sexta-feira, 12 de junho de 2020

Regras básicas do Futsal e atividades – ELETIVAS 6º Ano - 2ºBIM.- Prof. Paulo


Regras básicas do Futsal e atividades – 6º Ano
Bom dia queridos, a atividade dessa semana é a continuação das regras do futsal, peço que vocês retomem a leitura do que já foi passado via online, em seguida fazer um resumo no caderno dos pontos (regras) que vocês acham mais importantes em um jogo de futsal. Escolher uma dessas três situações e confeccionar em um cartaz, jogadas, Ofensiva (ataque), Defensiva (defesa) ou um lance de Pênalti (batedor e goleiro). Estarei disponibilizando para quem não tem no caderno, todas as regras pelo Google sala de Aula e Whatsapp, Blogger, então “bora” participar.

REGRAS:
1 – Quadra de Jogo
Dimensões da Quadra
Um retângulo de 25 a 42 metros de comprimento e 16 a 25 metros de largura.

Marcação da Quadra
As linhas demarcatórias devem ser visíveis e com 8 centímetros de largura, pertencendo as zonas que demarcam. Existem várias marcações numa quadra de futsal.

Área de Substituição
É uma área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos entram no jogo.

Área Penal
É a área em que o goleiro pode defender com as mãos.

Tiro de Canto
A marcação de quadra dessa penalidade (saída de bola sendo que o último toque na bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos cantos da quadra.

2 – Número de Jogadores
Um jogo possui duas equipes com 5 jogadores cada, sendo que um deles é o goleiro;
Se uma das equipes ficar com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada;
Uma equipe pode ter no máximo 9 jogadores reservas;
As substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma quantidade específica.

3- Duração da Partida
Uma partida oficial de futsal tem duração de 40 minutos. São dois tempos de 20 minutos e 10 minutos para descanso (intervalo).

4 – Bola de Saída
O árbitro principal será o responsável por fazer um sorteio, a fim de decidir, no início da partida, a escolha de lado ou saída da bola. A equipe vencedora começará na meia quadra, onde iniciará jogando. Já a equipe perdedora terá o direito à bola de saída do jogo. Caso ocorra tempo suplementar, deve-se adotar o mesmo método.


5 – Bola em Jogo e Fora de Jogo
A bola estará fora do jogo quando atravessar completamente as linhas laterais ou de meta, quer seja pelo solo ou pelo alto; quando a partida for interrompida pelo árbitro; e quando a bola bater no teto (partidas em quadra coberta) ou em qualquer equipamento esportivo inseridos nos limites da quadra.
A bola estará em jogo em todas as demais ocasiões, incluindo quando o tocar nos árbitros dentro da quadra de jogo; quando não for tomada nenhuma decisão com relação a infrações das regras do jogo; e quando bater nas traves ou travessão e permanecer dentro da quadra.

6 – Contagem de Gols
Os gols serão válidos quando ultrapassarem completamente a linha de meta entre os postes e sob o travessão, desde que ela não tenha sido carregada, arremessada ou impulsionada de forma intencional (mão ou braço de jogador atacante ou goleiro adversário). A equipe vencedora será aquela que tiver maior número de gols. Caso haja o mesmo número de gols ou nenhuma equipe tiver marcado será considerado empate. Além dessas especificações, existem outras relacionadas que impedem ou permitem a marcação do gol.

7 – Impedimento
Não existe a regra de impedimento no futsal.

8 – Faltas e Incorreções
Para que uma atitude seja considerada falta, deve-se considerar os seguintes aspectos:
Ter sido cometida por um jogador em quadra ou reserva;
Precisa ter sido realizada na superfície do jogo e enquanto a bola estiver em jogo.
As faltas são penalizadas com o Tiro Livre Direto e Tiro Livre Indireto:

Tiro Livre Direto
O tiro livre são os chutes cobrados após a paralisação do jogo depois de alguma infração cometida na partida. O tiro livro direto é concedido a uma equipe quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
Dar pontapé, derrubar o jogador do outro time;
Bater, cuspir, tentar segurar o adversário;
Empurrar o adversário;
Oferecer perigo a outro jogador de maneira imprudente;
Praticar uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador, etc.
A falta é anotada para a equipe e caso ela ocorra na área penal de quem cometeu, a equipe adversária executará uma cobrança de uma penalidade máxima.

Tiro Livre Indireto
Será cobrado quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
Ficar com a bola por mais de 4 segundos na área penal;
Se o goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um tiro lateral ou de canto cobrado por um companheiro;
Tentar retirar a bola das mãos do goleiro;
Prender a bola;
Tentar enganar o adversário se passado por um companheiro de time;
Tentar retardar o tempo da partida;
Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos, etc.



Sanções Disciplinares
Os cartões amarelos são apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
Caso o jogador entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária;
Quebrar constantemente as regras do jogo;
Discordar por meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;
Ter conduta antidesportiva;
Se dirigir aos árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre alguma decisão;
Impedir ou dificultar o reinício da partida;
Simular durante o jogo com a tentativa de enganar os árbitros;
Abandonar a partida sem autorização do árbitro;
Um jogador, que não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que sua equipe não sofra o gol, etc.

Os cartões vermelhos são apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
Apresentar uma conduta violenta;
Fizer jogo brusco grave;
Realizar gestos obscenos, grosseiros e ofensivos;
Ter duas vezes na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;
Impedir com a mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;
Cuspir em alguma pessoa durante a partida;
Dar uma entrada que possa comprometer a integridade física de um jogador;
Impedir de forma ilegal a tentativa de concluir um tento;
Um jogador reserva invadir o campo para reclamar ou atrapalhar a partida.

9 – Tiros Livres
Os tiros livres são chutes desferidos, quando acontece a reposição da bola no jogo, devido a paralização da partida provocada por alguma infração. São classificados em tiro livre direto e indireto.

10 – Penalidade Máxima
Um tiro direto que deve ser cobrado da marca, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, estão atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e a cobrança deve ser feita em 4 segundos.

11 – Tiro Lateral
Ocorre quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. A cobrança é feita com os pés do exato local onde a ela tenha saído. O jogador que está cobrando o arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo que esse pé deve estar sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distância que deve ser respeitada pelo adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros para a bola. Se o arremesso for diretamente para o gol, só será validado se houver desvio de outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral seja cobrado de forma incorreta, ocorrerá a reversão, ou seja, a equipe adversária ganha um arremesso lateral.

12 – Arremesso de Meta
É considerado arremesso de meta sempre que a bola ultrapassar completamente a linha de meta pelo alto ou solo, excluída a área entre os postes e sob o travessão de meta, após ter sido tocada ou jogada pela última vez por jogador da equipe atacante. O goleiro é o responsável por executar o arremesso de meta, usando as mãos e de qualquer parte do ponto da área penal.



3 – Tiro de Canto
Ocorre quando a bola sai totalmente pela linha de fundo e o último a tocar seja do time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido para a cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for em direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o gol será validado. Uma curiosidade é que se o arremesso for feito contra própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado. O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos.

Lei da Vantagem
Os árbitros devem priorizar a disputa de um futsal atrativo e de qualidade com a obediência às regras. Eles devem evitar as interrupções do jogo e o excesso de uso de apito que retiram o dinamismo do espetáculo. A Lei da Vantagem funciona como uma garantia de que os infratores não sejam beneficiados pela paralisação do jogo.

Obs: Requisitos para o trabalho, colocar o tema do trabalho, o nome completo
(aluno), a série, e a escola em que estuda.


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