HAB - Construir modelos em diferentes meios, incluindo ferramentas digitais, com base na observação da Lua no céu, para explicar a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, e nas posições relativas entre o Sol, Terra e Lua.
Esta atividade deve ser registrada em seu caderno!
A Lua e seus fenômenos - Fases e Eclipses
As posições relativas entre Terra, Lua e Sol permitem que visualizemos basicamente nosso satélite natural de quatro formas distintas, as chamadas fases da Lua.
Fonte de luz secundária, a lua é o satélite natural da Terra. Esse objeto somente pode ser visto porque reflete a luz que recebe do Sol.
As posições relativas entre Terra, Lua e Sol permitem que visualizemos basicamente nosso satélite natural de quatro formas distintas, as chamadas fases da Lua. Essas quatro fases alternam-se constantemente em um intervalo de aproximadamente sete dias.
Lua nova, em que a face voltada para a Terra não está iluminada, portanto, a Lua não pode ser vista.
Quarto crescente, em que apenas ¼ da Lua está iluminada. Esse é o ponto central da transição da Lua nova para a Lua cheia.
Lua cheia. A Lua está com o hemisfério voltado para a Terra totalmente iluminado pelo Sol.
Quarto minguante, em que a Lua encontra-se na transição entre a fase cheia e nova.
O intervalo entre duas luas novas consecutivas é denominado de período de lunação e é de 29 dias, 12 horas e 44 min.
Eclipses
Eclipse é o escurecimento total ou parcial de um astro feito por meio da interposição de um segundo astro frente à fonte de luz. Existem dois tipos de eclipses: o solar e o lunar.
Os eclipses lunares ocorrem na fase da lua cheia, quando a Terra se encontra entre o Sol e a Lua.
No caso do eclipse solar, a Lua encontra-se entre o Sol e Terra.
Entretanto, esses fenômenos não ocorrem todos os meses porque a órbita da Lua ao redor da Terra não está no mesmo plano da órbita da Terra em relação ao Sol.
Portanto, na época em que os três (Sol, Terra e Lua) alinham-se, é possível observar o eclipse lunar. Quando o alinhamento é feito de forma diferente (Sol, Lua e Terra), observamos o eclipse do sol.
Fonte: Brasil Escola - A lua e seus fenômenos; vídeo-Universo da Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário