quarta-feira, 10 de junho de 2020

Língua Portuguesa 8º Ano


Olá, pessoal! Vamos dar início às atividades do 2º Bimestre de 2020.
Orientação aos alunos: Façam a correção, em seguida olhem o quadro de habilidades e vejam qual habilidade precisam revisar. Prestem atenção nas atividades propostas, pois estas buscam revisar habilidades que a maioria apresentou dificuldades na AAP 1º Bimestre.

 Correção e devolutiva da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP)


Quadro de habilidades AAP 1º Bimestre – 8º Ano – EF


Questão

Alternativa correta

Habilidade

1
C
EF08LP03B- AAP08LP01 - Identificar o efeito produzido pelo uso de elementos coesivos presentes em um texto.
2
B
EF89LP31A - AAP08LP02 - Identificar marcas asseverativas ou quase asseverativas relacionadas às ideias de concordância ou discordância em um texto.
3
D
P69EFLP04 - Inferir informação implícita em um texto.
4
C
EF89LP06A-AAP08LP03 - Inferir o efeito de sentido decorrente do uso de elementos persuasivos em um texto.
5
B
EF89LP05 - AAP08LP04 - Reconhecer formas de apropriação textual em um texto.
6
A
EF89LP04A - AAP08LP05 - Identificar argumentos em um texto.
7
D
EF89LP31A - AAP08LP02 - Identificar marcas asseverativas ou quase asseverativas relacionadas às ideias de concordância ou discordância em um texto.
8
B
EF08LP03B - P69EFLP01 - Identificar o efeito produzido pelo uso de elementos coesivos presentes em um texto.
9
C
EF89LP06A-AAP08LP03 - Inferir o efeito de sentido decorrente do uso de elementos persuasivos em um texto.
10
D
EF89LP05 - AAP08LP04 - Reconhecer formas de apropriação textual em um texto.
11
A
EF08LP06 - AAP08LP06 - Identificar os termos constitutivos da oração (sujeito ou predicado) em um texto.
12
B
EF89LP04A - AAP08LP05 - Identificar argumentos em um texto.
13
C
EF08LP03B - AAP08LP01 - Identificar o efeito produzido pelo uso de elementos coesivos presentes em um texto.
14
B
P69EFLP09 - Identificar a finalidade de um texto.
15
A
P69EFLP06 - Inferir tema de um texto.
16
B
EF08LP06 - AAP08LP06 - Identificar os termos constitutivos da oração (sujeito ou predicado) em um texto.



🔵 Atividade 1 – Análise linguística e semiótica – Tese e argumentos

👉EF89LP04A - AAP08LP05 - Identificar argumentos em um texto.

Saber identificar os modalizadores, ajudará a definir o que fato, o que é opinião e consequentemente, identificar os argumentos em um texto.

⭐O que são modalizadores?

"A modalização diz respeito à expressão das intenções e pontos de vista do enunciador. É por intermédio da modalização que o enunciador inscreve no enunciado seus julgamentos e opiniões sobre o conteúdo do que diz/escreve, fornecendo ao interlocutor pistas ou instruções de reconhecimento do efeito de sentido que pretende produzir. (...)”
(Fonte: AZEREDO, José Carlos. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.)




Para começar, analise a seguinte imagem:








👉O que você entende ao observar esta ilustração?
_________________________________________________________________


Leia as manchetes a seguir:
⭐Após ler as manchetes e revisar os conteúdos, responda o formulário a seguir:


🔵Atividade 2 – Sujeito e predicado

👉Habilidade: EF08LP06 - AAP08LP06 - Identificar os termos constitutivos da oração (sujeito ou predicado) em um texto.

Sujeito e predicado são os termos essenciais da oração. Enquanto o sujeito é aquele ou aquilo de que(m) se fala, o predicado é a informação dada sobre o sujeito.
Uma forma fácil de detectar esses termos nas orações é perguntando quem? e/ou o que?
Exemplo 1:
Os estudantes organizaram a homenagem.
Quem organizou a homenagem? Os estudantes, logo esse é o sujeito da oração.
O que foi feito? Organizaram a homenagem, logo esse é o predicado da oração.
Exemplo 2:
O discurso foi modificado.
O que? “Algo” foi modificado. Essa é informação dada sobre algo, logo, esse é o predicado da oração.
O que foi modificado? O discurso. É do discurso de que se fala, logo esse é o sujeito da oração.

Ordem do Sujeito na Oração

A ordem so sujeito na oração nem sempre é a mesma, podendo ocorrer de três maneiras:
Tipos
Explicação
Exemplos
Forma direta
quando o sujeito vem antes do predicado.
Os formandos e os professores empenhados organizaram a festa.
Ordem inversa
quando o sujeito vem depois do predicado.
Organizaram a festa os formandos e os professores empenhados.
Meio do predicado
quando o sujeito aparece no meio do predicado.
Empenhados, os formandos e os professores organizaram a festa.

Núcleo do Sujeito

O sujeito das orações podem ser formados por mais do que uma palavra. Nesses casos, o núcleo é a palavra principal, a que tem mais significado para o sujeito. Lembre-se que o verbo deve concordar com o sujeito.
Exemplos:
O discurso foi modificado.
No exemplo acima, o núcleo do sujeito “o discurso” é “discurso”.
Os formandos e os professores empenhados organizaram a festa.
Nesse exemplo, o núcleo do sujeito “Os formandos e os professores” é “formandos” e “professores”.

Núcleo do Predicado

O predicado das orações variam conforme o tipo de predicado.
·         Quando o predicado é verbal, o seu núcleo é um verbo que indica ação. Exemplo: Terminei mais cedo.
·         Quando o predicado é nominal, o seu núcleo é um substantivo ou um adjetivo. Exemplo: O patrão foi atencioso.
·         Quando o predicado é verbo-nominal, há dois núcleos: um verbo e um nome. Exemplo: Cheguei e estava atrasada.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/sujeito-e-predicado/, acesso em 06 de junho de 2020)


🔵Atividade 3 – Sujeito, verbo e seus elementos modificadores

👉EF08LP06 - AAP08LP06 - Identificar os termos constitutivos da oração (sujeito ou predicado) em um texto.

Observe as fotos a seguir:


⭐Leia a biografia a seguir e procure identificar de quem é (Não precisa copiar a biografia no caderno).
Biografia
Filho de dois imigrantes judeus nascidos no antigo Império Otomano (seu pai, Alberto, era de uma região que hoje pertence à Grécia, enquanto sua mãe, Rebecca, era de uma cidade que atualmente fica na Turquia).
Ele tinha cinco irmãos, mas era com Leon, seu irmão mais novo, que ele se dava melhor e sempre arrumava um jeito de ir de graça às sessões de cinema na Cinelândia. Durante as eleições de 1946, então com 14 anos, viu um homem que vendia capinhas de plástico para guardar títulos de eleitor nas ruas do Rio de Janeiro, e teve seu primeiro gesto como empreendedor ao decidir fazer o mesmo. Como a repressão da polícia ao comércio ambulante era grande, ele e Leon vendiam seus produtos na rua por apenas 45 minutos por dia, que era o tempo de almoço dos guardas.
O potencial da voz dele logo chamou a atenção nas ruas do Rio, e ele foi convidado para fazer um teste na Rádio Guanabara. Passou em primeiro lugar, superando nomes como Chico Anysio, mas logo voltou a trabalhar como ambulante, onde faturava mais. Aos 18 anos, ele foi convocado pelo Exército e passou a servir na Escola de Paraquedistas, onde chegou a realizar alguns saltos. Como a carreira de camelô era incompatível com a de militar, ele voltou a trabalhar em uma rádio de Niterói nos dias de folga, para ter uma renda extra.
Para ir trabalhar em Niterói, o garoto pegava todos os dias a barca que cruza a Baía de Guanabara, e em uma das viagens ele teve a ideia de montar um serviço de alto-falantes no transporte, que até então era silencioso. Nos intervalos entre uma música e outra, ele fazia propagandas de alguns produtos. A iniciativa fez tanto sucesso que algumas barcas passaram a contar com um bar e um bingo. Ao comprar uma bebida ou refrigerante, o consumidor ganhava uma cartela de bingo para concorrer a prêmios como jarras e quadros. A ideia veio dele, é claro.
Aos 20 anos, o jovem decidiu tentar a vida em São Paulo, onde apresentava espetáculos e sorteios em caravanas de artistas. Nesta época, acabou se formando como técnico em contabilidade, mas decidiu seguir na carreira artística, conseguindo uma nova vaga como na Rádio Nacional de São Paulo. Para incrementar a renda, ele criou uma revista chamada “Brincadeiras para Você”, que trazia palavras cruzadas, passatempos e charadas, e era vendida por ele nos comércios da cidade.
O talento para os negócios abriu as portas para o empreendimento que o transformaria em bilionário. Em 1958, seu amigo e radialista Manoel da Nóbrega estava com dificuldades para administrar uma empresa de venda de brinquedos a prazo. O Baú da Felicidade era um sistema de carnês em que o cliente pagava as prestações de uma caixa de brinquedos ao longo do ano e recebia os produtos na época do Natal. Nóbrega havia vendido muitos carnês, mas estava com dificuldade para entregar as mercadorias, então pediu a ajuda desse amigo para resolver a situação antes de fechar a empresa. Acontece que o jovem viu no Baú da Felicidade uma grande oportunidade e assumiu o controle total da empresa. Era o início do que em 1962 viria a se tornar o Grupo de um dos homens mais ricos do Brasil. [...]
Texto adaptado para fins didáticos

(Fonte: https://www.terra.com.br/economia/vida-de-empresario/de-camelo-a-bilionario-conheca-trajetoria-de-silvio-santos,f79e6b9dcf37a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html)
👉Após ler a biografia, responda:
Quem é a pessoa descrita na biografia?
____________________________________________________________
Utilizando os trechos destacados no texto, preencha o quadro a seguir conforme o exemplo.

Trecho
Quem praticou a ação
Ação
(verbo)
Complemento da ação
Ele tinha cinco irmãos
Ele
tinha
Cinco irmãos
A carreira de camelô era incompatível com a de militar



Seu amigo e radialista Manoel da Nóbrega estava com dificuldades para administrar uma empresa de venda de brinquedos a prazo



O garoto pegava todos os dias a Barca que cruza a Baía de Guanabara




Bons estudos!😊🙌

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