Esta atividade deve ser registrada em seu caderno
GLÂNDULAS
As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial que eliminam secreções.
Os tecidos epiteliais destacam-se por sua capacidade de secreção, além, é claro, do seu papel no revestimento do corpo. O epitélio que apresenta a função secretora é denominado glândula e é responsável pela produção de substâncias essenciais para o funcionamento do organismo.
Assista o vídeo!
Uma glândula pode ser formada por uma única célula isolada, recebendo a denominação de unicelular, ou apresentar várias células agrupadas, sendo denominada de pluricelular. Um exemplo de glândula unicelular é a célula caliciforme, que apresenta um formato semelhante a um cálice e caracteriza-se pela sua capacidade de secretar muco nas vias respiratórias e no trato gastrointestinal.
As glândulas pluricelulares são as encontradas em maior quantidade no organismo e são formadas a partir de epitélios que proliferam e adentram o tecido conjuntivo. De acordo com a forma como a liberação da secreção acontece, as glândulas são classificadas em endócrinas e exócrinas.
As glândulas endócrinas produzem hormônios e os liberam diretamente na corrente sanguínea.
Os hormônios são os produtos da secreção das glândulas endócrinas. Eles controlam diversas atividades no corpo humano, daí a importância destas glândulas. As glândulas endócrinas são reguladas pelo Sistema Nervoso, especialmente pelo hipotálamo.
As glândulas fazem parte do Sistema Endócrino e podem ser classificadas em três tipos:
- Exócrinas: Lançam os seus produtos para fora do corpo, através de ductos. São glândulas de secreção externa. Exemplos: glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas.
- Endócrinas: Lançam os seus produtos na corrente sanguínea. São glândulas de secreção interna.
- Mistas ou Anfícrinas: Atuam ao mesmo tempo como glândulas exócrinas e endócrinas. Exemplo: pâncreas.
Principais Glândulas e Hormônios
As principais glândulas endócrinas do corpo humano são:
Hipófise
A hipófise é considerada a glândula mestre do corpo. Ela é uma pequena glândula, aproximadamente do tamanho de uma ervilha, localizada na base do encéfalo.
A hipófise é dividida em duas partes: a anterior ou adeno-hipófise e a posterior ou neuro-hipófise.
Nela, são produzidos vários hormônios com diferentes atividades, veja na tabela abaixo:
Glândula Tireoide
A tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano, encontrada na região do pescoço.
A tireoide libera três hormônios:
- Triiodotironina (T3) e Tiroxina (T4): Dois hormônios relacionados e que apresentam iodo em sua composição. A maior parte do iodo é obtida da alimentação. Eles aceleram o metabolismo celular e consequentemente, aumentam o consumo de oxigênio e a produção de calor.
- Calcitonina: Diminui os níveis sanguíneos de cálcio e fosfato, o que provavelmente acelera a absorção de cálcio pelos ossos.
A tireoide também está relacionada com o Hipertireoidismo e Hipotireoidismo.
O hipertireoidismo é o funcionamento exagerado da tireoide. Essa situação acelera todo o metabolismo do corpo e a pessoa emagrece por gastar mais energia.
O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide trabalha menos e produz menos tiroxina. O metabolismo torna-se mais lento e pessoa gasta menos energia, com tendência a engordar.
Glândula Pineal
A glândula pineal é pequena, com formato oval e localiza-se entre os hemisférios cerebrais.
As funções da glândula pineal ainda são bastante controversas para a medicina. Uma de suas funções conhecidas é secretar o hormônio melatonina, um dos responsáveis pelos ciclos de sono.
A produção de melatonina é relacionada com a quantidade luz recebida na retina, juntamente com ação da glândula pineal. Com os olhos fechados e em um ambiente escuro e calmo, a produção de melatonina aumenta.
Supra-Renais
As glândulas supra-renais ou adrenais possuem formato piramidal e localizam-se acima de cada rim.
Os hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais são a adrenalina e a noradrenalina. Os dois atuam de modo independente.
- Adrenalina: A adrenalina serve como um mecanismo de defesa do organismo, preparando-o para uma situação de emergência. É responsável por elevar o nível de glicose no sangue.
- Noradrenalina: Hormônio relacionado com o raciocínio e emoções. A ação da noradrenalina no corpo é manter a pressão sanguínea em níveis normais.
Pâncreas
O pâncreas é uma glândula mista. Aqui vamos estudar a sua função endócrina. Ele localiza-se atrás do estômago, entre o duodeno e o baço. A porção endócrina do pâncreas secreta os hormônios insulina e glucagon, que se encontram em estruturas chamadas Ilhotas de Langerhans e são lançados diretamente nos vasos sanguíneos do pâncreas.
- Insulina: Hormônio responsável por diminuir o nível de glicose no sangue.
- Glucagon: Estimula o fígado a degradar glicogênio e liberar glicose quando o corpo precisa de energia.
Testículos
Os testículos representam as gônadas masculinas, que produzem os hormônios sexuais masculinos e os espermatozoides. Eles são duas glândulas de forma oval, que estão situadas na bolsa escrotal.
O principal hormônio produzido é a testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, como os pelos, modificações da voz, etc.
Ovários
Os ovários representam as gônadas femininas.
Os principais hormônios produzidos são o estrógeno e a progesterona.
- Estrógeno: responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual. Ele prepara o útero para uma possível gravidez.
- Progesterona: atua no ciclo menstrual e no útero.
Fonte: Brasil Escola - Toda Matéria - Canal Brasil Escola - Glândulas
Nenhum comentário:
Postar um comentário