segunda-feira, 14 de setembro de 2020

4º roteiro- 3º bim - 2º Ano A- ARTE - Profª Niuzelina da Silva Sinzato Telles

 

Roteiro: Dia 14/09/2020 até a entrega 28/09/2020 - (4 aulas).

TEMA: TEATRO

HABILIDADES:(EF09AR26)(EM02AR33)(EF09AR27).

 

LEITURA: Profissões relacionadas ao teatro

 

Aderecista: Responsável pela construção dos objetos/adereços que se utilizam em cena.

Ator/Atriz: Pessoa que representa uma personagem teatral.

Autor: Criador da obra literária. O autor tanto pode criar textos dramáticos originais, como adaptar textos literários para textos dramático, reescrevendo e transformando-o.

Auxiliar de camarins: Ajuda a vestir e a despir os atores e trata da manutenção do guarda-roupa do espetáculo.

Bilheteiro: Funcionário que vende os bilhetes para o espetáculo. (Hoje, compra-se principalmente pela internet).

Compositor: Responsável pela criação de uma partitura musical.

Carpinteiro: Constrói ou repara cenários, adereços de cena, ou outros equipamentos em madeira.

Cenógrafo: responsável pelos conceitos artísticos da cenografia.

Coreógrafo: Responsável pelos movimentos cênicos. Ensaia e cria as danças.

Contrarregra: Acompanha o espetáculo, responsabilizando-os pela mudanças de cenário, figurinos, tirando e colocando em cena adereços nos seus devidos lugares. É também o representante imediato do diretor de cena, que tem a função de marcar as entradas dos atores em cena. O sinal dado para indicar o início do espetáculo também é realizado pelo contrarregra.

Costureiros(as): Confecciona (costura) os figurinos (guarda-roupa da peça) desenvolvidos pelo figurinista.

Diretor de atores: profissional especializado na interpretação que pode assessorar o encenador quanto as possibilidades e recursos interpretativos aplicáveis e determinada situação dramatúrgica, objeto da cena a trabalhar.

Diretor musical: Ensaia os atores no canto e observa atentamente a montagem técnica do som do espetáculo.

Encenador: Responsável pela criação artística de um espetáculo. Orienta os ensaios e ajuda os atores na criação das personagens. Marca o espetáculo (indicando aos atores o local onde devem estar em determinado momento da peça, ou texto).

Figurinista: Criativo que desenha e acompanha a execução dos figurinos.

Frente sala: Funcionário que acompanha os espectadores até os seus respectivos lugares

Maquiador/Visagista: Através da maquiagem (pintura de rosto ou corpo), cuida da imagem do ator/atriz antes de entrar na cena, para que o mesmo possa ficar “igual” à personagem que irá representar em palco.

Operadores de Luz e Som: Iluminista. Técnicos que executam a montagem e operação de luz ou do som durante todo o espetáculo de acordo com os planos do encenador.

Produção: Equipe que define todas as estratégias de organização, preparação, divulgação, venda de espetáculos e relações públicas.

Secretário de produção: Assegura a venda dos espetáculos. Tem a responsabilidade logística dos artistas e da equipe técnica, marcação de viagens, carros, hotéis, etc. Tem a responsabilidade de contatar e angariar possíveis patrocínios e /ou apoios.

Serralheiro: Operário que constrói ou repara cenários, adereços de cena ou equipamentos em metal.                                                                                      

(CIA de Teatro “O SONHO”).

 

CARTAS (MODELO)

“Momentos do coração”

“Peruíbe, 14 de setembro de 2020.

Queridos alunos!

                          Poderia dizer que estou bem, não fosse a imensa saudades que tenho de todos vocês. Tenho saudades da lousa riscada, do barulho das cadeiras, das risadinhas, das broncas por estarem usando o telefone em horário impróprio (que ironia, né?), do atraso depois do recreio para voltarem a sala, sempre suados e agitados, em tempos de calor, causando todo tipo de confusão ao passarem pela porta.

Sinto saudades de nossas brincadeiras (sim, estudávamos muito, mas também nos divertíamos), do material esquecido, dos rostos felizes, amuados, sonolentos ou bravos de vocês. Dos trabalhos realizados, concluídos com parceria e opiniões diferentes. Sinto falta da minha mesa!!! Nunca pensei nisso antes, mas aquela mesa desconfortável do professor, me faz falta!!! Do material pesado que carregava, e que agora só me desloca de um lado para outro dentro da minha casa. Sinto falta das festinhas, das brincadeiras, mas também das broncas, discussões, enfim, tudo o que se espera de uma boa sala de aula.

É, meus queridos alunos, os tempos mudaram. E desta vez, sabemos que nunca mais será a mesma coisa, nunca mais será igual. Pois ensaiamos, ensaiamos e ensaiamos....Mas não pulávamos de vez. Agora é coisa séria. Mudamos nossa Era. Pulamos para a Era da Tecnologia sem aviso, na surpresa, no afastamento social, perdendo pessoas queridas e conhecidas, muitas por nós amadas. Pulamos para a Era da Tecnologia com sofrimento, com medo, com anseios. Mas também, pulamos para uma Era Especial, significativa e necessária! Uma Era onde temos que nos reinventar, criar, aproveitar as oportunidades, não ficar para trás.

Uma nova Era, onde temos a oportunidade de aproveitar o máximo do tempo com pessoas que amamos e aprender a respeitá-las, poder dizer o que sente, mesmo para aqueles que um dia nos magoaram, dentro de sua individualidade e direitos. Uma nova Era, onde aprendemos a valorizar cada pequeno avanço, cada pequena coisa, cada pequeno momento...E por tudo isso, eu tenho muita Gratidão! Gratidão pela benevolência! Gratidão pela sabedoria! Gratidão pela vida!

Me despeço de vocês, ainda com muita saudade, mas com a certeza de que breve nos encontraremos, todos saudáveis e felizes.

Fiquem bem e se cuidem!

Sua professora que tanto os ama,

Niuzelina da Silva Sinzato Telles”

 

ATIVIDADES: Baseados na carta acima

1.    Escolha uma profissão relacionada ao teatro. (acima, leitura)

2.    Escreva uma carta para alguém, usando o tema escolhido, onde você terá que convencer a pessoa a te dar o cargo para preencher a vaga do profissional que escolheu.

3.    Direcione a carta seguindo o modelo acima (1º Cidade e data, destinatário e saudações, o assunto principal e no final despeçam-se e assinem), usando o que for disponível para que ela realmente se torne uma obra de arte e você consiga o emprego.

4.    Usem todo o material, pesquisa, desenhos, figuras, montagens, vídeos e filmes, sua história artística, o motivo, figurinos, enfim...

5.    Vocês mesmos deverão fazer os envelopes.    

Do envelope: Frente: Remetente e endereço

                     Verso: O destinatário e o endereço.

6.    Façam um vídeo lendo a carta. Fotografem a carta e o envelope. Me enviem todo o material.

 

OBS: Eu escrevi uma carta aos meus alunos, porém vocês podem enviar para pais, mães, parentes em geral, amigos, professores, Stúdios, etc...

Respondam as perguntas do caderno do aluno.

Assistam as aulas pelo APP CMSP ou pela TV Educação.

Enviem as atividades dentro do prazo, para não perderam pontos.

 

Bons estudos e se cuidem!

Até a próxima aula!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts