quinta-feira, 25 de junho de 2020

Língua portuguesa


A seguir, são apresentadas duas obras: um quadro do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973) e as estrofes iniciais do poema “Ode triunfal”, de Álvaro de Campos, um dos heterônimos dos poeta português Fernando Pessoa (1888-1935). A primeira é um exemplo de arte cubista, e a segunda, de arte futurista.
As senhoritas de Avignon

Picasso provocou reações de horror quando tornou público o quadro as senhoritas de Avignon, retrato de prostitutas nuas pintado com técnicas inusitadas para a época. A tela representava o espírito vanguardista e hoje é considerado uma das pinturas fundadoras da arte moderna.



Ode Triunfal
À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica 
Tenho febre e escrevo. 
Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, 
Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.
Ó rodas, ó engrenagens, r-r-r-r-r-r-r eterno! 
Forte espasmo retido dos maquinismos em fúria! 
Em fúria fora e dentro de mim, 
Por todos os meus nervos dissecados fora, 
Por todas as papilas fora de tudo com que eu sinto! 
Tenho os lábios secos, ó grandes ruídos modernos, 
De vos ouvir demasiadamente de perto, 
E arde-me a cabeça de vos querer cantar com um excesso 
De expressão de todas as minhas sensações, 
Com um excesso contemporâneo de vós, ó máquinas!                                                                                                                                             
[...]

Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime! 
Ser completo como uma máquina! 
Poder ir na vida triunfante como um automóvel último-modelo! 
Poder ao menos penetrar-me fisicamente de tudo isto, 
Rasgar-me todo, abrir-me completamente, tornar-me passento 
A todos os perfumes de óleos e calores e carvões 
Desta flora estupenda, negra, artificial e insaciável!
Fraternidade com todas as dinâmicas!
Promíscua fúria de ser parte-agente
Do rodar férreo e cosmopolita
Dos comboios estrénuos,
Da faina transportadora-de-cargas dos navios,
Do giro lúbrico e lento dos guindastes,
Do tumulto disciplinado das fábricas,
E do quase-silêncio ciciante e monótono das correias de transmissão!


  Sobre os textos
1- O quadro As senhoritas de Avignon é considerado o marco inicial do Cubismo, estética que se vale da fragmentação e de figuras geométricas para representar os objetos de vários ângulos simultaneamente.
   a)    Descreva a forma como as mulheres foram retratadas nessa obra.
   b)    O que isso pode dizer sobre a relação entre a arte e a realidade?

 2-   De que modo a multiplicidade de perspectivas da pintura cubista afeta a recepção da obra pelo espectador?

3     3-   O futurismo tem um olhar dirigido para o novo. O poema acima manifesta, em tom exaltado, ideias defendidas por esse momento.
    a)    Cite duas passagens que mostra esse tom. Ela se relaciona o que?
    b)    Considere sua resposta ai item anterior. Que os princípios do futurismo podemos                  inferir do poema?
4    4-  O eu lírico do poema afirma seu desejo de se fundir com as máquinas, adquirindo seus atributos. De que maneira a própria composição do poema realiza essa aspiração?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts