segunda-feira, 22 de junho de 2020

ARTE- 3º Ano A – Profª Niuzelina da Silva Sinzato Telles



ARTE- 3º Ano A – Profª Niuzelina da Silva Sinzato Telles

Boa tarde pessoal! Todos bem?

DANÇA : MOVIMENTO CORPORAL

 Entrega da atividade: dia 30/06/2020. 4 aulas.

 HABILIDADES:

(EM03AR23) Ampliar o repertório artístico e estético do educando na sua realidade pessoal.
(EM03AR24) Valorizar a percepção estética e a imaginação criadora pessoal de cada um.

FLUXO: Qualidade de Movimento que se refere a tensão muscular com a qual se deixa fluir um movimento - fluência contínua e interrompida e seus graus de tensão.
Fluxo Livre: Uma movimentação sem interrupções, onde o indivíduo está livre para se movimentar como quiser desde que seja sem pausa.
Fluxo Conduzido Ou Controlado: É um estado de cuidado com o movimento, há uma maior tensão muscular para se possa controlar a intensidade desse movimento
Fluxo Interrompido: È o máximo da tensão para que se faça uma interrupção imediata do movimento, que origina movimentos quebrados.

GIROS: O giro vai depender do estilo de dança se é balé, street dance, contemporâneo, de qualquer forma é rotacionar o corpo no seu próprio eixo. Os giros trazem a experiência de equilíbrio estável e desequilíbrio.

SALTOS: Utilizando eixos verticais e horizontais; os saltos ou pulos são movimentos que deixam o corpo temporariamente sem suporte; ocorrem quando o corpo fica suspenso no ar, perdendo o contato com o chão ou outra base de sustentação em que o corpo se apoie. O salto pode ser visto com relação ao peso (leve ou forte) e com relação ao tempo (rápido ou lento). Os saltos podem ser executados de dois pés para dois pés, de dois pés para um pé, de um pé para dois pés, de um pé para o mesmo pé, ou de u m pé para outro pé
EIXO: Fortalecimento das cadeias musculares principalmente do centro como eixo da movimentação, possibilitando o estudo da sustentação e equilíbrio.
PESO – Qualidade de Movimento que se refere as mudanças de força utilizadas pelo corpo ao movimentar-se. Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.
Peso leve: Transmite uma sensação de leveza, ou de ausência de peso como por exemplo uma bailarina dançando na ponta dos pés, ou um carinho delicado no rosto de alguém querido.
Peso Pesado: Exige uma carga maior de força para ser executado, como por exemplo o bater do martelo de um operário, um elefante andando ou dar um soco em alguém

ESPAÇO
Pode ser a relação entre o corpo e o espaço (ambiente no qual está), o corpo em relação ao seu próprio corpo ou em relação a um outro corpo e o corpo e um outro objeto.
NÍVEIS: (em relação à altura) alto, médio e baixo - de modo geral são movimentos possíveis do corpo utilizando os espaços acima da cabeça, na altura da cintura ou abaixo dela.

DIMENSÃO: é uma extensão entre duas direções opostas. É um elemento básico de orientação no espaço. São três as dimensões: amplitude (ou largura), comprimento (ou altura) e profundidade.



DIREÇÃO: é a trajetória traçada no espaço, o sentido para onde o movimento segue, partindo sempre do centro do corpo. Direções (sentido; aonde se vai): frente, trás, lado, diagonal, em cima, embaixo, esquerda, direita, etc. Essas direções são determinadas pelo espaço e tipo de dança.

DESLOCAMENTO: o deslocamento se dá quando você está utilizando por exemplo um palco ou uma cena, você se desloca para pontos específicos de uma coreografia. No caso da dança contemporânea não há um ponto central ou um sentido único ou predominantemente simétrico no espaço. O deslocamento pode ser feito de diferentes formas em uma dança. Saltando, andando ou correndo, sendo carregado, se arrastando, girando, entre outras. Esses deslocamentos podem se dar por meio de “caminhos” retos ou curvos, e serem feitos individual ou coletivamente.

TEMPO
Velocidade em que são executados determinados movimentos pode ser rápido, moderado e lento. É uma qualidade bastante subjetiva, pois deve-se sempre ter um parâmetro de comparação para definir o que é rápido e o que é lento.
Rápido: Quando mantém a sua aceleração constante ou um ritmo rápido sem alterações, por exemplo, um samba enredo, ou um carro correndo na estrada.
Lento: Mantém seu tempo lento, ou vai reduzindo a sua velocidade constantemente quase até parar, por exemplo, um adágio para a música clássica ou uma lagarta se deslocando em uma folha.
Moderado: É o meio termo entre o rápido e o lento, por exemplo uma caminhada tranquila numa praça.

Atividades:
Assista o vídeo abaixo e responda:

https://youtu.be/jq_tO6NAlPI
Mamma Mia! Here We Go Again (2018)

1.    Baseado no texto acima e no vídeo responda:
a)    Qual o fluxo das cenas do vídeo?
b)    Possui giros, saltos e eixos? Especifique onde.
c)    Como é  o tempo da dança no vídeo?
d)    Poderia ser uma dança de uma única pessoa?
e)    Você considera que existem outras linguagens de arte no vídeo? Especifique todas.
f)     Dê sua opinião pessoal do vídeo.

OBS: Registre as atividades no caderno e diário de arte e responda as questões no caderno do aluno sobre Dança.
Dúvidas entre em contato.

 Bons Estudos e até a próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts