segunda-feira, 28 de setembro de 2020

“A arte de dialogar. ”- 6ºA - PROJ. VIDA- 3ºBIM- Prof. paulo- entregar 05/10.

 

Objetivo

Estabelecer e manter relacionamentos saudáveis baseados no diálogo.

 Competências socioemocionais em foco3

Empatia, respeito e assertividade.

 Material necessário

Diário de Práticas e Vivências.

 Atividade

Atenção:

“Escutar e dialogar são duas artes que se complementam. Escutar é assimilar o que diz o outro, participando do que ele está contando, sendo interativo. Ao escutar, é possível colocar-se no lugar do outro, tentando pensar em sua situação e realidade, sem julgamentos. ”

 Abaixo seguem algumas características importantes para o início da prática de ouvir Orelha gigante. Leia com atenção!  

 - Foco: Centre a sua atenção na mensagem;

- Postura corporal: Reposicione o seu corpo de forma que demonstre atenção
naquilo que está sendo escutado;

- Linguagem corporal: Atente para o que se pode ver no que não dizem as palavras
(gestos, posturas etc.);
- “Colocar os sapatos do outro”: Isso quer dizer que você deve ser empático, saber
que para o outro é importante o que ele está expressando a ponto de entender o
que ele sente. É escutar com o coração;

 - Perguntar: Para obter informações mais profundas ou que clareiam a situação,
demonstrando interesse;
- Avaliar: Escute de forma crítica, ou seja, avalie se o que é falado tem sentido e é
apresentado pelo seu colega de forma coerente, de maneira que se possa
compreender. Ser crítico não significa ser chato e, muito menos, agir como um juiz
que julga se o que outro fala está certo ou errado de acordo com os seus próprios
valores;
 - Parafrasear: Reconte com outras palavras o que você tem entendido e o que tem
escutado, para evitar mal-entendidos;
- Tomar nota: Para que não se perca informações importantes, é necessário registrar
os pontos que traduzem a situação ou problema escutado. Nunca é demais
escrevê-las.

 Mediante as orientações acima, em duplas vocês realizaram a atividade Orelha gigante, onde deveram estar dispostos a escutar, exercendo a prática de uma escuta atenta e fortalecendo o protagonismo juvenil.

 1- Organize o seu registro para que, depois, você possa recontar a história para o seu(a)

colega:

- Apresentação do assunto/problema/situação.

 - Qual foi o assunto/problema/situação – seja um relato pessoal, um evento que ocorreu,

uma história triste? Organize suas ideias.

 - Descrição do contexto: espaço, local, personagens (se existirem), onde ocorreram os

fatos, enredo da história e o desfecho final.

 Queridos, por favor, coloque o nome completo, a série, a escola em que estuda e o tema do trabalho para a identificação ok. Muito obrigado. Boas aulas a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts