HAB - Discutir sobre as diferentes motivações para o uso de substâncias psicoativas e propor ações de prevenção baseadas na identificação dos fatores de proteção, pertinentes à adolescência, valorizando o autocuidado e o respeito a si e a outro, e a vida.
Esta atividade deve ser registrada em seu caderno!
DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Drogas são substâncias, naturais ou sintéticas, que causam alguma alteração no funcionamento do organismo. Essas alterações dependem do tipo de droga consumida, da quantidade utilizada e das características pessoais de quem as ingere / utiliza.
Quais são os tipos de Drogas?
Depressoras: Diminuem a atividade cerebral - (Álcool, calmante, inalantes etc.).
Estimulantes: Aumentam, aceleram a atividade cerebral - Cocaína, anfetaminas (remédios para emagrecer), cafeína e nicotina.
Perturbadoras: Altera a percepção da realidade, fazendo com que o cérebro trabalhe fora do padrão normal - (Maconha, LSD e Ecstasy).
O que nos faz usar Drogas?
Historicamente a humanidade sempre procurou por substâncias que produzissem algum tipo de alteração em seu humor, em suas percepções, suas sensações. Os motivos que levam algumas pessoas a utilizarem drogas variam muito. Cada pessoa tem necessidades, impulsos ou objetivos que as fazem agir de uma forma ou de outra e a fazer escolhas diferentes.
O que é Dependência Química?
É quando a pessoa perde o controle sobre o uso da droga, seja ela qual for, sentindo necessidade de usá-la cada vez mais. Sente os prazeres imediatos, mas, na falta da substância, um grande desconforto e vazio toma conta. A dependência química é uma doença, porque o dependente prioriza a droga ao invés de outras atividades e compromissos do seu dia a dia.
A vulnerabilidade dos Adolescentes
Baseado em pesquisas sabe-se que os/as adolescentes estão vulneráveis ao abuso de drogas, assim como em relação à gravidez e às DST-Aids, à violência, ao abuso e exploração sexual;
Não se trata apenas de “obter informações”, mas de fazer que essas informações criem no adolescente comportamentos de prevenção e autocuidado, em benefício da sua própria saúde e da saúde do/a parceira/o e da coletividade.
Álcool
Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, este é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento. Os indivíduos dependentes do álcool podem desenvolver várias doenças. As mais frequentes são as doenças do fígado. (esteatose hepática, hepatite alcoólica e cirrose).
Álcool e Transito
O artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro determina que é pena gravíssima dirigir sob a influência de álcool em nível superior a seis decigramas por litro de sangue. A pena para esta infração compreende multa, retenção do veículo e suspensão do direito de dirigir.
O uso de álcool é responsável por graves acidentes de trânsito, envolvendo muitas vezes a morte da pessoa embriagada e a morte de terceiros.
Acidentes de trânsito que resultam em morte ocorrem com maior frequência à noite ou nos finais de semana. 77% dos acidentes fatais ocorreram entre as 18hs e 6hs.
Indivíduos do sexo masculino tem uma chance maior de se envolver em acidentes fatais. Em 2002, 78% dos indivíduos que morreram em acidentes de carro eram homens, sendo que 46% das mortes estavam relacionadas com o consumo de álcool.
A maioria das mortes relacionadas ao consumo de álcool ocorre entre 21 e 45 anos:
23% das mortes são com menores de 16 anos,
37% das mortes com pessoas entre 16 e 20 anos,
57% das mortes com pessoas entre 21 e 29 anos,
53% das mortes com pessoas entre 30 e 45 anos,
38% das mortes com pessoas entre 46 e 64 anos.
TABACO (cigarro)
A noção de que o cigarro nada mais é do que a folha de uma planta (o tabaco), picada e enrolada em papel são muito simplistas, pois ao ser queimado, o tabaco produz uma fumaça composta de, pelo menos, 4.800 componentes (identificados até 2002), sendo que 68 deles provocam o câncer e apenas um, que é a nicotina, causa a dependência.
- Irritação nos olhos ⇒ Redução da capacidade respiratória
- Manifestações Nasais ⇒ Infecções respiratórias em crianças
- Tosse e Cefaleia ⇒ Aumento do risco de aterosclerose
- Aumento dos problemas alérgico e cardíacos⇒ Câncer e infarto de miocárdio
Como o nosso corpo reage quando paramos de fumar?
Fonte: http://www.adolescencia.org.br/site-pt-br/drogas
Nenhum comentário:
Postar um comentário