3º Bimestre – ARTE - 3º Ano A – EM – Profª Niuzelina da Silva Sinzato
Telles
De 03/08/2020 ao dia 16/10/2020. (51 dias letivos) (22 aulas)
3º roteiro – 2
aulas - dia 31/08/2020 até dia entrega 08/09/2020
Tema: TEATRO
Habilidades:
(EM03AR31) Possibilitar a
criação e exposições de obras, criando a contextualização e o diálogo entre os
educandos.
(EM03AR32) Uso da tecnologia
e suas inovações para criação de projetos e exposições de seminários das
diversas linguagens artísticas.
Leitura: Gêneros de teatro
1. Auto
2. Comédia
3. Drama
4. Farsa
5. Mímica
7. Ópera
8. Musical
9. Revista
10. Stand-up
comedy
11. Surrealismo
12. Tragédia
13. Tragicomédia
14. Teatro na
escola
15. Teatro de
feira
17. Teatro invisível
20. Teatro lambe-lambe
21.
21. Circo
Dicionário do Teatro:
PALCO: Estrutura sobre a qual são conduzidas as
representações teatrais em uma casa de espetáculos. Os palcos assumem as mais
variadas formas e localizações em função da plateia.
BASTIDORES: Pares de painéis verticais retangulares, de
madeira e pano, que escondem do espectador as dependências laterais do palco.
São também chamados pernas.
CAMARIM: Recinto reservado, próximo ao palco, onde os atores
se vestem e se maquilam para a cena, ajudados pelos técnicos das áreas
respectivas.
CENÁRIO: Conjunto recursos visuais utilizados para criar o
ambiente e a atmosfera própria na representação do drama. Compreende painéis,
móveis, adereços, bambolinas, bastidores, efeitos luminosos, projeções etc.
CORTINA: Peça, geralmente em tecido, que resguarda o palco.
Abre e fecha nas mudanças de ato, e ao fim ou início do espetáculo.
ESPAÇO CÊNICO: Área do palco ocupada com a representação.
Divide-se primeiramente em direita e esquerda, conforme a visão do público.
PROSCÊNIO: Um avanço do palco, além da boca de cena, que se
projeta para a plateia. Seu limite, comumente em forma de arco, é a ribalta.
PÚBLICO: São os frequentadores do teatro e os que apenas
ocasionalmente assistem a um espetáculo teatral. É chamado plateia por extensão
do nome da parte do auditório fronteira ao palco, devido a grande parte dos
teatros disporem apenas desses assentos. O público também se dispõe nas
GALERIAS, FRISAS e CAMAROTES, quando o teatro dispõe destas estruturas.
HALL ou FOYER: Área externa dos auditórios, onde geralmente
se realizam coquetéis, apresentações, exposições, vernissages (abertura de
exposições) etc.
ILUMINAÇÃO: Conjunto de lâmpadas e refletores que iluminam o
palco, o auditório, ou que são usados para efeitos especiais no cenário.
FIGURINO: Vestimenta utilizada pelos atores para
caracterização de seus personagens de acordo com sua natureza, e identifica,
geralmente, a época e o local da ação. Traje de cena.
EQUIPE DRAMÁTICA: A produção de um espetáculo teatral depende
do trabalho de vários componentes, cada qual com funções específicas.
ATOR ou INTÉRPRETE: Intérprete de um papel teatral. O que
interpreta um personagem.
CENÓGRAFO: Também chamado cenarista, é aquele que cria o
projeto cenográfico e monta o espaço cênico de modo realista ou conforme
idealizado pelo dramaturgo.
DIRETOR: Coordenador geral de todos os aspectos envolvidos
com o espetáculo, aprova a escolha do elenco, o cenário, o figurino,
iluminação, etc. É também chamado de DIRETOR GERAL, quando a equipe compreende
outros diretores de áreas específicas como DIRETOR DE ATOR, DIRETOR DE CENA,
DIRETOR MUSICAL, etc.
DRAMATURGO: É o literato que escreve a peça teatral. Autor de
um texto dramático, que é a literatura destinada ao teatro.
ELENCO: É o conjunto de atores em uma representação teatral.
FIGURANTE: Pessoa que entra em cena para fazer um papel
anônimo, como parte de grupos ou da multidão.
FIGURINISTA: É aquele que cria, orienta e acompanha a feitura
dos trajes para um espetáculo teatral.
ILUMINADOR: É o técnico que faz o projeto de luz para um
espetáculo de teatro, com os efeitos adequados ao clima do drama e à
valorização do trabalho do ator.
PONTO: Técnico da equipe de produção que acompanha o
desenrolar da representação a partir de um ponto no proscênio, e lê o roteiro
ao longo do espetáculo de modo a ajudar os atores no diálogo e nos movimentos
em cena. Ocupa um fosso cujo alçapão ou anteparo o mantém oculto para a
assistência.
Atividades:
1.Assistam aos vídeos abaixo, e façam um vídeo seu de + ou – 3 ou 4 minutos, envolvendo um dos gêneros teatrais acima.
2.Assistam as aulas online APP CMSP e TV Educação,
respondam as perguntas no caderno, fotografe e me envie.
3.Respondam o caderno do aluno, fotografe e me
envie.
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=ObQ5WDvjrr8
https://www.youtube.com/watch?v=xrhwph4G6EE
https://www.youtube.com/watch?v=0_AEhhdo6xE
https://www.youtube.com/watch?v=2mZC6GbUn0E
OBS: Lembrando que não é necessário copiar a
matéria, mas sim a devolutiva desta, de preferência dentro do prazo. Me enviem
o vídeo do trabalho ou postem no blogger da escola com o seu nome, ano
que está cursando e deixem registrado no caderno. Podem fazer como power point,
almaço, desenhos, colagens, vídeos, assemblages, livros ou qualquer material
disposto no momento para vocês. Livres para figurinos, maquiagens, cenários,
etc. Lembrem-se que estamos estudando TEATRO.
“Não esqueçam o diário de
sala.”
Bons estudos, se cuidem!
Um abraço e até a próxima
semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário