segunda-feira, 20 de julho de 2020

3º ano - História 20/07: Brasil da Republica velha a era Vargas


Olá queridos Alunos, tudo bem com vocês?

Aqui estou enviando um conteúdo de História relativo "Brasil da Republica velha a era Vargas", este conteúdo tem 4 aulas compostas por temas:

Após efetuar a leitura e o estudo do conteúdo abaixo, elabore 4 perguntas, sendo uma de cada aula, dos tema abaixo.

ATENÇÃO COPIAR SOMENTE AS PERGUNTAS ELABORADAS E AS RESPOSTAS, NÃO E NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS.


1º AULA
REPÚBLICA DA ESPADA

§  Marechal Deodoro da Fonseca, chefe do movimento militar que derrubou o Império, assumiu a liderança do governo provisório republicano.
§  Dois grupos disputam o poder no início do período republicano: as classes médias urbanas e fazendeiros agroexportadores.
§  As primeiras medidas do governo republicano foram, entre outras, a separação entre Igreja e Estado e a "grande naturalização" dos imigrantes.
§  Rui Barbosa tenta industrializar o país por meio do encilhamento. Em grande parte, o plano fracassa e só aumentam a especulação e a inflação.
§  Em 1891, promulga-se a Constituição de inspiração liberal.

2º AULA

§  Em 1891, é eleito o Marechal Deodoro da Fonseca, presidente, e Floriano Peixoto, vise, por um período de quatro anos.
§  O Congresso, constituído por uma sólida maioria de fazendeiros, faz oposição sistemática ao governo. Deodoro fecha o Congresso e, após ser pressionado por uma revolta da Marinha, renuncia .
§  Vários grupos civis e militares questionaram a constitucionalidade do governo de Floriano Peixoto. O presidente reprime violentamente todas as manifestações contrárias a seu governo.
§  A política econômica do governo Floriano baseou-se no fortalecimento do mercado interno e na co­brança de tarifas alfandegárias elevadas.
§  Apesar de sua popularidade, Floriano foi derrotado na eleição presidencial, não conseguindo fazer seu sucessor.
§  Foi eleito em 1894, Prudente de Morais (1894-1898) , durante o seu governo ocorreu a Guerra de Canudos.

3ª AULA
REPÚBLICA OLIGÁRQUICA

§  Foram marcas da República Oligárquica o coronelismo, a política dos governadores e a política do café-com-Ieite.
§  A República fomentou o aparecimento de revoltas e insurreições messiânicas nas regiões mais afastadas dos centros urbanos (Exemplo: A Guerra de Canudos e a do Contestado).
§  Para enfrentar o problema do endividamento externo, Campos Sales (1898-1902),  assinou o acordo conhecido como funding-Ioan.
§  O Rio de Janeiro passou por uma ampla remodelação urbana e sanitária, melhorando o aspecto e a infra-estrutura urbanos, mas deixando muitos desabrigados e ocasionando a Revolta da vacina.
§  Houve breves surtos de prosperidade econômica advindos da borracha (no Norte) e do cacau (no Nordeste).

4ª AULA
§  Durante o governo de Rodrigues Alves (1902-1906), mas à sua revelia, os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro firmaram um acordo pela valorização do café, em 1906, que ficou conhecido como Convênio de Taubaté.
§  Afonso Pena (1906-1909), incentivou ainda mais a imigração, faleceu e Nilo Peçanha (1909-1910) vice-presidente, completou o mandato.
§  Hermes da Fonseca (1910-1914) lançou-se candidato à Presidência da República para suceder Afonso Pena, provocando um rompimento na política do café-com-Ieite. Contra Hermes, organizou-se a Campanha Civilista de Rui Barbosa.
§  A principal rebelião de marinheiros contra os maus-tratos foi a Revolta da Chibata.
§  Para desalojar os oligarcas do poder regional, Hermes inicia a política das "salvações nacionais", provocando uma enorme turbulência política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts