quarta-feira, 22 de julho de 2020

Atividade/aula - Ciências - 6 ano - Prof Ezel - 20 à 24/07/20


Esta atividade deve ser registrada em seu caderno


Habilidade: Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na compreensão das estruturas básicas e respectivas funções.

INTERAÇÃO SISTEMA LOCOMOTOR E SISTEMA NERVOSO



Enquanto você está aí sentado lendo este texto , seu sistema nervoso está realizando várias funções. O sistema visual está processando o que você está lendo, o sistema motor controla o clique no mouse e a descida ou subida da barra de rolagem, e a parte frontal de seu cérebro mantém sua atenção focada. Mas isso não é tudo, ele também está controlando nesse exato momento sua respiração e a temperatura de seu corpo. O sistema nervoso é o centro de controle de seu corpo, e ele regula tudo, inclusive as relações entre seus ossos e músculos que promovem a sustentação de seu corpo e permitem a sua movimentação. Vamos ver aqui as características e componentes dos sistemas esquelético e muscular e como eles se relacionam no movimento.

Pontos Principais

  • Sistema esquelético
  • Articulações
  • Sistema muscular
  • O movimento

Introdução

Os sistemas esquelético e muscular juntos sustentam nosso corpo e permitem uma enorme variedade de movimentos.  Já os músculos e juntas puxam os ossos para um lado ou outro, permitindo inúmeros movimentos como o caminhar, correr, pegar objetos etc.. A contração e relaxamento dos músculos são controlados pelo sistema nervoso.             Podemos então dizer que nossa movimentação é resultado da interação de três sistemas, o nervoso, muscular e esquelético.

O esqueleto humano

O esqueleto possui cinco funções principais:
  1. Sustentar o corpo;
  2. Estocar minerais (cálcio e ferro) e lipídios;
  3. Produzir células sanguíneas;
  4. Proteger os órgãos internos e,
  5. Permitir o movimento.
O esqueleto humano é formado por 206 ossos. Ele é dividido em duas partes, segundo a função: esqueleto axial e o esqueleto apendicular.

Esqueleto axial

O esqueleto axial é formado pelo crânio, ossículos do ouvido interno, osso hióide, caixa torácica e coluna vertebral. Sua função é promover suporte e proteger o cérebro, a coluna espinhal e os órgãos que estão na cavidade ventral do corpo. Além disso, ele oferece superfícies de ligação para os músculos que permitem os movimentos da cabeça, pescoço e tronco; e para aqueles que estão envolvidos nos movimentos respiratórios.
O crânio sustenta a face e protege o cérebro. Também oferece local de ligação para os músculos da cabeça e do pescoço.                                  Os ossículos do ouvido interno participam do processo de audição, transmitindo as ondas sonoras para o interior do ouvido. Os ossos da face formam cavidades para três órgãos do sentido, a saber, olhos, boca e nariz. Também protegem as entradas dos sistemas respiratório e digestório, além de servirem de local de ligação para os músculos da face.                                                                                                            O osso hióide está localizado abaixo da mandíbula e na frente do pescoço. Ele está ligado aos músculos da mandíbula, laringe e língua, atuando como uma base móvel para a língua, participando então dos movimentos da fala, respiração e deglutição.
A coluna vertebral sustenta a cabeça, envolve e protege a medula espinhal e atua como ponto de ligação dos músculos das costas e pescoço. Ela é formada por 24 vértebras, o osso sacro e cóccix. Cada vértebra possui um grande buraco central por onde passam os nervos da medula espinhal.

As vértebras são separadas umas das outras por discos de cartilagem. Estes discos intervertebrais permitem os movimentos da coluna e atuam como amortecedores de choques quando caminhamos, andamos ou pulamos.      
                     
                                                                                            
A caixa torácica é formada pelas costelas, o osso esterno, as vértebras torácicas e as cartilagens dorsais. Ela envolve e protege os órgãos da cavidade torácica, entre eles o coração e os pulmões. Também funciona ponto de apoio para o diafragma, os músculos das costas, pescoço, peito e ombros. Está envolvida no processo de respiração através da variação de seu tamanho.

Esqueleto apendicular

O esqueleto apendicular compreende os membros superiores e inferiores, os ombros e a pélvis.

A pélvis é fortemente unida ao esqueleto axial por diversos ligamentos, porque ela suporta o peso de quase todo o corpo e é responsável pela locomoção.

Articulações

Articulação ou junta é o nome dado a toda junção de dois ossos. Elas dão estabilidade ao sistema esquelético e estão relacionadas aos tipos de movimentos que podemos realizar com cada parte do nosso corpo.

Sistema muscular

A movimentação dos ossos se dá pelas contrações dos músculos, que ocorre sob o comando do sistema nervoso. Como os músculos se prendem aos ossos pelos ligamentos, cada contração muscular deslocará o osso em uma determinada direção.
A contração é a especialidade das fibras que compõem os músculos. É através das contrações e relaxamentos dos músculos que ocorrem todos os movimentos do corpo, sejam eles voluntários (dependem da nossa vontade) como levantar, pegar uma caneta, andar, correr etc., ou involuntários (não dependem da nossa vontade) como o batimento cardíaco, a digestão e a respiração.
O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos, que são classificados em três tipos: músculo estriado cardíaco, músculo estriado esquelético e músculo liso.
Estriado esquelético   -                  Liso              -     Estriado cardíaco

Os músculos estriados esqueléticos formam o esqueleto muscular, ligam-se aos ossos e à pele e controlam todos os movimentos que fazemos conscientemente, ou por vontade própria. Como suas contrações podem ser controladas pelo pensamento, os músculos que compõem esse esqueleto são chamados também de voluntários. São estriados porque possuem fibras quando observados ao microscópio.
Os músculos lisos forram todos os espaços ocos dos órgãos, como por exemplo, o estômago, intestino e bexiga urinária. Eles contraem e relaxam independente da nossa vontade, por isso são chamados de involuntários.
O músculo estriado cardíaco só é encontrado no coração. Apesar de ser estriado, ele não está sob o controle da consciência, e por isso o coração bate - contraindo e relaxando - independente da nossa vontade.
Fonte: Khan Academy - Sistema Locomotor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts