- Página Inicial
- 6ºAno-EF
- 7ºAno-EF
- 8ºAno-EF
- 9ºAno-EF
- 1ªSérie-EM
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Eletiva-Entrevistando os Objetivos-Prof. Athaliba
- Eletiva-Direito e Cidadania-Profª Eunice
- Eletiva-O que os olhos não vêem, lente registra-ProfªAna
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Projeto de Vida
- Química
- Sociologia
- Tecnologia e Inovação
- 2ªSérie-EM
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Eletiva-Entrevistando os Objetivos-Prof. Athaliba
- Eletiva-Direito e Cidadania-Profª Eunice
- Eletiva-O que os olhos não vêem, lente registra-ProfªAna
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Projeto de Vida
- Química
- Sociologia
- Tecnologia e Inovação
- 3ªSérie-EM
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Eletiva-Entrevistando os Objetivos-Prof. Athaliba
- Eletiva-Direito e Cidadania-Profª Eunice
- Eletiva-O que os olhos não vêem, lente registra-ProfªAna
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Projeto de Vida
- Química
- Sociologia
- Tecnologia e Inovação
- Enem
- Filmes
- Gestão à vista
- Livros
- Mural
- Videoaulas CMSP
- Cadernos do Aluno
- CAED
quarta-feira, 29 de julho de 2020
1º ano - História 30/07: Continuação da aula "AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO HOMEM"
Olá queridos Alunos, tudo bem com vocês?
Aqui estou enviando um conteúdo de História relativo a Continuação da aula anterior "AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO HOMEM"
Após efetuara leitura e o estudo do conteúdo abaixo, elabore 4 perguntas, e responda.
ATENÇÃO COPIAR SOMENTE AS PERGUNTAS ELABORADAS E AS RESPOSTAS, NÃO E NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS.
4 -Império Persa
O Império Persa formou-se, por volta da metade do século VI a.C., sob a liderança de Ciro (541 a.C.). Inicia-se com Ciro a expansão do Império, sendo conquistadas a Ásia Menor e toda a Mesopotâmia. Dario I (521 a.C.) estende ainda mais os domínios persas. Em 330 a.C. o Império Persa é conquistado, por Alexandre Magno durante o reinado de Dario III
ADMINISTRAÇÃO
Dario I notabilizou-se por ter organizado uma eficiente estrutura administrativa para o Império Persa. Dividiu-o em províncias (satrápias), controladas por administradores de confiança do rei (sátrapias). Para melhorar a comunicação no Império, foram construídas grandes estradas e criado o serviço de correios. Para facilitar as transações comerciais, Dario mandou cunhar moedas de ouro e prata (dáricas).
VIDA CULTURAL
Fundada por Zoroastro, a religião persa é uma das contribuições mais originais dessa cultura. Exposta no Avesta, a doutrina de Zoroastro prega uma incessante luta entre Ormuz, deus do bem, e Arimã, deus do mal.
Nas artes, os persas não se distinguiram pela originalidade, mas assimilaram elementos dos mesopotâmios e dos egípcios e trabalharam sob essas influências.
Na arquitetura revelaram seu talento, construindo belos palácios (Persépolis e Susa).
5- OS HEBREUS
Por volta do ano 2000 a.C. os hebreus, chefiados por Abraão, estabeleceram-se na Palestina. Viveram nessa região por três séculos, até que uma terrível seca obrigou-os a emigrar para o Egito, onde permaneceram por cerca de quatro séculos. Ao final desse período, foram perseguidos pelos faraós e obrigados a fugir (Êxodo). De volta à Palestina, aproximadamente no ano 1000 a.C., os hebreus consolidaram seu Estado, adotando o regime monárquico. Saul foi seu primeiro rei, vindo depois dele Davi e Salomão. Depois da morte de Salomão, em 926 a.C., ocorreu a divisão dos hebreus em dois reinos: um ao Norte, denominado Israel, e outro ao Sul, denominado Judá. Em 587 a.C., Nabucodonosor II conquistou e destruiu Jerusalém, aprisionando os hebreus. Em 70 d.C. a capital dos hebreus, Jerusalém, foi novamente destruída pelos romanos, tendo início à dispersão dos hebreus pelo mundo (Diáspora).
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
A princípio, os hebreus eram chefiados por líderes denominados patriarcas (Abraão, Isaac, Jacó, Moisés). Posteriormente, a liderança do povo hebreu foi desempenhada pelos juízes, que eram chefes militares e políticos (Gedeão, Sansão, Samuel). Somente por volta do ano 1010 a.C. os hebreus adotaram a monarquia, tendo como reis Saul, Davi, Salomão.
RELIGIÃO DOS HEBREUS
Ao contrário das religiões da Antiguidade, que eram politeístas, os hebreus eram monoteístas, isto é, acreditavam na existência de um único Deus (Iavé). A doutrina básica da religião dos hebreus (o judaísmo) encontra-se na Torá, que corresponde aos livros do Pentateuco, contido no Velho Testamento da Bíblia
6 - CRETENSES
FORMAÇÃO DOS CRETENSES
A civilização cretense desenvolveu-se na Ilha de Creta, a partir de 3000 a.C .
Costuma-se dividir a história de Creta em quatro grandes períodos: o primeiro inicia-se no ano 3000 a.C., marcando o início das pequenas comunidades cretenses e da atividade marítima; o último período, que termina em 1200 a.C., é marcado pela invasão de Creta pelos aqueus, povo bárbaro de origem grega.
VIDA ECONÔMICA E SOCIAL
Agricultura: Foi a primeira atividade econômica dos cretenses, sendo baseada no cultivo de vinhas, oliveiras e cereais.
Comércio marítimo: Os cretenses foram um dos primeiros povos da Antiguidade a exercer grande domínio sobre as rotas marítimas do Mar Mediterrâneo, criando um verdadeiro império marítimo. Através do comércio marítimo, os cretenses vendiam seus delicados trabalhos de artesanato cerâmico e metalúrgico .
Sociedade: As condições de vida social em Creta foram das menos opressivas de toda a Antiguidade. A escravidão jamais chegou a ser importante para a vida econômica. As mulheres não sofriam o peso da discriminação social, podendo exercer inúmeras atividades públicas. Os cretenses dedicavam-se a diversos jogos atléticos e esportivos e eram admiradores dos espetáculos teatrais.
VIDA CULTURAL
Religião: A principal característica da religião cretense era seu caráter matriarcal, já que cultuavam principalmente uma deusa e não um deus. A principal divindade era a Deusa-Mãe, considerada fonte da vida e da fecundidade. Além da Deusa-Mãe, os cretenses adoravam animais, como o touro, as árvores, tidas como sagradas, e objetos, como a cruz.
Arte: Os cretenses revelaram grande brilho e originalidade no setor artístico, produzindo extraordinárias obras de pintura, escultura e arquitetura.
Ciências: Os cretenses tinham grandes conhecimentos de engenharia e matemática. Construíram belas e amplas estradas e desenvolveram eficiente sistema de canalização de água e esgotos.
7 -FENÍCIOS
FORMAÇÃO DOS FENÍCIOS E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
Os fenícios desenvolveram-se a partir do ano 3000 a.C., numa região estreita do litoral do Mar Mediterrâneo, onde hoje situam-se o Líbano e a Síria. Principais cidades: Ugarit, Biblos, Sidon e Tiro. Cada cidade fenícia tinha um governo independente, exercido por dois sufetas. As cidades rivalizavam-se entre si pela disputa de mercados para seus produtos.
VIDA ECONÔMICA
A base da atividade econômica fenícia era o comércio marítimo, impulsionado pelo artesanato (peças de madeira, metal e marfim) e pela produção de tecidos, armas e cerâmicas.
VIDA CULTURAL
A grande contribuição cultural dos fenícios às futuras gerações foi a invenção do alfabeto (composto de 22 sinais, representando as letras consoantes). No campo das ciências, os fenícios desenvolveram conhecimentos essencialmente ligados à atividade comercial (engenharia náutica e astronomia, para orientar os navegadores). A religião fenícia era politeísta (principais deuses: Baal, Melkart e Astarte) e marcada por rituais trágicos (sacrificavam pessoas e animais).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Atividade 2º Bim. De 08-6 a 23-06 Prof. Luciano Nome- nº- Atividade...
Popular Posts
-
Projeto de Vida: atividades 6º ano Você já parou para fazer esta pergunta a você mesmo? Projeto de vida na escola, desenv...
-
Projeto de vida – 6ºAno Objetivo: Reflexão sobre a importância da integração com os espaços da escola e com as pesso...
-
O que é Cyberbullying? Quem algum dia já passou pela escola, com certeza se lembra do terrível bullying, intimidação ou comportamento agress...
Nenhum comentário:
Postar um comentário