- Página Inicial
- 6ºAno-EF
- 7ºAno-EF
- 8ºAno-EF
- 9ºAno-EF
- 1ªSérie-EM
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Eletiva-Entrevistando os Objetivos-Prof. Athaliba
- Eletiva-Direito e Cidadania-Profª Eunice
- Eletiva-O que os olhos não vêem, lente registra-ProfªAna
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Projeto de Vida
- Química
- Sociologia
- Tecnologia e Inovação
- 2ªSérie-EM
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Eletiva-Entrevistando os Objetivos-Prof. Athaliba
- Eletiva-Direito e Cidadania-Profª Eunice
- Eletiva-O que os olhos não vêem, lente registra-ProfªAna
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Projeto de Vida
- Química
- Sociologia
- Tecnologia e Inovação
- 3ªSérie-EM
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Eletiva-Entrevistando os Objetivos-Prof. Athaliba
- Eletiva-Direito e Cidadania-Profª Eunice
- Eletiva-O que os olhos não vêem, lente registra-ProfªAna
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Projeto de Vida
- Química
- Sociologia
- Tecnologia e Inovação
- Enem
- Filmes
- Gestão à vista
- Livros
- Mural
- Videoaulas CMSP
- Cadernos do Aluno
- CAED
quarta-feira, 29 de julho de 2020
2º ano - História 30/07: BRASIL COLONIA II
Olá queridos Alunos, tudo bem com vocês?
Aqui estou enviando um conteúdo de História.
Após efetuar a leitura e o estudo do conteúdo abaixo, responder as perguntas no caderno.
ATENÇÃO COPIAR SOMENTE AS PERGUNTAS E RESPOSTAS, NÃO E NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS.
BRASIL COLONIA II
1ª AULA
INVASÕES NO BRASIL
• No final do século XVI, a Holanda separa-se da Espanha.
• No período entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha formam a União Ibérica.
• O rei da Espanha, visando a prejudicar o comércio holandês, decide proibir que brasileiros negociem açúcar com a Holanda.
• A invasão sobre Salvador foi um fracasso, pois os holandeses viram-se impedidos de expandir o território invadido .
• A invasão sobre Pernambuco realizou-se com o objetivo de conquistar o apoio dos grandes proprietários de terras do Nordeste .
• Sendo mais vantajoso vender açúcar para os holandeses, os senhores de engenho passam a dar apoio indireto aos invasores.
2ª AULA
• A administração de Maurício de Nassau (1647-1644) mostrou-se produtiva, do ponto de vista dos donos de engenho.
• Após livrar-se da União Ibérica, Portugal, com o apoio inglês, expulsa os holandeses do Brasil.
• Os holandeses passam a produzir açúcar nas Antilhas, competindo com o açúcar produzido no Brasil.
• A primeira invasão francesa realizada no Rio de Janeiro, visava a implantar uma colonização de huguenotes (protestantes) em território brasileiro.
• Os franceses aliaram-se aos índios tamoios e construíram o forte Coligny.
• Os portugueses contaram com o auxílio dos jesuítas para afastar os índios tamoios dos franceses.
• Em 1567 os franceses foram expulsos do Rio de Janeiro.
• A invasão francesa sobre o Maranhão teve o apoio do rei Henrique IV e começou em 1612.
• Os portugueses, liderados por Jerônimo de Albuquerque e Martim Soares Moreno, expulsam os franceses em 1615.
3ª AULA
OURO NO BRASIL
• As bandeiras foram movimentos que tinham como principal objetivo conseguir cativos indígenas para a mão-de-obra. Essa atividade está relacionada com a economia do planalto paulista e foi uma atividade altamente predatória e despovoadora. Essas práticas permitiram o aumento dos domínios territoriais portugueses, na medida em que entravam para o sertão desconhecido. A partir disso, foi necessário rever os antigos acordos entre Portugal e Espanha, necessitando que novos tratados de limites de fronteiras fossem estabelecidos.
• O confronto entre bandeirantes e jesuítas e a utilização do indígena como fonte de riqueza para a situação colonial também marcaram o período.
4ª AULA
• A descoberta de ouro faz com que um antigo sonho se realize na metrópole portuguesa, a exemplo do que já ocorrera nas regiões espanholas. Um conflito inicial ocorrerá pela exclusividade de extração de ouro. A Guerra dos Emboabas de 1708-1709 só serviu para a coroa portuguesa aumentar seu domínio sobre as áreas de descobrimento de ouro. Este que parecia nas margens dos rios e era chamado de "ouro de aluvião".
5ª AULA
• A vinda de imigrantes é intensa e uma sociedade mista, composta de diversos elementos culturais, surge na região. Esse processo gera o aparecimento de um mercado mais sólido dentro da própria Colônia e aumenta a procura por escravos negros, elevando o seu preço.
• Diamantes são descobertos na região das Minas, que se torna cada vez mais urbana e povoada. A Coroa , portuguesa aumenta seu controle sobre a extração de ouro, tentando evitar contrabandos e garantir seus ' lucros, separando São Paulo de Minas, criando impostos e transferindo a capital do Brasil para o Rio de Janeiro. A criação das Casas de Fundição, por exemplo, ocasionará uma revolta em Vila Rica, em 1720.
• O eixo econômico da colônia também se transfere para a região sudeste. Marquês de Pombal cria a derrama e expulsa os jesuítas dos domínios portugueses. As idéias iluministas também chegam à Colônia e servirão de base para movimentos de contestação contra a metrópole.
ATIVIDADE
MARQUE (V )PARA A ALTERNATIVA VERDADEIRA E (F) PARA A FALSA:
1 .Sobre contexto da União Ibérica podemos afirmar, que:
A( )No final do século XVI, a Holanda separa-se da Espanha.
B(( )No período entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha formam a União Ibérica.
C( )O rei da Espanha, visando a prejudicar o comércio holandês, decide proibir que brasileiros negociassem açúcar com a Holanda.
D( )Após livrar-se da União Ibérica, Portugal, com o apoio inglês, expulsa os holandeses do Brasil.
2 A respeito das invasões holandesas no Brasil podemos concluir que:
a( ) A invasão sobre Pernambuco realizou-se com o objetivo de conquistar o apoio dos grandes proprietários de terras do Nordeste
B( ) A invasão sobre Salvador foi um fracasso, pois os holandeses viram-se impedidos de expandir o território invadido.
•c( )Sendo mais vantajoso vender açúcar para os holandeses, os senhores de engenho passam a dar apoio indireto aos invasores.
•D( )A administração de Maurício de Nassau (1647-1644) mostrou-se produtiva, do ponto de vista dos donos de engenho.
3 Qual a principal consequência da expulsão dos holandeses do Brasil?
a ( )Os holandeses passam a produzir açúcar nas Antilhas, competindo com o açúcar produzido no Brasil.
b( ) a produção e venda , importação e exportação, do açúcar brasileiro aumentou.
4 A respeito das invasões francesas no Brasil podemos concluir que:
a( ) A primeira invasão francesa realizada no Rio de Janeiro, visava a implantar uma colonização de huguenotes (protestantes) em território brasileiro, eles aliaram-se aos índios tamoios e construíram o forte Coligny.
b( )Os portugueses contaram com o auxílio dos jesuítas para afastar os índios tamoios dos franceses.
c( )Em 1567 os franceses foram expulsos do Rio de Janeiro.
d( ) A invasão francesa sobre o Maranhão teve o apoio do rei Henrique IV e começou em 1612. Os portugueses, liderados por Jerônimo de Albuquerque e Martim Soares Moreno, expulsam os franceses em 1615.
e( ) Os franceses se aliaram aos jesuítas para implantar uma colonização católica no Brasil .
5 O que foram as bandeiras?
a( )Foram movimentos que tinham como principal objetivo conseguir cativos indígenas para a mão-de-obra.
b( )Foi uma atividade relacionada com a economia do planalto paulista e foi altamente predatória e despovoadora.
C( )Foi uma práticas que permitiu o aumento dos domínios territoriais portugueses, na medida em que entravam para o sertão desconhecido.
d( ) Foi uma atividade altamente povoadora.
6 Qual a principal consequência da prática das bandeiras?
a( )Foi necessário rever os antigos acordos entre Portugal e Espanha, necessitando que novos tratados de limites de fronteiras fossem estabelecidos.
b( )O confronto entre bandeirantes e jesuítas e a utilização do indígena como fonte de riqueza para a situação colonial.
c( ) aumento dos domínios territoriais portugueses, na medida em que entravam para o sertão desconhecido .
d( ) diminuiu os domínios territoriais portugueses.
7 Sobre a descoberta de ouro no Brasil podemos afirmar que:
a( )Fez com que um antigo sonho da metrópole portuguesa se realizasse, a exemplo do que ocorreu nas regiões espanholas;
b( )A Coroa portuguesa aumenta seu controle sobre a extração de ouro, tentando evitar contrabandos e garantir seus lucros;
c( )Foi criados impostos e as Casas de Fundição.
d( ) trouxe uma estabilidade econômica e social para a colônia.
8 Quais as principais consequências da descoberta de ouro no Brasil?
a( )A transferência da capital do Brasil para o Rio de Janeiro.
b( )Conflitos ocorreram pela exclusividade de extração de ouro;
c( )As regiões das Minas se tornam cada vez mais urbana e povoada
d( )trouxe uma estabilidade econômica e social para a colônia.
c( )O eixo econômico da colônia também se transfere para a região sudeste.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Atividade 2º Bim. De 08-6 a 23-06 Prof. Luciano Nome- nº- Atividade...
Popular Posts
-
Projeto de Vida: atividades 6º ano Você já parou para fazer esta pergunta a você mesmo? Projeto de vida na escola, desenv...
-
Projeto de vida – 6ºAno Objetivo: Reflexão sobre a importância da integração com os espaços da escola e com as pesso...
-
O que é Cyberbullying? Quem algum dia já passou pela escola, com certeza se lembra do terrível bullying, intimidação ou comportamento agress...
Nenhum comentário:
Postar um comentário