quarta-feira, 8 de julho de 2020

Atividade/aula - 9 ano - Ciências - Prof Ezel - de 06 à 10/07/2020

                               VIDA E EVOLUÇÃO - Hereditariedade            
Habilidade - Discutir ideias sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
DOENÇAS GENÉTICAS
Doenças genéticas podem ser diagnosticadas com novo software ...
As doenças genéticas são aquelas que envolvem alterações no material genético, ou seja, no DNA.  Algumas delas podem possuir o caráter hereditário, sendo repassadas de pais para filhos.  Entretanto, nem toda doença genética é hereditária. Um exemplo é o câncer, ele é causado por alterações no material genético, mas não é transmitido aos descendentes.
Existem três tipos de doenças genéticas:
  • Monogenéticas ou mendelianas: Quando apenas um gene é modificado.
  • Multifatorial ou poligênicas: Quando mais de um gene é atingido e ocorre ainda interferência dos fatores ambientais.
  • Cromossômicas: Quando os cromossomos sofrem modificações em sua estrutura e número.
Por exemplo, sabemos que a espécie humana possui 23 pares de cromossomos, caso apresente a falta ou excesso de um deles surge uma doença genética.

Quais as doenças genéticas mais comuns?

As principais doenças genéticas em humanos são:

Síndrome de Down

A síndrome de Down é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21, ou seja, a trissomia do cromossomo 21.
21 de março - Dia Internacional da Síndrome de Down
Os portadores da síndrome apresentam fraqueza muscular, orelhas mais baixas que o normal, leve retardo mental e baixa estatura.
Anemia falciforme
Doença falciforme – Saiba o que causa essa anomalia genética ...
A anemia falciforme é uma alteração genética e com caráter hereditário, na qual as hemácias perdem o seu formato normal e adquirem a forma de foice. Essa condição dificulta a passagem das hemácias pelos vasos sanguíneos e compromete a oxigenação dos tecidos.




A diabetes é uma doença que compromete a produção do hormônio insulina, responsável por controlar o nível de glicose no sangue. No Brasil, aproximadamente 7% da população possui diabetes.

Câncer

Alguns tipos de câncer são causados por fatores genéticos. O termo representa um conjunto de doenças que se caracterizam pelo crescimento celular desordenado e que pode se espalhar pelo corpo.

Daltonismo

O daltonismo é uma herança ligada ao sexo, especificamente ao cromossomo X. Ele caracteriza-se pela incapacidade de distinguir cores, como o vermelho e o verde.
Como tornar o seu site acessível para daltônicos | Blog do Hugo

Doenças genéticas raras

Algumas doenças genéticas são extremamente raras, ou seja, apresentam baixa incidência na população. Conheça algumas das mais conhecidas:

Distrofia muscular de Duchene




A distrofia muscular de Duchene possui caráter recessivo e ligado ao cromossomo X. Ela caracteriza-se pela ausência da proteína distrofina, o que leva ao enfraquecimento dos músculos.

Fibrose cística



Fibrose Cística: a conscientização é o melhor tratamento ...

A fibrose cística é uma herança autossômica recessiva que se caracteriza pela produção de secreções que se acumulam nos pulmões e pâncreas.

Síndrome de Patau


SpotlightMed - Síndrome de Patau 👶🏼 #SpotlightMed... | Facebook

A síndrome de Patau ou trissomia do 13 é causada pela presença de um cromossomo a mais no par de número 13. A doença pode causar uma série de alterações físicas e fisiológicas.                                                                        

Síndrome de Turner


Resultado de imagem para sindrome de turner | Enfermagem




síndrome de Turner é uma doença genética caracterizada pela presença de apenas um cromossomo sexual X, o que dá origem ao seguinte cariótipo 45, X. Por isso, afeta apenas indivíduos de sexo feminino.

A doença acomete 1 a cada 3.000 nascimentos de mulheres. Além disso, a taxa de aborto pode chegar a até 97%.


Albinismo

O albinismo é uma doença de caráter autossômico recessivo. Ele compromete a produção da melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele, olhos e pelos. Por isso, as pessoas afetadas apresentam a pele bastante branca, além de cabelos e olhos claros.
Sobre o Albinismo.Você sabe o que é? | Toluna
                                                                                    Fenilcetonúria
A fenilcetonúria é uma herança autossômica recessiva. A doença impede a metabolização do aminoácido fenilalanina, o qual acumula-se no sangue e pode comprometer algumas funções do organismo, principalmente no cérebro.

Progeria


Terapia com inibidor da farnesiltransferase aumenta sobrevida de ...

A progeria manisfesta-se na infância e caracteriza-se por ser um envelhecimento acelerado, o qual pode ser até 7 vezes mais rápido do que o natural. Estima-se que atinja 1 a cada 8 milhões de nascidos. É comum que as pessoas com a doença vivam até aos 15 anos de idade.

Hipertricose

A hipertricose é uma condição bastante rara, caracterizada pelo crescimento excessivo dos pelos, os quais cobrem praticamente todo o corpo. Estima-se que a hipertricose acometa 1 a cada 1 bilhão de nascidos.

TECNOLOGIA EM PAUTA!
Software identifica doenças genéticas raras a partir de imagens faciais
Pesquisadores do Projeto Crânio-Face Brasil do Departamento de Genética da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participaram do desenvolvimento de um software de reconhecimento facial para síndromes genéticas raras, como a Síndrome Velocardiofacial DiGeorge, conhecida por provocar fissura labiopalatina, popularmente chamada de lábio leporino.
Fonte: Toda Matéria - Doenças genéticas; Faculdade Ciências Médicas - Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts