quarta-feira, 16 de setembro de 2020

AT - aula - Ciências - 6 ano - Prof Ezel - 14 à 18/09/20

HAB - Entender como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas

Esta atividade deve ser registrada em seu caderno!

BENEFÍCIOS E PREJUÍZOS À SAÚDE 


O tema saúde é normalmente relacionado somente à ausência de doenças. Entretanto, a saúde é um bem-estar completo, que envolve questões físicas, mentais e sociais.

Para garantir essas e outras questões que auxiliam no desenvolvimento de crianças e adolescentes saudáveis, existe no Brasil o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que apresenta um conjunto de direitos e deveres. Abaixo, alguns direitos básicos descritos no ECA.




BENEFÍCIOS À SAÚDE


Algumas ações realizadas em nosso cotidiano colaboram para a manutenção da saúde do corpo.

Alimentação saudável e lazer

Uma dieta balanceada, formada por alimentos diversificados fornece ao corpo a quantidade de nutrientes necessária para a manutenção e seu desenvolvimento. Os nutrientes são substâncias utilizadas pelo nosso corpo para obtenção de energia como matéria-prima para formação dos tecidos. Pra obter todos os nutrientes de que o corpo precisa, é necessário ingerir diferentes alimentos em quantidades adequadas, como grãos (arroz e feijão), carnes e ovos, verduras, legumes e frutas.
Passear, brincar, jogar, ler livros, conversar com amigos são algumas atividades que melhoram a autoestima, evitam estresses e colaboram para a saúde do sistema nervoso.




Dormir e hábitos de higiene

Durante o sono diversas substâncias são produzidas pelo corpo, como os hormônios do crescimento, e outras substâncias, são eliminadas. Dormir poucas horas, ou ter o sono interrompido diversas vezes, pode causar alterações de humor e dificuldade de concentração, de aprendizado e de memorização. Dormir sempre no mesmo horário, comer alimentos leves antes de dormir e ter um ambiente confortável, ,com baixa luminosidade e barulho, são alguns fatores que ajudam a ter um sono de qualidade.
Tomar banho, escovar os dentes após as refeições, lavar as mãos antes das refeições, lavar frutas antes de seu consumo e manter unhas aparadas são hábitos de higiene. Esses hábitos evitam uma série de doenças.



Prática regular de atividades

A prática de atividades físicas é uma atitude que diversos benefícios para o corpo.   Entre eles estão o fortalecimento do sistema ósseo e muscular, a redução de gordura corporal, a melhora do sono e e benefícios para a respiratório para a respiração e a circulação.



PREJUÍZOS AO CORPO: DROGAS


Você estudou que diversas situações ajudaram a manter a saúde do corpo. Ao mesmo tempo, existem diversas atitudes que podem gerar graves prejuízos ao corpo, como o uso de drogas.

As drogas são substâncias que podem alterar a maneira como as pessoas se sentem, pensam e se comportam. A drogas lícitas são liberadas para produção, venda e consumo. Os medicamentos são um exemplo de droga lícita. As drogas ilícitas são aquelas cuja produção, venda ou consumo são proibidos por lei. A maconha é um exemplo.

Os medicamentos ou remédios são substancias naturais ou químicas que devem ser utilizadas somente com a orientação de um médico; eles não devem ser utilizados por conta própria, pois podem causar prejuízos à saúde do corpo.

Algumas drogas são chamadas psicoativas ou psicotrópicas, pois agem diretamente sobre o sistema nervoso. Essas drogas são classificadas conforme o tipo de ação que realizam no encéfalo. A seguir alguns exemplos:


DROGAS DEPRESSORAS

Agem no encéfalo, reduzindo sua atividade e reduzindo na atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual. Podem produzir sonolência, embriaguez e até inconsciência.

O álcool, diversos tipos de medicamentos, como alguns xaropes, calmantes e tranquilizantes, e inalantes, como solventes (colas, tintas e removedores), são exemplos de drogas depressoras.



Apesar de lícita, o álcool é uma droga proibida para menores de idade e gera diversos distúrbios no corpo. Entre os efeitos do álcool estão perda de coordenação motora, náusea, vômito e até perda de consciência. Seu uso prolongado gera problemas em diversos órgãos, como o fígado.  Se utilizado por mulheres grávidas, pode ocorrer má formação do feto.


DROGAS ESTIMULANTES

Aceleram a atividade do encéfalo, deixando a pessoa "elétrica"ou "ligada".  Entre as principais drogas estimulantes estão a nicotina (presente no tabaco do cigarro) e a cocaína. Essas drogas normalmente inibem sensações de fome, cansaço e sono, elevando a ansiedade e excitação.  No caso da cocaína, uma substância retirada das folhas da planta Erythoxylum coca e processada em um pó ou pedra (crack), os efeitos podem ser intensos a ponto de gerar paradas cardíacas. O ato de fumas o tabaco na forma de cigarros, charutos, narguilé ou cachimbos é chamado tabagismo.  A fumaça do cigarro contém mais de quatro mil substâncias tóxicas.  Seus efeitos geram problemas por todo corpo, principalmente nos pulmões e coração.


DROGAS PERTURBADORAS

Estas drogas modificam a atividade do encéfalo, alterando a percepção dos estímulos pelos órgãos dos sentidos, gerando alucinações e delírios.  Por esse motivo, essas drogas também são chamadas de alucinógenas.  Entre as drogas perturbadoras estão a maconha, o ecstasy e o LSD.

A substância responsável pelos efeitos da maconha é retirada da planta Cannabis sativa. Seus efeitos são alteração na coordenação motora, no equilíbrio e na fala, euforia, sonolência e risos sem motivo. Olhos vermelhos e perda temporária de raciocínio também são sintomas dessa droga, que pode gerar diversos outros problema nos pulmões, no coração, angústias e pânico.

O ecstasy e o LSD são drogas sintéticas (produzidas artificialmente).   Entre os efeitos dessas drogas no corpo estão a elevação da temperatura corporal, danos à memória e  ao encéfalo, alterações na percepção da realidade, sensação de euforia, pensamentos e sentimentos de pânico.



Em sua maioria, as drogas afetam áreas do sistema nervoso ligadas à sensação de prazer.  Essas são importantes para o corpo, pois ajudam em sua proteção.

Na busca pelo prazer imediato, as ações da drogas ilude o indivíduo, fazendo com que ele as queira utilizar frequentemente, tornando-se dependente de seu uso.  Esse indivíduo é chamado de dependente químico. A dependência química está classificada entre os transtornos psiquiátricos, sendo considerada uma doença crônica.  


Vídeo: Drogas! Diga Não! A história acontece mais ou menos assim...


São vários os motivos pelos quais as pessoas podem iniciar o uso de drogas.  Independente do motivo, a dependência química gera problemas na saúde do usuário, para família e para a sociedade.


Fonte: Livro didático - Ciências Vida & Universo - Leandro Godoy - FTD

Um comentário:

  1. AaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaáaaaáaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaasaaaaaaAaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa texto aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaddrsywjrjgibfsjsrzewqsasyxr Ana sgwywjsuzkssrfdtbhgcvx.abaeujwhadjeiwqoqkiodenisnxjrkejskalkwkwkslsjdnemwlksskskakansjwnansiwnansmsmjsbdje shiebzb um naoqpqpwoow oddj kanakkaks pfl ggggfgdhdhdjshwww qui tyuioooodldkz maksjnanzms s. Djeujs z x x.xjsjsjsjnz.xms mzbs. Av a sh s d dbs s s s z s. Z s x1538488483939393939399393949aakakajsniwnsiensuensjgskdh

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts