ROTEIRO DE ATIVIDADES
Profª: Heidi Martins Tristão da Silva
Disciplina: Artes
Turma: 7ºA
Aulas: 04
Semana: 08/06
Habilidades: (EF07AR22) - Explorar e identificar diferentes formas de
registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e
procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de
registro em áudio e audiovisual.
Competência:
Notação e registro musical
CONTEÚDO: partitura não convencional
MATERIAL: Aula do dia 08/06 do centro de mídias,
caderno do aluno 1ºbimestre pag, 151 a 153
ATIVIDADES
1 – Crie uma partitura não
convencional usando símbolos, imagens, desenhos etc.
Exemplo:
___________________________________________________________________________
Semana: 15/06
Habilidades: (EF07AR09) - Pesquisar e analisar diferentes formas
de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos
paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
CONTEÚDO: Dança, sondagem
MATERIAL:, Caderno do aluno 2ºbimestre pag, 06
ATIVIDADES
1
– Responda as seguintes perguntas
1.
Quais estilos ou tipos de dança você conhece? Com qual você tem mais
identificação? 2. Qual deles você gostaria de praticar?
3.
O que há em comum nas formas de dança que foram lembradas por você?
4.
Para você, o que é dança clássica e dança moderna? Você já ouviu falar nesses
dois conceitos?
5.
Você saberia citar os elementos constitutivos do movimento dançado?
6.
Já estudou a história da dança tradicional e contemporânea? Comente.
7.
Conhece grupos de dança paulistas, brasileiros ou estrangeiros que apresentam
espetáculos de dança clássica ou moderna? Cite alguns.
___________________________________________________________________________Semana:
22/06
Habilidades: (EF07AR09) - Pesquisar e analisar diferentes formas
de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos
paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Competência: Contextos e Práticas
CONTEÚDO: Dança,
MATERIAL DE APOIO:, Caderno do aluno 2ºbimestre pág. 08,
ATIVIDADES
PESQUISE NA INTERNET OS SEGUINTES
TEMAS
Tema 1 –
Balé Romântico
Tema 2 –
Balé Clássico
Tema 3 –
Balé de Ação
Tema 4 –
Dança Moderna- Rudolf Laban
Tema 5 –
Dança Moderna – Mary Wigman
Tema 6 – Dança
Moderna- Martha Grahan
_______________________________________________________________________________________
Semana: 29/06
Habilidades: (EF07AR09) - Pesquisar e analisar diferentes formas
de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos
paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF07AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas
diferentes manifestações das danças clássica e moderna, abordando,
criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e
contemporânea
CONTEÚDO: tipos e conceitos da dança clássica, tradicional, moderna e
contemporânea
MATERIAL DE APOIO: aulas do centro de mídias, Caderno do aluno 2ºbimestre pág.07 e 08,
ATIVIDADES
1 – Descreva o que é dança clássica,
moderna, tradicional e contemporânea?
APRECIAÇÃO
Tipos de
Danças: Clássica, Moderna e Contemporânea. 6º ano artes, 2015. Disponível em: http://6anoartes.blogspot.com/2015/05/tipos-de-dancas-classica-moderna-e.html . Acesso em: 18 mar. 2020.
____________________________________________________________________________________
Semana: 06/07
Habilidades: EF07AR10) Explorar elementos constitutivos do
movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna,
abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional
e contemporânea.
Competência: Contextos e Práticas
CONTEÚDO: Dança, fatores de movimento,
MATERIAL DE APOIO:, Caderno do aluno 2ºbimestre pág. 09 a10,
ATIVIDADES
PESQUISE sobre os fatores de
movimento (Tempo, Peso, Fluência e Espaço), elementos que combinados, geram as
ações corporais e o movimento dançado.
___________________________________________________________________________
Semana: 13/07 a 24/07
Habilidades: (EF07AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo,
peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações
corporais e o movimento dançado. (EF07AR14) Analisar e experimentar diferentes
elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora,
cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica,
individual e coletiva.
Oportunizar
CONTEÚDO: tipos e conceitos da dança clássica, tradicional, moderna e
contemporânea
MATERIAL DE APOIO: aulas do centro de mídias, Caderno do aluno 2ºbimestre pág.09 a 14,
ATIVIDADES
Responda as seguintes perguntas
1 - O que é dança clássica e dança
moderna? QUAL A diferença entre elas
2- O que é coreografia, figurino,
trilha sonora, cenário e iluminação na dança, comente sobre eles e sobre sua
importância para a dança clássica e moderna.
Apreciação
1. Clássicos – 30 anos de “O Quebra Nozes” da cia Cisne Negro
– “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EHit0UkGQMs . Acesso em 05 dez. 2019;”
2. ACERVO – Dança Coral Origens I de Maria Duschenes – 1990-
Teatro Municipal de São Paulo – “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=M7 bD6dzxfso . Acesso em 05 dez. 2019;”
3. E-Pormundos Afeto –
Projeto de arte-tecnologia (dança/performance) desenvolvido pelo Grupo de
Pesquisa Poéticas Tecnológicas (IHAC/UFBA) coordenado pela Profa. Ivani
Santana. www.poeticatecnologica.ufba.br: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ETA0a1PHGEs Acesso em 05 dez. 2019.”
ROTEIRO DE ATIVIDADES
Profª: Heidi Martins Tristão da Silva
Disciplina: Artes
Turma: 7ºA
Aulas: 04
Semana: 08/06
Habilidades: (EF07AR22) - Explorar e identificar diferentes formas de
registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e
procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de
registro em áudio e audiovisual.
Competência:
Notação e registro musical
CONTEÚDO: partitura não convencional
MATERIAL: Aula do dia 08/06 do centro de mídias,
caderno do aluno 1ºbimestre pag, 151 a 153
ATIVIDADES
1 – Crie uma partitura não
convencional usando símbolos, imagens, desenhos etc.
Exemplo:
___________________________________________________________________________
Semana: 15/06
Habilidades: (EF07AR09) - Pesquisar e analisar diferentes formas
de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos
paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
CONTEÚDO: Dança, sondagem
MATERIAL:, Caderno do aluno 2ºbimestre pag, 06
ATIVIDADES
1
– Responda as seguintes perguntas
1.
Quais estilos ou tipos de dança você conhece? Com qual você tem mais
identificação? 2. Qual deles você gostaria de praticar?
3.
O que há em comum nas formas de dança que foram lembradas por você?
4.
Para você, o que é dança clássica e dança moderna? Você já ouviu falar nesses
dois conceitos?
5.
Você saberia citar os elementos constitutivos do movimento dançado?
6.
Já estudou a história da dança tradicional e contemporânea? Comente.
7.
Conhece grupos de dança paulistas, brasileiros ou estrangeiros que apresentam
espetáculos de dança clássica ou moderna? Cite alguns.
___________________________________________________________________________Semana:
22/06
Habilidades: (EF07AR09) - Pesquisar e analisar diferentes formas
de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos
paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Competência: Contextos e Práticas
CONTEÚDO: Dança,
MATERIAL DE APOIO:, Caderno do aluno 2ºbimestre pág. 08,
ATIVIDADES
PESQUISE NA INTERNET OS SEGUINTES
TEMAS
Tema 1 –
Balé Romântico
Tema 2 –
Balé Clássico
Tema 3 –
Balé de Ação
Tema 4 –
Dança Moderna- Rudolf Laban
Tema 5 –
Dança Moderna – Mary Wigman
Tema 6 – Dança
Moderna- Martha Grahan
_______________________________________________________________________________________
Semana: 29/06
Habilidades: (EF07AR09) - Pesquisar e analisar diferentes formas
de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna,
reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos
paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas. (EF07AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento dançado nas
diferentes manifestações das danças clássica e moderna, abordando,
criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e
contemporânea
CONTEÚDO: tipos e conceitos da dança clássica, tradicional, moderna e
contemporânea
MATERIAL DE APOIO: aulas do centro de mídias, Caderno do aluno 2ºbimestre pág.07 e 08,
ATIVIDADES
1 – Descreva o que é dança clássica,
moderna, tradicional e contemporânea?
APRECIAÇÃO
Tipos de
Danças: Clássica, Moderna e Contemporânea. 6º ano artes, 2015. Disponível em: http://6anoartes.blogspot.com/2015/05/tipos-de-dancas-classica-moderna-e.html . Acesso em: 18 mar. 2020.
____________________________________________________________________________________
Semana: 06/07
Habilidades: EF07AR10) Explorar elementos constitutivos do
movimento dançado nas diferentes manifestações das danças clássica e moderna,
abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional
e contemporânea.
Competência: Contextos e Práticas
CONTEÚDO: Dança, fatores de movimento,
MATERIAL DE APOIO:, Caderno do aluno 2ºbimestre pág. 09 a10,
ATIVIDADES
PESQUISE sobre os fatores de
movimento (Tempo, Peso, Fluência e Espaço), elementos que combinados, geram as
ações corporais e o movimento dançado.
___________________________________________________________________________
Semana: 13/07 a 24/07
Habilidades: (EF07AR11) Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo,
peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações
corporais e o movimento dançado. (EF07AR14) Analisar e experimentar diferentes
elementos das danças clássica e moderna (coreografia, figurino, trilha sonora,
cenário, iluminação etc.) para composição cênica e apresentação coreográfica,
individual e coletiva.
Oportunizar
CONTEÚDO: tipos e conceitos da dança clássica, tradicional, moderna e
contemporânea
MATERIAL DE APOIO: aulas do centro de mídias, Caderno do aluno 2ºbimestre pág.09 a 14,
ATIVIDADES
Responda as seguintes perguntas
1 - O que é dança clássica e dança
moderna? QUAL A diferença entre elas
2- O que é coreografia, figurino,
trilha sonora, cenário e iluminação na dança, comente sobre eles e sobre sua
importância para a dança clássica e moderna.
Apreciação
1. Clássicos – 30 anos de “O Quebra Nozes” da cia Cisne Negro
– “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EHit0UkGQMs . Acesso em 05 dez. 2019;”
2. ACERVO – Dança Coral Origens I de Maria Duschenes – 1990-
Teatro Municipal de São Paulo – “Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=M7 bD6dzxfso . Acesso em 05 dez. 2019;”
3. E-Pormundos Afeto –
Projeto de arte-tecnologia (dança/performance) desenvolvido pelo Grupo de
Pesquisa Poéticas Tecnológicas (IHAC/UFBA) coordenado pela Profa. Ivani
Santana. www.poeticatecnologica.ufba.br: “Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ETA0a1PHGEs Acesso em 05 dez. 2019.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário