segunda-feira, 22 de junho de 2020

Atividade/aula - VIDA E EVOLUÇÃO - Organização celular - corpo humano - período de 22 à 26/06/2020


Para este bimestre é necessário o registro da atividade aula em seu caderno!

 Organização celular -  corpo humano



Só para recordar, sabemos que as células são as unidades básicas da vida; pequenas máquinas que facilitam e sustentam cada processo dentro de um organismo vivo. As células musculares se contraem para manter um batimento cardíaco e nos permitem mover-se, os neurônios formam redes que dão origem a memórias e permitem processos de pensamento. As células epiteliais providenciam para formar barreiras superficiais entre os tecidos e as muitas cavidades em todo o corpo.     
Não só os diferentes tipos de células facilitam funções únicas, mas suas composições moleculares, genéticas e estruturais também podem diferir. Por esse motivo, diferentes tipos de células geralmente possuem variações no que se refere a forma e tamanho.      Cada tipo de célula se desenvolve para desempenhar uma função no organismo. A célula muscular, por exemplo, é capaz de se contrair. A hemácia transporta oxigênio para todo o corpo. A célula nervosa é capaz de receber e transmitir estímulos.    Na imagem abaixo você pode ver diferentes tipos celulares dos seres humanos.


O corpo humano é constituído por diferentes partes, entre elas, a pele, os músculos, os nervos, os órgãos, os ossos, etc.    Cada parte do corpo humano é formada por inúmeras células que apresentam formas e funções definidas. Além disso, existem os tecidos, órgãos e sistemas, os quais funcionam de modo integrado.Podemos comparar nosso corpo a uma máquina complexa e perfeita com todas as suas partes funcionando em sincronia. Para estudar a anatomia do corpo humano temos:




A anatomia humana é a área da Biologia que estuda as estruturas do corpo humano, incluindo os sistemas, órgãos e tecidos. Ela também analisa como as estruturas do corpo podem ser afetadas pela genética, pelo ambiente e pelo tempo.                       O corpo humano é dividido em três partes básicas: cabeça, tronco e membros superiores e inferiores.       A descrição anatômica considera que o corpo deve estar em posição ereta, em pé, com o rosto voltado para a frente, membros superiores esticados e paralelos ao tronco, com as palmas voltadas para a frente, os membros inferiores devem ficar unidos. Essa é a chamada posição anatômica.
No que se refere a organização, o corpo humano é formado por estruturas simples como as células, até as mais complexas como os órgãos.   O nível de organização do corpo humano é a seguinte:  varias CÉLULAS semelhantes formam os TECIDOS, estes tecidos formam os  ORGÃOS  que funcionando juntos formam os  SISTEMAS, todos os sistemas interagem entre si, formando nosso  ORGANISMO




O corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos :   TECIDO EPITELIAL, TECIDO CONJUNTIVO (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), TECIDO MUSCULAR (liso, esquelético e cardíaco) e TECIDO NERVOSO.                                                                                                                                  
Para elucidar as informações, assista o vídeo e depois continue registrando em seu caderno.



As funções do TECIDO EPITELIAL  são de revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias.   Para tanto, esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas.   Curioso notar que nos tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos. Um exemplo notório de tecido epitelial é a pele humana, formada pela epiderme (tecido epitelial) e a derme (tecido conjuntivo).



O TECIDO CONJUNTIVO possui as funções de sustentação, preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois tipos de proteínas: colágeno e elastina.De modo que suas células são bem diversificadas quanto à forma, tamanho e funções, o tecido conjuntivo é dividido em:   TECIDO ADIPOSO: Composto de células adiposas que acumulam gordura (adipócitos), esse tipo de tecido tem como principal função o isolamento térmico do corpo, sendo assim, o maior depósito corporal de energia. A partir disso, basta notar que uma pessoa magra sente mais frio que uma pessoa gorda, uma vez que esta possui mais tecido adiposo que a outra (magra).            TECIDO CARTILAGINOSO: Possui consistência firme, contudo flexível; sua função é de sustentação e revestimento, por exemplo, a orelha, o nariz, a traqueia. Além disso, a cartilagem amortece o impacto dos movimentos na coluna vertebral.      TECIDO ÓSSEO : Tecido rígido, rico em sais minerais, cálcio e colágeno o que torna os ossos rígidos e resistentes. Além disso, é inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal função a sustentação do corpo, uma vez que compõe o esqueleto humano.              TECIDO SANGUÍNEO: Formado por diversos tipos de células, esse tecido possui as funções de defesa do organismo e transporte de nutrientes. Vale lembrar que o sangue é um tecido líquido, composto de hemácias, leucócitos, plaquetas e plasma.




O TECIDO MUSCULAR é formado por células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina); apresentam grande inervação e vascularização, e são divididos em:   TECIDO MUSCULAR LISO (não-estriado):    caracterizado por movimentos involuntários, seu nome corresponde à ausência de estrias transversais, são exemplos, o útero, a bexiga e o intestino.    TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO :  recebe esse nome, pois a maior parte desse tecido está junto ao esqueleto; possui células longas, presença de estrias transversais e movimentos voluntários.   TECIDO MUSCULAR CARDÍACO:    encontrado no coração, esse tipo de tecido possui movimento involuntários sendo formado por células longas e cilíndricas além de possuir estrias transversais.                              
Já o TECIDO NERVOSO é formado principalmente por células nervosas denominadas neurônios. Apresenta células longas e estreladas que possuem a capacidade de transmitir impulsos nervosos. São exemplos os nervos, o cérebro e a medula espinhal.   


O sistema nervoso também possui as células gliais, células que não geram impulsos nervosos, entretanto proporcionam suporte e nutrição aos neurônios.


Fonte: Brasil Escola - Toda Matéria - Vídeo - Brasil Escola - Tecidos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts