Olá, pessoal! Vamos dar início às atividades do 2º Bimestre
de 2020.
Orientação aos alunos: Façam
a correção, em seguida olhem o quadro de habilidades e vejam qual habilidade
precisam revisar. Prestem atenção nas atividades propostas, pois estas buscam
revisar habilidades que a maioria apresentou dificuldades na AAP 1º Bimestre.
Correção e devolutiva da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP)
Quadro de habilidades AAP 1º
Bimestre – 8º Ano – EF
Questão
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Alternativa correta
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Habilidade
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1
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C
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EF08LP03B- AAP08LP01 - Identificar o efeito produzido pelo uso de
elementos coesivos presentes em um texto.
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2
|
B
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EF89LP31A - AAP08LP02 - Identificar marcas asseverativas ou quase
asseverativas relacionadas às ideias de concordância ou discordância em um
texto.
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3
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D
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P69EFLP04 - Inferir informação implícita em um texto.
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4
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C
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EF89LP06A-AAP08LP03 - Inferir o efeito de sentido decorrente do uso
de elementos persuasivos em um texto.
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5
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B
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EF89LP05 - AAP08LP04 - Reconhecer formas de apropriação textual em um
texto.
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6
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A
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EF89LP04A - AAP08LP05 - Identificar argumentos em um texto.
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7
|
D
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EF89LP31A - AAP08LP02 - Identificar marcas asseverativas ou quase
asseverativas relacionadas às ideias de concordância ou discordância em um
texto.
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8
|
B
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EF08LP03B - P69EFLP01 - Identificar o efeito produzido pelo uso de
elementos coesivos presentes em um texto.
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9
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C
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EF89LP06A-AAP08LP03 - Inferir o efeito de sentido decorrente do uso
de elementos persuasivos em um texto.
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10
|
D
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EF89LP05 - AAP08LP04 - Reconhecer formas de apropriação textual em um
texto.
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11
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A
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EF08LP06 - AAP08LP06 - Identificar os termos constitutivos da oração
(sujeito ou predicado) em um texto.
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12
|
B
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EF89LP04A - AAP08LP05 - Identificar argumentos em um texto.
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13
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C
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EF08LP03B - AAP08LP01 - Identificar o efeito produzido pelo uso de
elementos coesivos presentes em um texto.
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14
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B
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P69EFLP09 - Identificar a finalidade de um texto.
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15
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A
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P69EFLP06 - Inferir tema de um texto.
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16
|
B
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EF08LP06 - AAP08LP06 - Identificar os termos constitutivos da
oração (sujeito ou predicado) em um texto.
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🔵 Atividade 1 – Análise linguística e semiótica – Tese e argumentos
👉EF89LP04A - AAP08LP05 - Identificar argumentos
em um texto.
Saber
identificar os modalizadores, ajudará a definir o que fato, o que é opinião e
consequentemente, identificar os argumentos em um texto.
⭐O que são modalizadores?
"A modalização diz respeito à expressão
das intenções e pontos de vista do enunciador. É por intermédio
da modalização que o enunciador inscreve no enunciado seus julgamentos e
opiniões sobre o conteúdo do que diz/escreve, fornecendo ao interlocutor pistas
ou instruções de reconhecimento do efeito de sentido que pretende
produzir. (...)”
(Fonte: AZEREDO,
José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha,
2008.)
Para começar,
analise a seguinte imagem:
(Fonte: http://uneafrobrasil.org/sobre-fascismo-discriminacao-de-genero-e-padroes-de-manipulacao-na-midia/.
Acesso em 06.06.2020.)
👉O que você entende ao observar esta ilustração?
_________________________________________________________________
Leia as manchetes a seguir:
⭐Após ler as
manchetes e revisar os conteúdos, responda o formulário a seguir:
🔵Atividade 2 – Sujeito e predicado
👉Habilidade: EF08LP06
- AAP08LP06 - Identificar os termos constitutivos da oração (sujeito ou
predicado) em um texto.
Sujeito e predicado são os termos
essenciais da oração. Enquanto o sujeito é aquele ou aquilo de que(m) se
fala, o predicado é a informação dada sobre o sujeito.
Uma forma fácil de detectar esses termos
nas orações é perguntando quem? e/ou o que?
Exemplo 1:
Os estudantes organizaram a homenagem.
Quem organizou a homenagem? Os
estudantes, logo esse é o sujeito da oração.
O que foi feito? Organizaram a homenagem, logo esse é o predicado da oração.
Exemplo 2:
O discurso foi modificado.
O que? “Algo” foi
modificado. Essa é informação dada sobre algo, logo, esse é o
predicado da oração.
O que foi modificado? O discurso. É do discurso de que se fala, logo esse é o sujeito da oração.
Ordem do Sujeito na Oração
A ordem so sujeito na oração nem sempre é a
mesma, podendo ocorrer de três maneiras:
Núcleo do Sujeito
O sujeito das orações podem ser formados
por mais do que uma palavra. Nesses casos, o núcleo é a palavra
principal, a que tem mais significado para o sujeito.
Lembre-se que o verbo deve concordar com o sujeito.
Exemplos:
O discurso foi modificado.
No exemplo acima, o núcleo do sujeito “o
discurso” é “discurso”.
Os formandos e os professores empenhados
organizaram a festa.
Nesse exemplo, o núcleo do sujeito “Os
formandos e os professores” é “formandos” e “professores”.
Núcleo do Predicado
O predicado das orações variam conforme o
tipo de predicado.
·
Quando o predicado é verbal, o seu
núcleo é um verbo que indica ação. Exemplo: Terminei mais
cedo.
·
Quando o predicado é nominal, o
seu núcleo é um substantivo ou um adjetivo. Exemplo: O patrão foi atencioso.
·
Quando o predicado é verbo-nominal,
há dois núcleos: um verbo e um nome. Exemplo: Cheguei e
estava atrasada.
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🔵Atividade 3 – Sujeito, verbo
e seus elementos modificadores
👉EF08LP06 -
AAP08LP06 - Identificar os termos constitutivos da oração (sujeito ou
predicado) em um texto.
Observe
as fotos a seguir:
⭐Leia a biografia a seguir e procure identificar de quem é (Não precisa copiar a biografia no caderno).
Biografia
Filho de dois
imigrantes judeus nascidos no antigo Império Otomano (seu pai, Alberto, era de
uma região que hoje pertence à Grécia, enquanto sua mãe, Rebecca, era de uma
cidade que atualmente fica na Turquia).
Ele tinha cinco
irmãos, mas era com Leon, seu irmão mais novo, que ele se
dava melhor e sempre arrumava um jeito de ir de graça às sessões de cinema na
Cinelândia. Durante as eleições de 1946, então com 14 anos, viu um homem que
vendia capinhas de plástico para guardar títulos de eleitor nas ruas do Rio de
Janeiro, e teve seu primeiro gesto como empreendedor ao decidir fazer o mesmo.
Como a repressão da polícia ao comércio ambulante era grande, ele e Leon
vendiam seus produtos na rua por apenas 45 minutos por dia, que era o tempo de
almoço dos guardas.
O potencial da
voz dele logo chamou a atenção nas ruas do Rio, e ele foi convidado para fazer
um teste na Rádio Guanabara. Passou em primeiro lugar, superando nomes como
Chico Anysio, mas logo voltou a trabalhar como ambulante, onde faturava mais.
Aos 18 anos, ele foi convocado pelo Exército e passou a servir na Escola de
Paraquedistas, onde chegou a realizar alguns saltos. Como a carreira de
camelô era incompatível com a de militar, ele voltou a trabalhar em uma
rádio de Niterói nos dias de folga, para ter uma renda extra.
Para ir
trabalhar em Niterói, o garoto pegava todos os dias a barca que cruza a
Baía de Guanabara, e em uma das viagens ele teve a ideia de montar um
serviço de alto-falantes no transporte, que até então era silencioso. Nos
intervalos entre uma música e outra, ele fazia propagandas de alguns produtos.
A iniciativa fez tanto sucesso que algumas barcas passaram a contar com um bar
e um bingo. Ao comprar uma bebida ou refrigerante, o consumidor ganhava uma
cartela de bingo para concorrer a prêmios como jarras e quadros. A ideia veio
dele, é claro.
Aos 20 anos, o
jovem decidiu tentar a vida em São Paulo, onde apresentava espetáculos e
sorteios em caravanas de artistas. Nesta época, acabou se formando como técnico
em contabilidade, mas decidiu seguir na carreira artística, conseguindo uma
nova vaga como na Rádio Nacional de São Paulo. Para incrementar a renda, ele
criou uma revista chamada “Brincadeiras para Você”, que trazia palavras
cruzadas, passatempos e charadas, e era vendida por ele nos comércios da
cidade.
O talento para
os negócios abriu as portas para o empreendimento que o transformaria em
bilionário. Em 1958, seu amigo e radialista Manoel da Nóbrega estava com
dificuldades para administrar uma empresa de venda de brinquedos a prazo.
O Baú da Felicidade era um sistema de carnês em que o cliente pagava as
prestações de uma caixa de brinquedos ao longo do ano e recebia os produtos na
época do Natal. Nóbrega havia vendido muitos carnês, mas estava com dificuldade
para entregar as mercadorias, então pediu a ajuda desse amigo para resolver a
situação antes de fechar a empresa. Acontece que o jovem viu no Baú da
Felicidade uma grande oportunidade e assumiu o controle total da empresa. Era o
início do que em 1962 viria a se tornar o Grupo de um dos homens mais ricos do
Brasil. [...]
Texto adaptado
para fins didáticos
(Fonte:
https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/de-camelo-a-bilionario-conheca-trajetoria-de-silvio-santos,f79e6b9dcf37a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html)
👉Após
ler a biografia, responda:
Quem
é a pessoa descrita na biografia?
____________________________________________________________
Utilizando
os trechos destacados no texto, preencha o quadro a seguir conforme o exemplo.
Trecho
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Quem
praticou a ação
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Ação
(verbo)
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Complemento
da ação
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Ele
tinha cinco irmãos
|
Ele
|
tinha
|
Cinco
irmãos
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A carreira
de camelô era incompatível com a de militar
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Seu
amigo e radialista Manoel da Nóbrega estava com dificuldades para administrar
uma empresa de venda de brinquedos a prazo
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O
garoto pegava todos os dias a Barca que cruza a Baía de Guanabara
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Bons estudos!😊🙌
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