Roteiro : 01/2020 – 2º Ano A – EM - ARTE E SUAS LINGUAGENS
Profª: Niuzelina da Silva Sinzato Telles
1º roteiro: Dia 10/08/2020 até dia de entrega 17/08/2020.
2.Tema: TEATRO
3. Habilidades: (EM02AR31)
Identificar fontes e documentos pertinentes à obtenção de informações
desejadas
4. Leitura:
Teatro: obras de
representações, imitações, arte.
Teatro:
Local/Prédio em que ocorreram fatos,
representam obras dramáticas, ou se
apresentam espetáculos.
As primeiras sociedades primitivas acreditavam
que a dança imitativa e influenciava os
fatos necessários à sobrevivência através de poderes sobrenaturais, por isso
alguns historiadores assinalam a origem do teatro a partir deste ritual.
Em seu desenvolvimento, o teatro passa a
representar lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro apareceu na Grécia
Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a
Dionísio, o deus do vinho e da alegria.
A arte
de representar prosperou em terrenos sagrados na Índia, Egito, Grécia, China e
nas Igrejas da Idade Média. O modo pelo qual o homem descobriu para revelar
seus sentimentos de amor e ódio.
A implantação do teatro no Brasil ocorreu em
razão do empenho dos jesuítas em catequizar os índios. (Brasil escola)
Elementos
da linguagem teatral
Nas peças teatrais, podemos identificar três
elementos centrais, a partir dos quais a trama pode ser criada e desenvolvida.
Esses elementos são: Os personagens, as
ações, e o espaço cênico.
Os personagens
são elementos fundamentais para que o dramaturgo leve adiante qualquer
história. São as emoções, as ações e reações, as trajetórias e as relações
entre os personagens de uma trama que conduzem uma peça teatral. Muitas vezes,
o teatro também utiliza personagens alegóricos que representam ideias, valores
ou tipos sociais, como a justiça, a pobreza ou o trabalhador.
A interação entre os personagens, a sucessão de
eventos a que estão sujeitos, suas escolhas, seus atos e suas consequências são
exemplos de ações - ou
acontecimentos - que constituem uma trama teatral. Para que uma peça seja
escrita, o dramaturgo utiliza esses acontecimentos como fio condutor, construindo
a história por meio das cenas que acontecem uma após a outra. O termo ação, no
teatro, refere-se ao desenrolar dos acontecimentos, ao andamento da trama.
As ações são construídas pelos personagens no espaço cênico. Ele pode ser a
representação de um lugar real ou verossímil, como nas peças realistas, ou um
lugar sem nome, fictício ou simbólico, como os espaços vazios e misteriosos. O
palco costuma ser o lugar tradicional da encenação teatral, mas muitos grupos
também se apresentam nas ruas, em parques, praças ou outros espaços
alternativos.
5. Atividades: Percepção e espaço.
- Com um colega,
(parente, vizinho ou morador de sua casa) desenvolva a atividade. Um de
vocês devem ficar de olhos fechados o tempo todo, sem falar,
enquanto o outro se posiciona atrás, colocando ambas as mãos sobre seus
ombros para ser seu guia.
- Em seguida, o guia
deve conduzir a pessoa que estiver de olhos fechados pelo espaço, usando
alguns comandos que devem ser combinados antes com o outro. Como ex: Quem
está atrás, conduz o da frente. Empurre os ombros para frente para
acelerar os movimentos. apertar mais forte para ir mais devagar. Empurrar
um lado para baixo e vice versa, fazer rodopiar, agachar e virar, sem
tirar as mãos do ombro outro. Se apertar os dedos na frente, pare. Se for
atrás, siga.
- Depois de 2 minutos de experimentação,
troque de lugar com o outro.
- Converse com o outro sobre como foi
conduzida a ação, quem ganhou os movimentos, sensações sentidas, como cada
um representou os 2 papéis, qual o personagem foi o mais forte na situação
e por quê.
- Registre cada situação no caderno. Local,
quem participou, a 1º vez, (atos de cada um) a 2º vez (atos de cada um).
Suas opiniões e o motivo.
- Responda as páginas 89 e 91 do caderno do
aluno.
OBS: Lembrando que não é necessário copiar a matéria, mas sim a devolutiva da mesma, de preferência dentro do prazo. Me enviem a foto do trabalho ou postem no blogger da escola com o seu nome, ano que está cursando e deixem registrado no caderno. Podem fazer como power point, almaço, desenhos, colagens, vídeos, assemblages, livros ou qualquer material disposto no momento para vocês. Livres para figurinos, maquiagens, cenários, etc...Lembrem-se que estamos estudando teatro.
“Não esqueçam o diário
de sala.”
Bons estudos, se
cuidem!
Um abraço e até a
próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário