Projeto de Vida – 8ºAno
PROTAGONISMO E COMPROMISSO
Objetivo:
|
Reconhecimento
e valorização da
trajetória
e dos feitos pessoais na
perpetuação
dos ideais protagonistas.
|
Competências
socioemocionais em
foco:
|
Empatia,
Autoconfiança, Interesse
Artístico.
|
Material
necessário:
|
-
Caderno do Estudante;
-
Internet (Celular, computador);
-
Lápis ou caneta;
-
Lápis de cor;
|
Desenvolvimento das atividades
No primeiro
momento da atividade, é referente a imagem da cena do filme “O Menino
e o Mundo”.
Segue o link da
imagem:
Através da composição que a imagem apresenta, destacar cada um dos elementos
que veem na imagem e reconhecer a forma simbólica que elas transmitem.
Imagens do filme Forma simbólicas
- O menino
|
O protagonista e sua atitude diante da vida;
|
- A mala
|
Como a bagagem cultural que cada um traz;
|
- Os trilhos
|
Como símbolo dos caminhos a percorrer;
|
- As borboletas -
|
Como possibilidades de transformação;
|
Os tanques de guerra
|
como os desafios enfrentados e/ou a serem
superados;
|
- As torres
|
Como fontes de energia de nutrição da vida.
|
- Através
do reconhecimento dessas interações entre as Imagens e símbolos, o aluno deve
concretizar sua trajetória de vida, usando o protagonismo.
Exemplo de Aluno protagonista
É o conceito no qual o estudante desempenha um papel ativo na
construção do próprio aprendizado. Ele não apenas absorve conteúdos, mas também
agrega. Pesquisa informações, expõe ideias, debate, cria. É um cenário no qual
o estudante é um aliado na busca pelo conhecimento, pois a escola o motiva
a persegui-lo e compô-lo em conjunto com o professor e com os colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário