segunda-feira, 17 de agosto de 2020

6º ANO - ARTE (3º BIMESTRE)

6º ano / 3º Bimestre

Habilidades:

*      Explorar, reconhecer, apreciar e analisar as lendas folclóricas e a cultura popular brasileira, garantindo  a continuidade das nossas tradições, fruto da herança dos povos que contribuíram para nossa formação como fonte capaz de permitir o reconhecimento de nossa verdadeira identidade cultural.

 

LENDAS FOLCLÓRICAS

Boitatá

O boitatá faz parte do folclore brasileiro que aparece em forma de uma grande serpente. Seus enormes olhos que emanam uma intensa luz de fogo são capazes de cegar a quem ousar a encará-los.

De acordo com a lenda, o boitatá foi o único sobrevivente de um grande dilúvio que exterminou todo o planeta Terra. Na tentativa de sobreviver, o boitatá entrou em um buraco, do qual permaneceu no escuro. Por causa disso, seus olhos cresceram e a entidade desde então só podia aparecer durante o período da noite, pois de dia não conseguia enxergar.

Boto

Tudo leva a crer que lenda do boto tenha surgido na região do Amazônia. O boto é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que seduz as mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio e se transforma em um boto.

Curupira

Diz a lenda que o curupira é um grande protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.

Lobisomem

Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transforma-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos quem encontrar pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.

Mãe-D’água

Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d’água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

Corpo-seco

É uma espécie de assombração que fica assustando as pessoas nas estradas. Em vida, era um homem que foi muito malvado e só pensava em fazer coisas ruins, chegando a prejudicar e maltratar a própria mãe. Após sua morte, foi rejeitado pela terra e teve que viver como uma alma penada.

Mula-sem-cabeça

Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Mãe-de-ouro

Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.

Saci- Pererê

O Saci-Pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.

 Comadre Florzinha

É uma fada pequena que vive nas florestas do Brasil. Vaidosa e maliciosa possui cabelos compridos e enfeitados com flores coloridas. Vive para proteger a fauna e a flora. Junto com suas irmãs, vivem aplicando sustos e travessuras nos caçadores e pessoas que tentam desmatar a floresta.

Negrinho do Pastoreio

 

O Negrinho do Pastoreio é uma lenda do folclore brasileiro que surgiu no Rio Grande. Diz a lenda, que havia um menino negro escravo, de quatorze anos, encarregado de cuidar dos cavalos no pasto.

Certo dia, o menino voltou do trabalho e foi acusado pelo patrão de ter perdido um dos cavalos. O fazendeiro mandou açoitar o menino, que teve que voltar ao pasto para recuperar o cavalo. Sem êxito o menino voltou à fazenda sem o cavalo e foi açoitado novamente, porém desta vez ele foi colocado nu em um formigueiro até a manhã seguinte. O patrão foi ver o estado do menino escravo e ficou surpreso. O garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio que havia sumido.

O Negrinho do Pastoreio tem a fama de ajudar a encontrar objetos perdidos se solicitado, como recompensa a pessoa deve acender velas ou comprar uma flor e oferecer para ele.

 

ATIVIDADES:

 

  •          Ler o texto, e registrar no caderno as partes que você julgar mais importantes de cada lenda.

  •           Agora, procure na lista a seguir quais os personagens que você terá que confeccionar:

 

ANA CLARA TRUDES CORDEIRO -  BOITATA + MÃE-DE-OURO

 

ARTHUR LORENZO MATOS -   BOTO + SACI PERERE

 

DAVI CEZAR PEREIRA FELIX -  CURUPIRA + NEGRINHO DO PASTOREIO

 

EVELLIN AQUINO DE SOUZA -  LOBISOMEM + COMADRE FLORZINHA

 

GLENDHA DIAS SALDANHA -  MÃE-D´ÁGUA + MULA SEM CABEÇA

 

GUILHERME MATOS DA SILVA -  CORPO SECO + BOITATA

 

JOAO VICTOR ALMEIDA DA GAMA -  BOTO + COMADRE FLORZINHA

 

JULIA NOVAES SILVA -  CURUPIRA + MÃE- D´ÁGUA

 

MARIA EDUARDA PASSOS MINEIRO -  LOBISOMEM + CORPO SECO

 

MATEUS EDUARDO COSTA -  MULA SEM CABEÇA + MÃE-DE-OURO

 

PABLO HENRY FORTES – SACI PERERE + NEGRINHO DO PASTOREIO

 

PEDRO HENRIQUE RODRIGUES      -  BOITATA + COMADRE FLORZINHA

 

RAFAELA BARONE LOUSANO  -  CORPO SECO + MÃE-DE-OURO

 

RUAN DA SILVA RODRIGUES  -  SACI PERERE + NEGRINHO DO PASTOREIO

 

SARA DE LIMA BARROS  -  MULA SEM CABEÇA + MÃE-D´ÁGUA

 

SARAH MACIEL RIBEIRO  -  LOBISOMEM + CURUPIRA

 

THIAGO RIO BRANCO PONTES  - BOTO + BOITATA

 

VICTOR BRAGA JUSTINIANO  -  MULA SEM CABEÇA + CORPO SECO

 

VICTORIA SANTOS DE OLIVEIRA    - MÃE-D´ÁGUA + BOTO

 

VICTORIA SILVA DE CASTRO  - MÃE-DE-OURO + COMADRE FLORZINHA

 

  •           Pesquise em sites de busca (Google, youtube, etc) como fazer a dobradura dos seus personagens, faça a dobradura e reserve.


  •  ·         Em uma folha de sulfite, faça um cenário, ou seja, o lugar onde o personagem da lenda vai estar (floresta, cidade, praça, cemitério, campo, etc), não esqueça de colorir com capricho. Depois de criar o cenário, faça a dobradura do personagem e cole no cenário.
 
  •          Você deve fazer isso com os dois personagens que foi selecionado para você na lista.
 
  •          Faça com capricho, tire uma foto dos trabalhos prontos e envie para a professora no whatsapp.


BOM TRABALHO!!!!

2 comentários:

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts