Objetivo
Discutir
a ocorrência de distúrbios nutricionais (obesidade, subnutrição, falta de aptidão
na prática esportiva, etc.), entre crianças e jovens a partir da análise de
seus hábitos alimentares, quantidade de alimento ingerido e prática de
atividade esportiva.
Habilidades
Organizar
um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares
(nutrientes e calorias) e nas necessidades individuais (como atividades
realizadas, principalmente esporte, idade, sexo etc.) para a manutenção da
saúde do organismo.
Material necessário
- Internet;
-
Cartolina ou sulfite;
- Diário de
pratica e vivencia (caderno);
Uma
alimentação saudável aliado a prática de atividade esportiva, são sinônimo
de uma vida saudável. A partir da alimentação e da prática esportiva é
possível prevenir várias doenças crônicas, como câncer, problemas cardíacos,
obesidade, anemia, desnutrição, entre outros. Frutas, verduras, legumes e
cereais integrais, contém vitaminas, fibras e outros compostos necessários ao
bom funcionamento do organismo e por isso devem ser ingeridos com frequência. Como
vivemos em uma sociedade, em que tempo é dinheiro, acabamos nos alimentando com
produtos industrializados que não oferecem os nutrientes que o nosso organismo
precisa, deixando-nos à mercê de várias doenças e a falta de aptidão esportiva.
É muito
importante que nós, educadores, conscientizemos nossas crianças do que é uma
alimentação saudável, da prática de atividades esportivas e quais os benefícios
que ela nos traz, e é com esse intuito que propomos a seguinte atividade. A
partir dessas questões vocês devem ter maior consciência de como está a sua
alimentação e o que podem fazer para mudá-la para melhor.
a). Não
bebo muita água;
b). Menos
de quatro copos;
c). Mais
de cinco copos;
a). Uma
ou duas vezes por dia;
b). De
três a quatro vezes por dia;
c). Mais de cinco vezes por dia
3). Como costuma ser o seu café da manhã?
a). Café
preto e no máximo, um biscoitinho;
b). Café
com leite ou chocolate, pão branco, margarina, queijo e presunto;
c). Frutas e sucos naturais, cereais integrais,
tapioca, pão integral;
a). Não
como frutas, nem bebo suco natural de frutas todos os dias;
b). Três
unidades;
c). Duas
ou menos unidades por dia;
a). Não
levo nenhum tipo de lanche;
b). Chocolates,
pães, bolachas recheadas, salgadinhos, refrigerante;
c). Frutas, iogurte, barrinha de cereal, sanduíche de pão integral;
6). Você consome algum tipo de verdura ou legume?
a). Não
consumo nem verdura, nem legume;
b). Duas
ou menos vezes por semana;
c). Todos os dias;
7). Quantas vezes por semana você consome carne vermelha?
a). Todos
os dias;
b). Não
consumo carne vermelha;
c). Duas vezes ou mais;
8). Quantas vezes por semana você pratica atividades físicas?
a). Todos
os dias;
b). Duas
vezes ou mais
c). Não
pratico nenhuma atividade física;
a). Gordura
animal ou manteiga;
b). Óleos
vegetais (soja, girassol, algodão, canola);
c). Margarina
ou gordura vegetal;
a). Não
tomo refrigerantes;
b). Três
ou menos vezes por semana;
c). Todos
os dias;
Depois de ler e avaliar as questões, responda:
a). O que
significa alimentos saudáveis?
b). O
que significa alimentos não saudáveis?
c).
Quais os benefícios da alimentação saudável aliado a pratica de atividade
esportiva? Cite exemplos (pode desenhar).
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