Olá, pessoal! Vamos dar início às atividades do 2º Bimestre
de 2020.
Orientação aos alunos: Façam
a correção, em seguida olhem o quadro de habilidades e vejam qual habilidade
precisam revisar. Prestem atenção nas atividades propostas, pois estas buscam
revisar habilidades que a maioria apresentou dificuldades na AAP 1º Bimestre.
🔵Correção e devolutiva
da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP)
👉Quadro de habilidades AAP 1º Bimestre – 9º Ano – EF
Questão
|
Alternativa correta
|
Habilidade
|
1
|
C
|
EF69LP55- AAP09LP01 - Identificar marcas de variação linguística
em um texto.
|
2
|
A
|
AAP09LP01 - Identificar marcas de variação linguística em um texto.
|
3
|
D
|
EF69LP03D - AAP09LP02 - Inferir o efeito de ironia em um texto.
|
4
|
B
|
EF89LP29A - AAP09LP03 - Reconhecer elementos utilizados para a
progressão temática (anáfora ou catáfora) em um texto.
|
5
|
B
|
P69EFLP01 - Localizar informação explícita em um texto.
|
6
|
C
|
EF89LP04A - AAP09LP04 - Identificar argumentos em um texto.
|
7
|
C
|
EF89LP37 - AAP09LP05 - Inferir
o efeito de sentido produzido pelo uso de figura de linguagem em um texto.
|
8
|
A
|
EF89LP37 - AAP09LP05 - Inferir
o efeito de sentido produzido pelo uso de figura de linguagem em um texto.
|
9
|
D
|
P69EFLP04 - Inferir informação implícita em um texto.
|
10
|
C
|
EF89LP04A - AAP09LP04 - Identificar argumentos em um texto.
|
11
|
C
|
EF89LP04A - AAP09LP04 - Identificar argumentos em um texto.
|
12
|
B
|
P69EFLP06 - Inferir tema de um texto.
|
13
|
B
|
EF89LP29A- AAP09LP03 - Reconhecer elementos utilizados para a
progressão temática (anáfora ou catáfora) em um texto.
|
14
|
A
|
EF89LP29C - AAP09LP06 - Reconhecer formas de apropriação textual em um
texto.
|
15
|
D
|
EF69LP03D - AAP09LP02 - Inferir o efeito de ironia em um texto.
|
16
|
D
|
P69EFLP09 - Identificar a finalidade de um texto.
|
ATENÇÃO: O Link
da videoaula CMSP com a devolutiva e a correção da AAP está indisponível no canal
do Youtube, mas poderá ser acessado pelo APP CMSP.
Faça a correção da sua prova e verifique quais habilidades
precisa revisar. As habilidades destacadas no quadro são aquelas que a turma
toda precisará revisar.
🔵Atividade 1 – Variação linguística em diferentes situações de
comunicação
Habilidade: EF69LP55- AAP09LP01 - Identificar marcas de variação
linguística em um texto.
Antes de fazer novas
atividades, peço que aqueles que não realizaram as atividades anteriores, façam
a atividade proposta que está no seguinte link:
A videoaula e a atividade proposta aborda o mesmo tema e
deve ser revisada por todos, pois a turma toda apresentou dificuldade com esta
habilidade.
Após fazer todas as revisões, responda às questões do formulário abaixo:
🔵Atividade 2 – Efeitos de sentido – Ironia e humor em textos variados
EF69LP03D - AAP09LP02 - Inferir o efeito de ironia em um
texto.
⭐Ironia
A ironia é a utilização de palavras em um texto que
manifestam o sentido oposto
de seu significado literal. Em outras palavras a ironia é
uma brincadeira com palavras. Eu falo ou escrevo algo, mas quero dizer algo
diferente.
Ex: Estou tão contente por ter ganho esse garfo pro almoço
de hoje, afinal hoje é dia de sopa.
A ironia geralmente é usada para satirizar algo ou alguém, para criticar,
censurar
ou denunciar.
A ironia pode acontecer também com apenas o timbre da voz ou
sua entonação. Ex: posso falar “eu te amo” de uma forma carinhosa, mas também
de uma maneira mais dissimulada.
⭐Humor
o humor é um texto/enunciado que se baseia naquilo que é engraçado
(cômico).
O humor pode ser expresso através da forma escrita, mas
também através da forma verbal, como também através de desenhos ou símbolos.
(Fonte: http://joinville.ifsc.edu.br/~matias.corbett/LP%20II/Eletro/2018/AMBIGUIDADE,%20IRONIA%20E%20HUMOR%20NA%20NARRATIVA.pdf,
acesso em 10 de junho de 2020.)
O humor está presente em diversas situações e textos
presentes em nossa sociedade, principalmente em gêneros digitais como: memes,
figurinhas, gifs, cartoons, charges, vídeos e muitos outros.
Desenvolver a habilidade de identificar a ironia e o humor
em textos variados é essencial para o leitor contemporâneo.
E para desenvolver essas habilidades, é preciso praticar a
leitura de diversos gêneros.
Questionário – Ironia e humor em diferentes gêneros textuais
🔵Atividade
3 – Recursos de coesão textual – Anáfora e Catáfora
EF89LP29A- AAP09LP03 - Reconhecer elementos utilizados
para a progressão temática (anáfora ou catáfora) em um texto.
Para desenvolver melhor essa habilidade, assista ao vídeo a
seguir:
E para complementar, veja a explicação a seguir:
Observe as frases:👇
1 – O carro que comprei
é automático.
2 – A mãe olhou-o e disse:
- Meu filho, estás com um olhar cansado.
É possível notar que os termos destacados nas frases fazem
referência a outras expressões que aparecem antes ou depois deles, não é mesmo?
Em 1, o pronome relativo “que”
retoma o substantivo “carro” que
o antecede. Já em 2, o pronome oblíquo “o”
apresenta o referente que só aparecerá na sequência do enunciado.
Esse tipo de mecanismo linguístico é chamado de coesão referencial e,
dependendo da posição do termo a que faz referência, pode ser classificada em anáfora ou catáfora.
⭐Anáfora
É um mecanismo linguístico por meio do qual um termo recupera um
outro termo que o antecedeu no texto.
Exemplos:
·
Mariana comprou um novo carro. O veículo é
o lançamento do ano.
Perceba a retomada do substantivo “carro” por outro substantivo,
“veículo”.
·
O doutor está de férias. Ele só
retornará aos atendimentos no próximo mês.
Nesse exemplo, houve a retomada do substantivo “doutor” pelo
pronome “ele”.
⭐Catáfora
É um mecanismo linguístico no qual o referente aparece depois do
item coesivo.
Exemplos:
·
Só desejamos isto: férias!
Perceba que o pronome demonstrativo “isto” antecede
o referente “férias”,
que aparece logo depois.
·
Pedro comprou vários ingredientes: açúcar,
farinha, ovos, chocolate em pó e leite.
Note que a expressão “vários ingredientes”
antecede o referente que apresenta quais itens Pedro comprou: “açúcar,
farinha, ovos, chocolate em pó e leite.”
Veja
a abordagem desse conteúdo em uma questão da Uerj:
Observe as formas sublinhadas
em:
“Morava então (1893) em uma
casa de pensão no Catete. Já por esse tempo este gênero de residência florescia no Rio de Janeiro. Aquela era pequena e tranquila.” (l. 11-14)
Esse, este e aquela são formas empregadas
como recursos de coesão textual. Indique a classe gramatical a que pertencem
essas palavras e justifique a escolha de cada uma no trecho de acordo com a
respectiva função textual.
Resposta:
As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes
demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi
dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora). Assim, o
pronome esse refere-se
ao ano
de 1983; o pronome este refere-se
ao gênero
de residência; e o
pronome aquela refere-se
à casa
de pensão no Catete.
Interessante notar também, nessa questão da Uerj, a noção de
proximidade entre os pronomes e os seus respectivos referentes justificando o
uso específico de cada. Porém, isso é assunto para um outro texto. Bons estudos
e até a próxima!
(Fonte: https://www.portugues.com.br/redacao/diferenca-entre-anafora-catafora.html acesso em 10 de junho de 2020)
Bons estudos!😉🙌
Nenhum comentário:
Postar um comentário