou RACIONAIS.
Para representar os números FRACIONÁRIOS foi criado um símbolo que é a FRAÇÃO.


NUMERADOR= em quantas partes foram consideradas.
DENOMINADOR= indica em quantas partes foi dividida o todo.

EXEMPLO:




















 O inteiro foi dividido em 9 partes, onde 6 foram pintadas. 

ATIVIDADES – DESENHE:

1 - José repartiu uma região retangular em 4 partes iguais e pintou 2 delas.
a)       Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? ____________
b)      A parte pintada representa que fração do retângulo? __________
c)       O numerador é_______ e o denominador é ________

2 – Maria repartiu uma região retangular em 6 partes iguais e pintou 2 delas.
a)       Em quantas partes iguais o retângulo foi dividido? _________
b)      A parte pintada representa que fração do retângulo? ______
c)       O numerador é ______ e o denominador é________

3– Pedro repartiu um círculo em 12 partes iguais e pintou 4 delas.
       a)        Em quantas partes iguais o círculo foi dividido? ______
       b)      A parte pintada representa que fração do círculo? ______
       c)       O numerador é _____ e o denominador é ______

4 – Observe as figuras, diga quanto representa cada parte da figura pintada e escreva a fração:




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