Regras básicas do Futsal e
atividades – 6º Ano
Bom
dia queridos, a atividade dessa semana é a continuação das regras do futsal,
peço que vocês retomem a leitura do que já foi passado via online, em
seguida fazer um resumo no caderno dos pontos (regras) que vocês acham mais
importantes em um jogo de futsal. Escolher uma dessas três situações e
confeccionar em um cartaz, jogadas, Ofensiva (ataque), Defensiva (defesa) ou um
lance de Pênalti (batedor e goleiro). Estarei disponibilizando para quem
não tem no caderno, todas as regras pelo Google sala de Aula e Whatsapp, Blogger, então
“bora” participar.
REGRAS:
1 – Quadra de Jogo
Dimensões da Quadra
Um retângulo de
25 a 42 metros de comprimento e 16 a 25 metros de largura.
Marcação da Quadra
As
linhas demarcatórias devem ser visíveis e com 8 centímetros de largura,
pertencendo as zonas que demarcam. Existem várias marcações numa quadra de
futsal.
Área de Substituição
É uma
área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos
entram no jogo.
Área Penal
É a
área em que o goleiro pode defender com as mãos.
Tiro de Canto
A
marcação de quadra dessa penalidade (saída de bola sendo que o último toque na
bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos
cantos da quadra.
2 – Número de Jogadores
Um
jogo possui duas equipes com 5 jogadores cada, sendo que um deles é o goleiro;
Se uma
das equipes ficar com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada;
Uma
equipe pode ter no máximo 9 jogadores reservas;
As
substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma
quantidade específica.
3- Duração da Partida
Uma
partida oficial de futsal tem duração de 40 minutos. São dois tempos de 20
minutos e 10 minutos para descanso (intervalo).
4 – Bola de Saída
O
árbitro principal será o responsável por fazer um sorteio, a fim de decidir, no
início da partida, a escolha de lado ou saída da bola. A equipe vencedora
começará na meia quadra, onde iniciará jogando. Já a equipe perdedora terá o
direito à bola de saída do jogo. Caso ocorra tempo suplementar, deve-se adotar
o mesmo método.
5 – Bola em Jogo e Fora de Jogo
A bola
estará fora do jogo quando atravessar completamente as linhas laterais ou de
meta, quer seja pelo solo ou pelo alto; quando a partida for interrompida pelo
árbitro; e quando a bola bater no teto (partidas em quadra coberta) ou em
qualquer equipamento esportivo inseridos nos limites da quadra.
A bola
estará em jogo em todas as demais ocasiões, incluindo quando o tocar nos
árbitros dentro da quadra de jogo; quando não for tomada nenhuma decisão com
relação a infrações das regras do jogo; e quando bater nas traves ou travessão
e permanecer dentro da quadra.
6 – Contagem de Gols
Os
gols serão válidos quando ultrapassarem completamente a linha de meta entre os
postes e sob o travessão, desde que ela não tenha sido carregada, arremessada
ou impulsionada de forma intencional (mão ou braço de jogador atacante ou
goleiro adversário). A equipe vencedora será aquela que tiver maior número de
gols. Caso haja o mesmo número de gols ou nenhuma equipe tiver marcado será
considerado empate. Além dessas especificações, existem outras relacionadas que
impedem ou permitem a marcação do gol.
7 – Impedimento
Não
existe a regra de impedimento no futsal.
8 – Faltas e Incorreções
Para
que uma atitude seja considerada falta, deve-se considerar os seguintes
aspectos:
Ter
sido cometida por um jogador em quadra ou reserva;
Precisa
ter sido realizada na superfície do jogo e enquanto a bola estiver em jogo.
As
faltas são penalizadas com o Tiro Livre Direto e Tiro Livre
Indireto:
Tiro Livre Direto
O tiro
livre são os chutes cobrados após a paralisação do jogo depois de alguma
infração cometida na partida. O tiro livro direto é concedido a uma equipe
quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
Dar
pontapé, derrubar o jogador do outro time;
Bater,
cuspir, tentar segurar o adversário;
Empurrar
o adversário;
Oferecer
perigo a outro jogador de maneira imprudente;
Praticar
uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador, etc.
A
falta é anotada para a equipe e caso ela ocorra na área penal de quem cometeu,
a equipe adversária executará uma cobrança de uma penalidade máxima.
Tiro Livre Indireto
Será
cobrado quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
Ficar
com a bola por mais de 4 segundos na área penal;
Se o
goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um tiro lateral ou de canto
cobrado por um companheiro;
Tentar
retirar a bola das mãos do goleiro;
Prender
a bola;
Tentar
enganar o adversário se passado por um companheiro de time;
Tentar
retardar o tempo da partida;
Impedir
que o goleiro lance a bola com as mãos, etc.
Sanções Disciplinares
Os cartões amarelos são
apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
Caso o
jogador entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária;
Quebrar
constantemente as regras do jogo;
Discordar
por meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;
Ter
conduta antidesportiva;
Se
dirigir aos árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre
alguma decisão;
Impedir
ou dificultar o reinício da partida;
Simular
durante o jogo com a tentativa de enganar os árbitros;
Abandonar
a partida sem autorização do árbitro;
Um
jogador, que não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que
sua equipe não sofra o gol, etc.
Os cartões vermelhos são
apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
Apresentar
uma conduta violenta;
Fizer
jogo brusco grave;
Realizar
gestos obscenos, grosseiros e ofensivos;
Ter
duas vezes na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;
Impedir
com a mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;
Cuspir
em alguma pessoa durante a partida;
Dar
uma entrada que possa comprometer a integridade física de um jogador;
Impedir
de forma ilegal a tentativa de concluir um tento;
Um
jogador reserva invadir o campo para reclamar ou atrapalhar a partida.
9 – Tiros Livres
Os
tiros livres são chutes desferidos, quando acontece a reposição da bola no
jogo, devido a paralização da partida provocada por alguma infração. São
classificados em tiro livre direto e indireto.
10 – Penalidade Máxima
Um
tiro direto que deve ser cobrado da marca, propriamente feita para a execução
desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro
adversário, estão atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade
máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro
jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e a cobrança
deve ser feita em 4 segundos.
11 – Tiro Lateral
Ocorre
quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. A cobrança é feita
com os pés do exato local onde a ela tenha saído. O jogador que está cobrando o
arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo
que esse pé deve estar sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distância
que deve ser respeitada pelo adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros
para a bola. Se o arremesso for diretamente para o gol, só será validado se
houver desvio de outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral
seja cobrado de forma incorreta, ocorrerá a reversão, ou seja, a equipe
adversária ganha um arremesso lateral.
12 – Arremesso de Meta
É
considerado arremesso de meta sempre que a bola ultrapassar completamente a
linha de meta pelo alto ou solo, excluída a área entre os postes e sob o
travessão de meta, após ter sido tocada ou jogada pela última vez por jogador da
equipe atacante. O goleiro é o responsável por executar o arremesso de meta,
usando as mãos e de qualquer parte do ponto da área penal.
3 – Tiro de Canto
Ocorre
quando a bola sai totalmente pela linha de fundo e o último a tocar seja do
time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um
pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido
para a cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for
em direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o
gol será validado. Uma curiosidade é que se o arremesso for feito contra
própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado.
O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos.
Lei da Vantagem
Os
árbitros devem priorizar a disputa de um futsal atrativo e de qualidade com a
obediência às regras. Eles devem evitar as interrupções do jogo e o excesso de
uso de apito que retiram o dinamismo do espetáculo. A Lei da Vantagem funciona
como uma garantia de que os infratores não sejam beneficiados pela paralisação
do jogo.
Obs: Requisitos para o
trabalho, colocar o tema do trabalho, o nome completo
(aluno), a série, e a escola em que
estuda.
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