quarta-feira, 29 de julho de 2020

2º ano - História 30/07: BRASIL COLONIA II


Olá queridos Alunos, tudo bem com vocês?

Aqui estou enviando um conteúdo de História.

Após efetuar a leitura e o estudo do conteúdo abaixo, responder as perguntas no caderno.

ATENÇÃO COPIAR SOMENTE AS PERGUNTAS E RESPOSTAS, NÃO E NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS.



BRASIL COLONIA II

1ª  AULA
INVASÕES NO BRASIL

• No final do século XVI, a Holanda separa-se da Espanha.

• No período entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha formam a União Ibérica.

• O rei da Espanha, visando a prejudicar o comércio holandês, decide proibir que brasileiros negociem açúcar com a Holanda.
• A invasão sobre Salvador foi um fracasso, pois os holandeses viram-se impedidos de expandir o território invadido .

• A invasão sobre Pernambuco realizou-se com o objetivo de conquistar o apoio dos grandes proprietários de terras do Nordeste .

• Sendo mais vantajoso vender açúcar para os holandeses, os senhores de engenho passam a dar apoio indireto aos invasores.

2ª AULA
• A administração de Maurício de Nassau (1647-1644) mostrou-se produtiva, do ponto de vista dos donos de engenho.

• Após livrar-se da União Ibérica, Portugal, com o apoio inglês, expulsa os holandeses do Brasil.

• Os holandeses passam a produzir açúcar nas Antilhas, competindo com o açúcar produzido no Brasil.
• A primeira invasão francesa realizada no Rio de Janeiro, visava a implantar uma colonização de huguenotes  (protestantes) em território brasileiro.

• Os franceses aliaram-se aos índios tamoios e construíram o forte Coligny.

• Os portugueses contaram com o auxílio dos jesuítas para afastar os índios tamoios dos franceses.
• Em 1567 os franceses foram expulsos do Rio de Janeiro.

  • A invasão francesa sobre o Maranhão teve o apoio do rei Henrique IV e começou em 1612.

  • Os portugueses, liderados por Jerônimo de Albuquerque e Martim Soares Moreno, expulsam os franceses em 1615.

3ª AULA
 OURO NO BRASIL

• As bandeiras foram movimentos que tinham como principal objetivo conseguir cativos indígenas para a mão-de-obra. Essa atividade está relacionada com a economia do planalto paulista e foi uma atividade altamente predatória e despovoadora. Essas práticas permitiram o  aumento dos domínios territoriais portugueses, na medida em que entravam para o sertão desconhecido. A partir disso, foi necessário rever os antigos acordos entre Portugal e Espanha, necessitando que novos tratados de limites de fronteiras fossem estabelecidos.

• O confronto entre bandeirantes e jesuítas e a utilização do indígena como fonte de riqueza para a situação  colonial também marcaram o período.

4ª AULA
• A descoberta de ouro faz com que um antigo sonho se realize na metrópole portuguesa, a exemplo do que já ocorrera nas regiões espanholas. Um conflito inicial ocorrerá pela exclusividade de extração de ouro.  A Guerra dos Emboabas de 1708-1709 só serviu para a coroa portuguesa aumentar seu domínio sobre  as áreas de descobrimento de ouro. Este que parecia nas margens dos rios e era chamado de "ouro de aluvião".

5ª AULA
• A vinda de imigrantes é intensa e uma sociedade mista, composta de diversos elementos culturais, surge na região. Esse processo gera o aparecimento de um mercado mais sólido dentro da própria Colônia e aumenta a procura por escravos negros, elevando o seu preço.
• Diamantes são descobertos na região das Minas, que se torna cada vez mais urbana e povoada. A Coroa , portuguesa aumenta seu controle sobre a extração de ouro, tentando evitar contrabandos e garantir seus ' lucros, separando São Paulo de Minas, criando impostos e transferindo a capital do Brasil para o Rio de Janeiro. A criação das Casas de Fundição, por exemplo, ocasionará uma revolta em Vila Rica, em 1720.

• O eixo econômico da colônia também se transfere para a região sudeste. Marquês de Pombal cria a derrama e expulsa os jesuítas dos domínios portugueses. As idéias iluministas também chegam à Colônia e servirão de base para movimentos de contestação contra a metrópole.

ATIVIDADE

MARQUE (V )PARA A ALTERNATIVA VERDADEIRA E (F) PARA A FALSA:


 1 .Sobre contexto da  União Ibérica podemos afirmar, que:
A(     )No final do século XVI, a Holanda separa-se da Espanha.
B((    )No período entre 1580 e 1640, Portugal e Espanha formam a União Ibérica.
C(   )O rei da Espanha, visando a prejudicar o comércio holandês, decide proibir que brasileiros negociassem açúcar com a Holanda.
D(    )Após livrar-se da União Ibérica, Portugal, com o apoio inglês, expulsa os holandeses do Brasil.

2 A respeito das invasões holandesas no Brasil podemos concluir que:
a(   ) A invasão sobre Pernambuco realizou-se com o objetivo de conquistar o apoio dos grandes proprietários de terras do Nordeste
B(   ) A invasão sobre Salvador foi um fracasso, pois os holandeses viram-se impedidos de expandir o território invadido.
•c(   )Sendo mais vantajoso vender açúcar para os holandeses, os senhores de engenho passam a dar apoio indireto aos invasores.
•D(   )A administração de Maurício de Nassau (1647-1644) mostrou-se produtiva, do ponto de vista dos donos de engenho.

3 Qual a principal consequência da expulsão dos holandeses do Brasil?
a (    )Os holandeses passam a produzir açúcar nas Antilhas, competindo com o açúcar produzido no Brasil.
b(   ) a produção e venda , importação e exportação, do açúcar brasileiro aumentou.


4 A respeito das invasões francesas no Brasil podemos concluir que:
a(   ) A primeira invasão francesa realizada no Rio de Janeiro, visava a implantar uma colonização de huguenotes  (protestantes) em território brasileiro, eles aliaram-se aos índios tamoios e construíram o forte Coligny.
b(   )Os portugueses contaram com o auxílio dos jesuítas para afastar os índios tamoios dos franceses.
c(    )Em 1567 os franceses foram expulsos do Rio de Janeiro.
d(   ) A invasão francesa sobre o Maranhão teve o apoio do rei Henrique IV e começou em 1612. Os portugueses, liderados por Jerônimo de Albuquerque e Martim Soares Moreno, expulsam os franceses em 1615.
e(    ) Os franceses se aliaram aos jesuítas para implantar uma colonização católica no Brasil .


5 O que foram as bandeiras?
 a(    )Foram movimentos que tinham como principal objetivo conseguir cativos indígenas para a mão-de-obra.
b(  )Foi uma  atividade relacionada com a economia do planalto paulista e foi altamente predatória e despovoadora.
C(   )Foi uma práticas que permitiu o  aumento dos domínios territoriais portugueses, na medida em que entravam para o sertão desconhecido.
d(    ) Foi uma  atividade altamente  povoadora.

6 Qual a principal consequência da prática das bandeiras?
a(   )Foi necessário rever os antigos acordos entre Portugal e Espanha, necessitando que novos tratados de limites de fronteiras fossem estabelecidos.
b(   )O confronto entre bandeirantes e jesuítas e a utilização do indígena como fonte de riqueza para a situação  colonial.
c(    )   aumento dos domínios territoriais portugueses, na medida em que entravam para o sertão desconhecido .
d(    )  diminuiu os domínios territoriais portugueses.

7 Sobre a  descoberta de ouro no  Brasil podemos afirmar que:
a(    )Fez com que um antigo sonho da metrópole portuguesa se realizasse, a exemplo do que ocorreu nas regiões espanholas;
b(   )A Coroa  portuguesa aumenta seu controle sobre a extração de ouro, tentando evitar contrabandos e garantir seus lucros;
 c(    )Foi criados impostos e as Casas de Fundição.
d(     ) trouxe uma estabilidade econômica e social para a colônia.

8 Quais as principais  consequências da descoberta de ouro no  Brasil?
a(  )A transferência da capital do Brasil para o Rio de Janeiro.
b(   )Conflitos ocorreram pela exclusividade de extração de ouro;
c(    )As regiões das Minas se tornam cada vez mais urbana e povoada
d(     )trouxe uma estabilidade econômica e social para a colônia.
c(    )O eixo econômico da colônia também se transfere para a região sudeste.

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