MATEMÁTICA – 7º ANO
PROF – CÉLIA CRISTINA
- FRAÇÕES
- HABILIDADES (EF07MA08): LER, COMPREENDER, COMPARAR E
ORDENAR FRAÇÕES ASSOCIADAS ÀS IDÉIAS DE PARTES DE INTEIROS, RESULTADO DA
DIVISÃO.
O APARECIMENTO DOS NÚMEROS FRACIONÁRIOS.
Durante muito tempo os números naturais eram os únicos que o
homem utilizava.
Mas, com o passar do tempo, o homem foi encontrando mais
situações difíceis para resolver.
Em muitos casos, principalmente em efetuar medições,
precisou outros números que não fossem apenas os naturais.
Surgiram assim os números FRACIONÁRIOS ou RACIONAIS.
Para representar os números FRACIONÁRIOS foi criado um símbolo
que é a FRAÇÃO.
NUMERADOR= em quantas partes foram consideradas.
DENOMINADOR= indica em quantas partes foi dividida o todo.
EXEMPLO:
|
|
|
|
|
|
|
|
|
O inteiro foi dividido em 9 partes, onde 6 foram pintadas.
ATIVIDADES – DESENHE:
1 - José repartiu uma região retangular em 4 partes iguais e
pintou 2 delas.
a)
Em quantas partes iguais o retângulo foi
dividido? ____________
b)
A parte pintada representa que fração do
retângulo? __________
c)
O numerador é_______ e o denominador é ________
2 – Maria repartiu uma região retangular
em 6 partes iguais e pintou 2 delas.
a)
Em quantas partes iguais o retângulo foi
dividido? _________
b)
A parte pintada representa que fração do
retângulo? ______
c)
O numerador é ______ e o denominador é________
3– Pedro repartiu um círculo em 12 partes iguais e pintou 4
delas.
a) Em quantas partes iguais o círculo foi dividido?
______
b)
A parte pintada representa que fração do círculo?
______
c)
O numerador é _____ e o denominador é ______
4 – Observe as figuras, diga quanto representa cada parte
da figura pintada e escreva a fração:
Nenhum comentário:
Postar um comentário