sexta-feira, 2 de outubro de 2020

AT - aula - Biologia - 1 ano - Prof Ezel - 28/09 à 02/10/20

 DESCRIÇÃO: Reconhecer práticas sexuais que envolvem riscos de gravidez, identificar diferentes métodos contraceptivos e avaliar sua eficácia e acessibilidade.

Esta atividade deve ser registrada em seu caderno!

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

Os métodos contraceptivos são métodos que evitam a gravidez indesejada e devem ser escolhidos com a ajuda de um profissional e em comum acordo entre o casal.

Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantesespermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.

Entre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para escolher qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade, a frequência em que mantém relações sexuais, necessidades reprodutivas, saúde etc.

É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta.

Entre os métodos contraceptivos, há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários, são aqueles que, ao interromper o uso, é possível engravidar. Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.

Para elucidar as informações, assista o vídeo!



https://www.youtube.com/watch?v=wjmksiXEmeg&t=8s


Os métodos contraceptivos são classificados em  grupos:


Métodos comportamentais

Tabelinha: A tabelinha é um método que se baseia no cálculo dos dias em que provavelmente estará mais apta a engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas. Assim, pode ser utilizada tanto para este fim quanto para a contracepção. A mulher geralmente está fértil no meio do ciclo menstrual, quando ocorre a ovulação. Para saber, com precisão, se seu ciclo é regulado e de quantos dias ele é; o ideal é anotar, durante seis meses, o dia do início de cada menstruação. Ao final, você deve contar o intervalo de dias entre o início de duas menstruações consecutivas. Estes correspondem ao seu ciclo menstrual.            Como a grande maioria dos ciclos variam entre 28 e 31 dias, do 14º ao 16º dia são os dias mais férteis. Assim, para evitar a gravidez, você e seu parceiro não devem ter relações sexuais nestes dias. Assim:


Temperatura basal - que se baseia na análise da temperatura do corpo a fim de detectar o período fértil. Essa medida deve ser feita diariamente, para a confecção de gráficos, e com o corpo em repouso (após, no mínimo, seis horas de sono).

Billings - baseia-se na análise e na percepção do muco cervical e no que ele provoca na vulva. O muco é uma secreção que apresenta características diferentes durante o ciclo menstrual, por isso é possível identificar a fase do ciclo em que uma mulher se encontra por meio dele.

Coito interrompido - método contraceptivo que consiste na retirada do pênis de dentro da vagina segundos antes da ejaculação, para que não ocorra a deposição de sêmen. Não é um método contraceptivo muito confiável, pois a ejaculação pode ser difícil de ser controlada, sendo difícil saber com exatidão o momento exato de se retirar.


Métodos de barreira 

Camisinha As camisinhas masculinas são feitas de látex, enquanto a feminina é feita de um produto mais fino chamado de poliuretano. A camisinha masculina é usada para cobrir o pênis, funcionando como uma capa, enquanto a feminina é colocada no interior da vagina e assemelha-se a uma bolsa.   As camisinhas são chamadas popularmente de métodos de barreira. Essa denominação é dada porque elas evitam a passagem do sêmen, impossibilitando seu contato com o sistema reprodutor feminino e com o óvulo.


Diafragma- O diafragma, um método anticoncepcional de barreira, é uma cúpula rasa feita de silicone (ou látex), com bordas firmes e flexíveis. Cobrindo o colo do útero, impede a passagem dos espermatozoides, evitando a fecundação.




DIU - dispositivo intrauterino - um método contraceptivo bastante eficiente, reversível e que pode ser utilizado por um período de tempo prolongado. 


  

O DIU é uma pequena estrutura em formato de um T que é colocada no interior do útero da mulher. Esse dispositivo é colocado por um médico, que o insere pela vagina, sendo esse procedimento rápido e praticamente sem dor. Se for necessária, anestesia pode ser aplicada. Após colocado no interior do útero, o DIU fica com um ou dois fios que se estendem do colo do útero até parte da vagina.

Contracepção hormonal método para prevenção da gravidez à base de formas sintéticas de hormônios femininos: o estrogênio e a progesterona, temos contraceptivos orais, injetáveis, implantes, anel vaginal, adesivos cutâneos, contracepção de emergência ( pílula do dia seguinte).

Contracepção cirúrgica  - Vasectomia e Laqueadura.




Fonte: Brasil Escola - vídeo: Dicas de Saúde - Métodos contraceptivos - Farmácia Fácil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts