sexta-feira, 12 de junho de 2020

Regras Básicas do Futsal e Atividades - ELETIVAS - 8ºAno - 2º BIM.- Prof. Paulo


Regras básicas do Futsal e Atividades

Bom dia queridos, a atividade dessa semana é a continuação das regras do futsal, peço que vocês retomem a leitura do que já foi passado via online, em seguida fazer um resumo no caderno dos pontos (regras) que vocês acham mais importantes em um jogo de futsal e confeccionar em um cartaz três jogadas, uma Ofensiva (ataque), outra Defensiva (defesa) e outra um lance de Pênalti (batedor e goleiro). Estarei disponibilizando para quem não tem no caderno, todas as regras pelo Blogger, Google sala de Aula e Whatsapp, então “bora” participar.

REGRAS:
1 – Quadra de Jogo
Dimensões da Quadra
Um retângulo de 25 a 42 metros de comprimento e 16 a 25 metros de largura.

Marcação da Quadra
As linhas demarcatórias devem ser visíveis e com 8 centímetros de largura, pertencendo as zonas que demarcam. Existem várias marcações numa quadra de futsal.

Área de Substituição
É uma área por onde os jogadores substituídos devem sair da quadra e os substitutos entram no jogo.

Área Penal
É a área em que o goleiro pode defender com as mãos.

Tiro de Canto
A marcação de quadra dessa penalidade (saída de bola sendo que o último toque na bola tenha sido do time que esteja defendendo a meta de tal linha) está nos cantos da quadra.

2 – Número de Jogadores
Um jogo possui duas equipes com 5 jogadores cada, sendo que um deles é o goleiro;
Se uma das equipes ficar com menos de três jogadores, a partida deverá ser cancelada;
Uma equipe pode ter no máximo 9 jogadores reservas;
As substituições podem ser feitas em qualquer momento do jogo e não possuem uma quantidade específica.

3- Duração da Partida
Uma partida oficial de futsal tem duração de 40 minutos. São dois tempos de 20 minutos e 10 minutos para descanso (intervalo).

4 – Bola de Saída
O árbitro principal será o responsável por fazer um sorteio, a fim de decidir, no início da partida, a escolha de lado ou saída da bola. A equipe vencedora começará na meia quadra, onde iniciará jogando. Já a equipe perdedora terá o direito à bola de saída do jogo. Caso ocorra tempo suplementar, deve-se adotar o mesmo método.

 5 – Bola em Jogo e Fora de Jogo
A bola estará fora do jogo quando atravessar completamente as linhas laterais ou de meta, quer seja pelo solo ou pelo alto; quando a partida for interrompida pelo árbitro; e quando a bola bater no teto (partidas em quadra coberta) ou em qualquer equipamento esportivo inseridos nos limites da quadra.
A bola estará em jogo em todas as demais ocasiões, incluindo quando o tocar nos árbitros dentro da quadra de jogo; quando não for tomada nenhuma decisão com relação a infrações das regras do jogo; e quando bater nas traves ou travessão e permanecer dentro da quadra.

6 – Contagem de Gols
Os gols serão válidos quando ultrapassarem completamente a linha de meta entre os postes e sob o travessão, desde que ela não tenha sido carregada, arremessada ou impulsionada de forma intencional (mão ou braço de jogador atacante ou goleiro adversário). A equipe vencedora será aquela que tiver maior número de gols. Caso haja o mesmo número de gols ou nenhuma equipe tiver marcado será considerado empate. Além dessas especificações, existem outras relacionadas que impedem ou permitem a marcação do gol.

7 – Impedimento
Não existe a regra de impedimento no futsal.

8 – Faltas e Incorreções
Para que uma atitude seja considerada falta, deve-se considerar os seguintes aspectos:
Ter sido cometida por um jogador em quadra ou reserva;
Precisa ter sido realizada na superfície do jogo e enquanto a bola estiver em jogo.
As faltas são penalizadas com o Tiro Livre Direto e Tiro Livre Indireto:

Tiro Livre Direto
O tiro livre são os chutes cobrados após a paralisação do jogo depois de alguma infração cometida na partida. O tiro livro direto é concedido a uma equipe quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
Dar pontapé, derrubar o jogador do outro time;
Bater, cuspir, tentar segurar o adversário;
Empurrar o adversário;
Oferecer perigo a outro jogador de maneira imprudente;
Praticar uma jogada que atinja de forma perigosa qualquer jogador, etc.
A falta é anotada para a equipe e caso ela ocorra na área penal de quem cometeu, a equipe adversária executará uma cobrança de uma penalidade máxima.

Tiro Livre Indireto
Será cobrado quando o jogador adversário apresentar as seguintes atitudes:
Ficar com a bola por mais de 4 segundos na área penal;
Se o goleiro tocar ou controlar a bola que venha de um tiro lateral ou de canto cobrado por um companheiro;
Tentar retirar a bola das mãos do goleiro;
Prender a bola;
Tentar enganar o adversário se passado por um companheiro de time;
Tentar retardar o tempo da partida;
Impedir que o goleiro lance a bola com as mãos, etc.

 Sanções Disciplinares
Os cartões amarelos são apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
Caso o jogador entre na quadra antes dos dois minutos de expulsão temporária;
Quebrar constantemente as regras do jogo;
Discordar por meio de gestos e palavras das decisões do árbitro;
Ter conduta antidesportiva;
Se dirigir aos árbitros, anotador ou cronometrista para reclamar ou discutir sobre alguma decisão;
Impedir ou dificultar o reinício da partida;
Simular durante o jogo com a tentativa de enganar os árbitros;
Abandonar a partida sem autorização do árbitro;
Um jogador, que não seja o goleiro, tentar defender a bola com as mãos para que sua equipe não sofra o gol, etc.

Os cartões vermelhos são apresentados aos jogadores caso ocorram algumas das seguintes infrações:
Apresentar uma conduta violenta;
Fizer jogo brusco grave;
Realizar gestos obscenos, grosseiros e ofensivos;
Ter duas vezes na mesma partida uma atitude punível com cartão amarelo;
Impedir com a mão a marcação de um gol contra sua equipe, caso você não seja o goleiro;
Cuspir em alguma pessoa durante a partida;
Dar uma entrada que possa comprometer a integridade física de um jogador;
Impedir de forma ilegal a tentativa de concluir um tento;
Um jogador reserva invadir o campo para reclamar ou atrapalhar a partida.

9 – Tiros Livres
Os tiros livres são chutes desferidos, quando acontece a reposição da bola no jogo, devido a paralização da partida provocada por alguma infração. São classificados em tiro livre direto e indireto.

10 – Penalidade Máxima
Um tiro direto que deve ser cobrado da marca, propriamente feita para a execução desse lance, em que todos os jogadores, exceto o executor do lance e o goleiro adversário, estão atrás da linha da bola. O jogador que executa a penalidade máxima, depois da execução, não pode encostar novamente na bola antes que outro jogador tenha encostado na mesma. Só pode ser cobrado para frente e a cobrança deve ser feita em 4 segundos.

11 – Tiro Lateral
Ocorre quando a bola passa, em sua totalidade, pela linha lateral. A cobrança é feita com os pés do exato local onde a ela tenha saído. O jogador que está cobrando o arremesso lateral deve estar de frente para a quadra, com um pé no solo, sendo que esse pé deve estar sobre qualquer parte da linha ou fora dela. A distância que deve ser respeitada pelo adversário na cobrança desse tiro é de 3 metros para a bola. Se o arremesso for diretamente para o gol, só será validado se houver desvio de outro jogador (incluindo o goleiro). Caso o arremesso lateral seja cobrado de forma incorreta, ocorrerá a reversão, ou seja, a equipe adversária ganha um arremesso lateral.

12 – Arremesso de Meta
É considerado arremesso de meta sempre que a bola ultrapassar completamente a linha de meta pelo alto ou solo, excluída a área entre os postes e sob o travessão de meta, após ter sido tocada ou jogada pela última vez por jogador da equipe atacante. O goleiro é o responsável por executar o arremesso de meta, usando as mãos e de qualquer parte do ponto da área penal.

 3 – Tiro de Canto
Ocorre quando a bola sai totalmente pela linha de fundo e o último a tocar seja do time que está defendendo a meta dessa linha de fundo. Deve ser executado com um pé fixado no solo em cima da linha ou fora da quadra. O lado a ser escolhido para a cobrança será o mais próximo de onde a bola tenha saído. Se a bola for em direção à meta adversária e entrar, mesmo sem desviar em nenhum jogador, o gol será validado. Uma curiosidade é que se o arremesso for feito contra própria meta, com ou sem desvios de outros jogadores, o gol não será validado. O tempo limite para execução desse arremesso é de 4 segundos.

Lei da Vantagem
Os árbitros devem priorizar a disputa de um futsal atrativo e de qualidade com a obediência às regras. Eles devem evitar as interrupções do jogo e o excesso de uso de apito que retiram o dinamismo do espetáculo. A Lei da Vantagem funciona como uma garantia de que os infratores não sejam beneficiados pela paralisação do jogo.

Obs: Requisitos para o trabalho, colocar o tema do trabalho, o nome completo
(aluno), a série, e a escola em que estuda.
Queridos lá em cima está a atividade e segue abaixo todas a regras, Deus os abençoe .

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