Regras básicas do Futsal e
Atividades
Bom
dia queridos, a atividade dessa semana é a continuação das regras do futsal,
peço que vocês retomem a leitura do que já foi passado via online, em
seguida fazer um resumo no caderno dos pontos (regras) que vocês acham mais
importantes em um jogo de futsal e confeccionar em um cartaz três jogadas, uma
Ofensiva (ataque), outra Defensiva (defesa) e outra um lance de Pênalti
(batedor e goleiro). Estarei disponibilizando para quem não tem no caderno,
todas as regras pelo Blogger, Google sala de Aula e Whatsapp, então “bora” participar.
REGRAS:
1 – Quadra de Jogo
Dimensões da Quadra
Um retângulo de
25 a 42 metros de comprimento e 16 a 25 metros de largura.
Marcação da Quadra
As
linhas demarcatórias devem ser visíveis e com 8 centímetros de largura,
pertencendo as zonas que demarcam. Existem várias marcações numa quadra de
futsal.
Área de Substituição
É uma
área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos
entram no jogo.
Área Penal
É a
área em que o goleiro pode defender com as mãos.
Tiro de Canto
A
marcação de quadra dessa penalidade (saída de bola sendo que o último toque na
bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos
cantos da quadra.
2 – Número de Jogadores
Um jogo
possui duas equipes com 5 jogadores cada, sendo que um deles é o goleiro;
Se uma
das equipes ficar com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada;
Uma
equipe pode ter no máximo 9 jogadores reservas;
As
substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma
quantidade específica.
3- Duração da Partida
Uma
partida oficial de futsal tem duração de 40 minutos. São dois tempos de 20
minutos e 10 minutos para descanso (intervalo).
4 – Bola de Saída
O
árbitro principal será o responsável por fazer um sorteio, a fim de decidir, no
início da partida, a escolha de lado ou saída da bola. A equipe vencedora
começará na meia quadra, onde iniciará jogando. Já a equipe perdedora terá o
direito à bola de saída do jogo. Caso ocorra tempo suplementar, deve-se adotar
o mesmo método.
A bola
estará fora do jogo quando atravessar completamente as linhas laterais ou de
meta, quer seja pelo solo ou pelo alto; quando a partida for interrompida pelo árbitro;
e quando a bola bater no teto (partidas em quadra coberta) ou em qualquer
equipamento esportivo inseridos nos limites da quadra.
A bola
estará em jogo em todas as demais ocasiões, incluindo quando o tocar nos
árbitros dentro da quadra de jogo; quando não for tomada nenhuma decisão com
relação a infrações das regras do jogo; e quando bater nas traves ou travessão
e permanecer dentro da quadra.
6 – Contagem de Gols
Os
gols serão válidos quando ultrapassarem completamente a linha de meta entre os
postes e sob o travessão, desde que ela não tenha sido carregada, arremessada
ou impulsionada de forma intencional (mão ou braço de jogador atacante ou
goleiro adversário). A equipe vencedora será aquela que tiver maior número de
gols. Caso haja o mesmo número de gols ou nenhuma equipe tiver marcado será
considerado empate. Além dessas especificações, existem outras relacionadas que
impedem ou permitem a marcação do gol.
7 – Impedimento
Não
existe a regra de impedimento no futsal.
8 – Faltas e Incorreções
Para
que uma atitude seja considerada falta, deve-se considerar os seguintes
aspectos:
Ter
sido cometida por um jogador em quadra ou reserva;
Precisa
ter sido realizada na superfície do jogo e enquanto a bola estiver em jogo.
As
faltas são penalizadas com o Tiro Livre Direto e Tiro Livre
Indireto:
Tiro Livre Direto
O tiro
livre são os chutes cobrados após a paralisação do jogo depois de alguma
infração cometida na partida. O tiro livro direto é concedido a uma equipe
quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
Dar
pontapé, derrubar o jogador do outro time;
Bater,
cuspir, tentar segurar o adversário;
Empurrar
o adversário;
Oferecer
perigo a outro jogador de maneira imprudente;
Praticar
uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador, etc.
A
falta é anotada para a equipe e caso ela ocorra na área penal de quem cometeu,
a equipe adversária executará uma cobrança de uma penalidade máxima.
Tiro Livre Indireto
Será
cobrado quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
Ficar
com a bola por mais de 4 segundos na área penal;
Se o
goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um tiro lateral ou de canto
cobrado por um companheiro;
Tentar
retirar a bola das mãos do goleiro;
Prender
a bola;
Tentar
enganar o adversário se passado por um companheiro de time;
Tentar
retardar o tempo da partida;
Impedir
que o goleiro lance a bola com as mãos, etc.
Os cartões amarelos são
apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
Caso o
jogador entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária;
Quebrar
constantemente as regras do jogo;
Discordar
por meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;
Ter
conduta antidesportiva;
Se
dirigir aos árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre
alguma decisão;
Impedir
ou dificultar o reinício da partida;
Simular
durante o jogo com a tentativa de enganar os árbitros;
Abandonar
a partida sem autorização do árbitro;
Um
jogador, que não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que
sua equipe não sofra o gol, etc.
Os cartões vermelhos são
apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
Apresentar
uma conduta violenta;
Fizer
jogo brusco grave;
Realizar
gestos obscenos, grosseiros e ofensivos;
Ter
duas vezes na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;
Impedir
com a mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;
Cuspir
em alguma pessoa durante a partida;
Dar
uma entrada que possa comprometer a integridade física de um jogador;
Impedir
de forma ilegal a tentativa de concluir um tento;
Um
jogador reserva invadir o campo para reclamar ou atrapalhar a partida.
9 – Tiros Livres
Os
tiros livres são chutes desferidos, quando acontece a reposição da bola no jogo,
devido a paralização da partida provocada por alguma infração. São
classificados em tiro livre direto e indireto.
10 – Penalidade Máxima
Um
tiro direto que deve ser cobrado da marca, propriamente feita para a execução
desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro
adversário, estão atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade
máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro
jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e a cobrança
deve ser feita em 4 segundos.
11 – Tiro Lateral
Ocorre
quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. A cobrança é feita
com os pés do exato local onde a ela tenha saído. O jogador que está cobrando o
arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo
que esse pé deve estar sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distância
que deve ser respeitada pelo adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros
para a bola. Se o arremesso for diretamente para o gol, só será validado se
houver desvio de outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral
seja cobrado de forma incorreta, ocorrerá a reversão, ou seja, a equipe
adversária ganha um arremesso lateral.
12 – Arremesso de Meta
É considerado
arremesso de meta sempre que a bola ultrapassar completamente a linha de meta
pelo alto ou solo, excluída a área entre os postes e sob o travessão de meta,
após ter sido tocada ou jogada pela última vez por jogador da equipe atacante.
O goleiro é o responsável por executar o arremesso de meta, usando as mãos e de
qualquer parte do ponto da área penal.
Ocorre
quando a bola sai totalmente pela linha de fundo e o último a tocar seja do
time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um
pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido
para a cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for
em direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o
gol será validado. Uma curiosidade é que se o arremesso for feito contra
própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado.
O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos.
Lei da Vantagem
Os árbitros
devem priorizar a disputa de um futsal atrativo e de qualidade com a obediência
às regras. Eles devem evitar as interrupções do jogo e o excesso de uso de
apito que retiram o dinamismo do espetáculo. A Lei da Vantagem funciona como
uma garantia de que os infratores não sejam beneficiados pela paralisação do
jogo.
Obs: Requisitos para o
trabalho, colocar o tema do trabalho, o nome completo
(aluno), a série, e a escola em que
estuda.
Queridos lá em cima está a atividade e
segue abaixo todas a regras, Deus os abençoe .
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