quarta-feira, 10 de junho de 2020

Língua Portuguesa 9º Ano


Olá, pessoal! Vamos dar início às atividades do 2º Bimestre de 2020.
Orientação aos alunos: Façam a correção, em seguida olhem o quadro de habilidades e vejam qual habilidade precisam revisar. Prestem atenção nas atividades propostas, pois estas buscam revisar habilidades que a maioria apresentou dificuldades na AAP 1º Bimestre.

 🔵Correção e devolutiva da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP) 

👉Quadro de habilidades AAP 1º Bimestre – 9º Ano – EF

Questão

Alternativa correta

Habilidade

1
C
EF69LP55- AAP09LP01 - Identificar marcas de variação linguística em um texto.
2
A
AAP09LP01 - Identificar marcas de variação linguística em um texto.
3
D
EF69LP03D - AAP09LP02 - Inferir o efeito de ironia em um texto.
4
B
EF89LP29A - AAP09LP03 - Reconhecer elementos utilizados para a progressão temática (anáfora ou catáfora) em um texto.
5
B
P69EFLP01 - Localizar informação explícita em um texto.
6
C
EF89LP04A - AAP09LP04 - Identificar argumentos em um texto.
7
C
EF89LP37  - AAP09LP05 - Inferir o efeito de sentido produzido pelo uso de figura de linguagem em um texto.
8
A
EF89LP37  - AAP09LP05 - Inferir o efeito de sentido produzido pelo uso de figura de linguagem em um texto.
9
D
P69EFLP04 - Inferir informação implícita em um texto.
10
C
EF89LP04A - AAP09LP04 - Identificar argumentos em um texto.
11
C
EF89LP04A - AAP09LP04 - Identificar argumentos em um texto.
12
B
P69EFLP06 - Inferir tema de um texto.
13
B
EF89LP29A- AAP09LP03 - Reconhecer elementos utilizados para a progressão temática (anáfora ou catáfora) em um texto.
14
A
EF89LP29C - AAP09LP06 - Reconhecer formas de apropriação textual em um texto.
15
D
EF69LP03D - AAP09LP02 - Inferir o efeito de ironia em um texto.
16
D
P69EFLP09 - Identificar a finalidade de um texto.

ATENÇÃO: O Link da videoaula CMSP com a devolutiva e a correção da AAP está indisponível no canal do Youtube, mas poderá ser acessado pelo APP CMSP.
Faça a correção da sua prova e verifique quais habilidades precisa revisar. As habilidades destacadas no quadro são aquelas que a turma toda precisará revisar.

🔵Atividade 1 – Variação linguística em diferentes situações de comunicação

Habilidade: EF69LP55- AAP09LP01 - Identificar marcas de variação linguística em um texto.
Antes de fazer novas atividades, peço que aqueles que não realizaram as atividades anteriores, façam a atividade proposta que está no seguinte link:
A videoaula e a atividade proposta aborda o mesmo tema e deve ser revisada por todos, pois a turma toda apresentou dificuldade com esta habilidade.

Após fazer todas as revisões, responda às questões do formulário abaixo:

🔵Atividade 2 – Efeitos de sentido – Ironia e humor em textos variados

EF69LP03D - AAP09LP02 - Inferir o efeito de ironia em um texto.

⭐Ironia
A ironia é a utilização de palavras em um texto que manifestam o sentido oposto
de seu significado literal. Em outras palavras a ironia é uma brincadeira com palavras. Eu falo ou escrevo algo, mas quero dizer algo diferente.
Ex: Estou tão contente por ter ganho esse garfo pro almoço de hoje, afinal hoje é dia de sopa.
A ironia geralmente é usada para  satirizar algo ou alguém, para criticar, censurar
ou denunciar.
A ironia pode acontecer também com apenas o timbre da voz ou sua entonação. Ex: posso falar “eu te amo” de uma forma carinhosa, mas também de uma maneira mais dissimulada.
⭐Humor
o humor é um texto/enunciado que se baseia naquilo que é engraçado (cômico).
O humor pode ser expresso através da forma escrita, mas também através da forma verbal, como também através de desenhos ou símbolos.


O humor está presente em diversas situações e textos presentes em nossa sociedade, principalmente em gêneros digitais como: memes, figurinhas, gifs, cartoons, charges, vídeos e muitos outros.
Desenvolver a habilidade de identificar a ironia e o humor em textos variados é essencial para o leitor contemporâneo.
E para desenvolver essas habilidades, é preciso praticar a leitura de diversos gêneros.


Questionário – Ironia e humor em diferentes gêneros textuais

🔵Atividade 3 – Recursos de coesão textual – Anáfora e Catáfora


EF89LP29A- AAP09LP03 - Reconhecer elementos utilizados para a progressão temática (anáfora ou catáfora) em um texto.
Para desenvolver melhor essa habilidade, assista ao vídeo a seguir:


E para complementar, veja a explicação a seguir:

Observe as frases:👇

1 – O carro que comprei é automático.
2 – A mãe olhou-o e disse: - Meu filho, estás com um olhar cansado.
É possível notar que os termos destacados nas frases fazem referência a outras expressões que aparecem antes ou depois deles, não é mesmo? Em 1, o pronome relativo “que” retoma o substantivo “carro que o antecede. Já em 2, o pronome oblíquo “o” apresenta o referente que só aparecerá na sequência do enunciado.
Esse tipo de mecanismo linguístico é chamado de coesão referencial e, dependendo da posição do termo a que faz referência, pode ser classificada em anáfora ou catáfora.
⭐Anáfora
É um mecanismo linguístico por meio do qual um termo recupera um outro termo que o antecedeu no texto.
Exemplos:
·         Mariana comprou um novo carro. O veículo é o lançamento do ano.
Perceba a retomada do substantivo “carro” por outro substantivo, “veículo”.
·         doutor está de férias. Ele só retornará aos atendimentos no próximo mês.
Nesse exemplo, houve a retomada do substantivo “doutor” pelo pronome “ele”.
⭐Catáfora
É um mecanismo linguístico no qual o referente aparece depois do item coesivo.
Exemplos:
·         Só desejamos istoférias!
Perceba que o pronome demonstrativo “isto antecede o referente “férias”, que aparece logo depois.
·         Pedro comprou vários ingredientesaçúcar, farinha, ovos, chocolate em pó e leite.
Note que a expressão “vários ingredientes” antecede o referente que apresenta quais itens Pedro comprou: “açúcar, farinha, ovos, chocolate em pó e leite.”
Veja a abordagem desse conteúdo em uma questão da Uerj:
Observe as formas sublinhadas em:
“Morava então (1893) em uma casa de pensão no Catete. Já por esse tempo este gênero de residência florescia no Rio de Janeiro. Aquela era pequena e tranquila.” (l. 11-14)
Esseeste e aquela são formas empregadas como recursos de coesão textual. Indique a classe gramatical a que pertencem essas palavras e justifique a escolha de cada uma no trecho de acordo com a respectiva função textual.
Resposta:
As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora). Assim, o pronome esse refere-se ao ano de 1983; o pronome este refere-se ao gênero de residência; e o pronome aquela refere-se à casa de pensão no Catete.
Interessante notar também, nessa questão da Uerj, a noção de proximidade entre os pronomes e os seus respectivos referentes justificando o uso específico de cada. Porém, isso é assunto para um outro texto. Bons estudos e até a próxima!

Bons estudos!😉🙌 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts