4º Roteiro: Dia 14/09/2020 até a entrega 28/09/2020 - (4 aulas).
TEMA:
TEATRO
HABILIDADES:(EM01AR33) (EM01AR34)
LEITURA: Profissões
relacionadas ao teatro
Aderecista:
Responsável pela construção dos objetos/adereços que se utilizam em cena.
Ator/Atriz: Pessoa
que representa uma personagem teatral.
Autor: Criador da
obra literária. O autor tanto pode criar textos dramáticos originais, como
adaptar textos literários para textos dramático, reescrevendo e
transformando-o.
Auxiliar de camarins:
Ajuda a vestir e a despir os atores e trata da manutenção do guarda-roupa do
espetáculo.
Bilheteiro:
Funcionário que vende os bilhetes para o espetáculo. (Hoje, compra-se
principalmente pela internet).
Compositor:
Responsável pela criação de uma partitura musical.
Carpinteiro: Constrói
ou repara cenários, adereços de cena, ou outros equipamentos em madeira.
Cenógrafo:
responsável pelos conceitos artísticos da cenografia.
Coreógrafo:
Responsável pelos movimentos cênicos. Ensaia e cria as danças.
Contrarregra:
Acompanha o espetáculo, responsabilizando-os pela mudanças de cenário,
figurinos, tirando e colocando em cena adereços nos seus devidos lugares. É
também o representante imediato do diretor de cena, que tem a função de marcar
as entradas dos atores em cena. O sinal dado para indicar o início do
espetáculo também é realizado pelo contrarregra.
Costureiros(as):
Confecciona (costura) os figurinos (guarda-roupa da peça) desenvolvidos pelo
figurinista.
Diretor de atores:
profissional especializado na interpretação que pode assessorar o encenador
quanto as possibilidades e recursos interpretativos aplicáveis e determinada situação
dramatúrgica, objeto da cena a trabalhar.
Diretor musical:
Ensaia os atores no canto e observa atentamente a montagem técnica do som do
espetáculo.
Encenador: Responsável
pela criação artística de um espetáculo. Orienta os ensaios e ajuda os atores
na criação das personagens. Marca o espetáculo (indicando aos atores o local
onde devem estar em determinado momento da peça, ou texto).
Figurinista: Criativo
que desenha e acompanha a execução dos figurinos.
Frente sala:
Funcionário que acompanha os espectadores até os seus respectivos lugares
Maquiador/Visagista:
Através da maquiagem (pintura de rosto ou corpo), cuida da imagem do ator/atriz
antes de entrar na cena, para que o mesmo possa ficar “igual” à personagem que
irá representar em palco.
Operadores de Luz e
Som: Iluminista. Técnicos que executam a montagem e operação de luz ou do som
durante todo o espetáculo de acordo com os planos do encenador.
Produção: Equipe que
define todas as estratégias de organização, preparação, divulgação, venda de
espetáculos e relações públicas.
Secretário de
produção: Assegura a venda dos espetáculos. Tem a responsabilidade logística dos
artistas e da equipe técnica, marcação de viagens, carros, hotéis, etc. Tem a
responsabilidade de contatar e angariar possíveis patrocínios e /ou apoios.
Serralheiro: Operário
que constrói ou repara cenários, adereços de cena ou equipamentos em metal.
(CIA de Teatro “O
SONHO”).
CARTAS
(MODELO)
“Momentos
do coração”
“Peruíbe,
14 de setembro de 2020.
Queridos
alunos!
Poderia dizer que
estou bem, não fosse a imensa saudades que tenho de todos vocês. Tenho saudades
da lousa riscada, do barulho das cadeiras, das risadinhas, das broncas por
estarem usando o telefone em horário impróprio (que ironia, né?), do atraso
depois do recreio para voltarem a sala, sempre suados e agitados, em tempos de
calor, causando todo tipo de confusão ao passarem pela porta.
Sinto saudades de nossas brincadeiras (sim, estudávamos
muito, mas também nos divertíamos), do material esquecido, dos rostos felizes,
amuados, sonolentos ou bravos de vocês. Dos trabalhos realizados, concluídos
com parceria e opiniões diferentes. Sinto falta da minha mesa!!! Nunca pensei
nisso antes, mas aquela mesa desconfortável do professor, me faz falta!!! Do
material pesado que carregava, e que agora só me desloca de um lado para outro
dentro da minha casa. Sinto falta das festinhas, das brincadeiras, mas também
das broncas, discussões, enfim, tudo o que se espera de uma boa sala de aula.
É, meus queridos alunos, os tempos mudaram. E desta
vez, sabemos que nunca mais será a mesma coisa, nunca mais será igual. Pois
ensaiamos, ensaiamos e ensaiamos....Mas não pulávamos de vez. Agora é coisa
séria. Mudamos nossa Era. Pulamos para a Era da Tecnologia sem aviso, na
surpresa, no afastamento social, perdendo pessoas queridas e conhecidas, muitas
por nós amadas. Pulamos para a Era da Tecnologia com sofrimento, com medo, com
anseios. Mas também, pulamos para uma Era Especial, significativa e necessária!
Uma Era onde temos que nos reinventar, criar, aproveitar as oportunidades, não
ficar para trás.
Uma nova Era, onde temos a oportunidade de aproveitar o
máximo do tempo com pessoas que amamos e aprender a respeitá-las, poder dizer o
que sente, mesmo para aqueles que um dia nos magoaram, dentro de sua
individualidade e direitos. Uma nova Era, onde aprendemos a valorizar cada
pequeno avanço, cada pequena coisa, cada pequeno momento...E por tudo isso, eu
tenho muita Gratidão! Gratidão pela benevolência! Gratidão pela sabedoria!
Gratidão pela vida!
Me despeço de vocês, ainda com muita saudade, mas com a
certeza de que breve nos encontraremos, todos saudáveis e felizes.
Fiquem bem e se cuidem!
Sua professora que tanto os ama,
Niuzelina da Silva Sinzato Telles”
ATIVIDADES:
Baseados na carta
acima
1.
Escolha
uma profissão relacionada ao teatro. (acima, leitura)
2.
Escreva
uma carta para alguém, usando o tema escolhido, onde você terá que convencer a
pessoa a te dar o cargo para preencher a vaga do profissional que escolheu.
3.
Direcione
a carta seguindo o modelo acima (1º Cidade e data, destinatário e saudações, o
assunto principal e no final despeçam-se e assinem), usando o que for
disponível para que ela realmente se torne uma obra de arte e você consiga o
emprego.
4.
Usem
todo o material, pesquisa, desenhos, figuras, montagens, vídeos e filmes, sua
história artística, o motivo, figurinos, enfim...
5.
Vocês
mesmos deverão fazer os envelopes.
Do envelope: Frente: Remetente e endereço
Verso:
O destinatário e o endereço.
6.
Façam
um vídeo lendo a carta. Fotografem a carta e o envelope. Me enviem todo o
material.
OBS: Eu
escrevi uma carta aos meus alunos, porém vocês podem enviar para pais, mães, parentes
em geral, amigos, professores, Stúdios, etc...
Respondam as perguntas do caderno do aluno.
Assistam as aulas pelo APP CMSP ou pela TV Educação.
Enviem as atividades dentro do prazo, para não perderam
pontos.
Bons estudos e se cuidem!
Até a próxima aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário