HAB - Descrever composição e a estrutura do Sistema Solar (Sol, planetas rochosos, planetas gigantes gasosos e corpos menores), assim como a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia ( a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões).
Nesta atividade se preferir, registre apenas a tabela das características dos planetas!
Sistema Solar
O Sistema Solar é um conjunto de corpos celestes que gravitam na órbita de um sol (uma estrela). O nosso sistema solar é formado por oito planetas, dezenas de satélites naturais, milhares de asteroides, meteoros, meteoroides e cometas que giram em torno do Sol.
Por que os astros gravitam em torno do Sol e qual a origem do Sistema Solar?
Inicialmente, é preciso saber que o Sol é uma estrela. Essa estrela possui 99,8% de toda a massa do sistema solar e, segundo a lei da gravitação universal de Newton, massa atrai massa. Assim, o Sol atrai tudo o que existe a sua volta e aprisiona uma série de astros e corpos celestes em sua órbita, formando o que chamamos de Sistema Solar. Algumas hipóteses tentam explicar a origem do Sistema Solar sendo uma delas a hipótese nebular. Segundo ela, no início as estrelas teriam sido nebulosas. Ou seja, grandes nuvens de poeira e gás que se compactaram girando cada vez mais rápido devido a sua força gravitacional. Sua porção central teria formado uma estrela, e a matéria exterior teria se contraído, dando origem aos planetas. O Sol e todo o nosso Sistema Solar faz parte de uma galáxia, que se chama Via-Láctea.
SISTEMA SOLAR
Os planetas são astros sem luz nem calor próprio. No nosso sistema solar são conhecidos oito planetas que de acordo com a proximidade do Sol são:
Qual a distância entre o Sol e os planetas?
Acompanhe no infográfico abaixo as distâncias dos planetas ao Sol e as principais características do Sol:
Outros componentes do Sistema Solar
De partida, importante notar que as distâncias entre os astros são gigantescas. No espaço astronômico é utilizado o ano-luz como unidade de medida.
O ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano no vácuo. Sabe-se que a velocidade da luz é de 300 000 quilômetros por segundo (km/s).
Em um ano a luz percorre a distância de 9.460.800.000.000 quilômetros (nove trilhões, quatrocentos e sessenta bilhões e oitocentos milhões de quilômetros).
Assista o vídeo!
Planetas Anões
A identidade de Plutão foi questionada por anos pelos cientistas. Durante muito tempo, foi considerado o planeta mais frio e distante do Sol, o nono planeta do Sistema Solar.
Entretanto, em 2006, Plutão foi "rebaixado" e recebeu da União Astronômica Internacional (UAI) uma nova classificação: "Planeta Anão".
De acordo com as novas regras, o planeta deve obedecer três critérios:
- deve orbitar o Sol;
- deve ser grande o suficiente para a gravidade moldá-lo na forma de uma esfera;
- sua vizinhança orbital deve estar livre de outros objetos.
Assim, como Plutão possui uma gravidade branda que não a "limpeza" de seu arredor, possuindo muitos corpos celestes orbitando em conjunto, não se adequou aos critérios para sua definição como planeta.
Os astrônomos afirmam que assim como Plutão, podem existir milhares de corpos celestes no Sistema Solar. Um deles é chamado Éris, descoberto em 2003, por uma equipe de pesquisadores americanos.
Anteriormente, era denominado pelo registro astronômico 2003 UB313, o que seria o "décimo planeta" e está 14 bilhões de quilômetros da terra. O nome Éris é referente a deusa grega da discórdia.
Satélites
Diversos satélites orbitam em torno dos planetas. De acordo com a cosmologia, a Lua, o satélite natural da Terra, deve ter se formado ao mesmo tempo que a Terra e os outros astros do Sistema Solar.
Os fragmentos resultantes dessa colisão formaram a Lua, a qual foi atraída pela gravidade da Terra e gira ao ser redor.
A Lua é o astro mais próximo da Terra. A distância exata entre os dois astros é calculada em quilômetros e não em ano-luz.
Asteroides
Ao redor do Sol ou dos planetas giram também vários asteroides, que são blocos rochosos ou metálicos. Muitos asteroides estão na órbita de Marte e de Júpiter, numa região chamada de cinturão de asteroides.
Meteoros e Meteoritos
Em algumas noites, pode-se observar luzes riscando o céu. Comumente chamadas de "estrelas cadentes",que são caracterizadas por pequenos grãos de poeira que, ao se chocarem com a atmosfera da Terra, se incendeiam e se desintegram, denominadas então, meteoros.
Fragmentos maiores, os meteoroides, são corpos sólidos que se deslocam no espaço interplanetário. Quando atingem a atmosfera da Terra ou a superfície terrestre, recebem o nome de meteorito.
Cometas
Outros astros que se aproximam da Terra são os cometas. Eles são corpos temporários que descrevem órbitas alongadas, compostos de matéria volátil (que evapora facilmente, como líquidos e gases) em forma de gelo, grãos de rocha e metal.
Corpos sólidos, se evaporam quando se aproximam do Sol, liberando vapor, gás e poeira. Seu núcleo sólido é envolvido por uma "cauda", que brilha ao refletir a luz do Sol.
Cada vez que o cometa passa perto do Sol, perdem parte de sua matéria ou acabam colidindo com ele, ou com planetas grandes. O mais conhecido é o Cometa Halley.
Nenhum comentário:
Postar um comentário