HAB - Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da comunidades e/ou da cidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade.
Esta atividade deve ser registrada em seu caderno!
AÇÕES SUSTENTÁVEIS
POR UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL
Os problemas ilustrados anteriormente são enfrentados por muitas cidades no Brasil. Se não começarmos a ter ações sustentáveis, isso poderá afetar o ambiente de maneira irreversível, com graves desequilíbrios nos ecossistemas e severa redução da biodiversidade.
O conceito de sustentabilidade, assim como de desenvolvimento sustentável, está apoiado no tripe: social, econômico e ambiental. Para garantir a integridade do planeta e da natureza e, ao mesmo tempo, garantir a sobrevivência da sociedade humana, nesta e nas próximas gerações, é fundamental que esse tripé funcione em harmonia.
Tripé da sustentabilidade: fatores sociais, econômicos e ambientais devem funcionar em conjunto
A parte social refere-se a um grupo social qualquer, como os habitantes de uma cidade. Considera-se que uma sociedade sustentável deve ser saudável, por isso propõe-se a criação de medidas que melhorem a qualidade de vida das pessoas, nas áreas de educação, saúde, segurança e lazer.
A parte econômica vai além do aspecto financeiro de uma sociedade. Ela propões que a sociedade cresça e se desenvolva, mas que o faça sem comprometer o ambiente.
A parte ambiental refere-se à conservação do ambiente. Nesse sentido, são propostas maneiras de se desenvolver projetos que gerem o menor impacto ambiental possível, com alternativas sustentáveis dentro do contexto de cada região. São as chamadas ações sustentáveis.
Ações sustentáveis bem sucedidas
A questão da água
A escassez de água é um dos principais problemas enfrentados no Brasil e no mundo. Além das mudanças climáticas causadas por atividades humanas, diversos fatores contribuem para intensificar essa situação.
A poluição da água pelo despejo de esgoto de indústrias e residências no rios e em outros corpos d'água é um desses fatores. Isso pode levar à contaminação da água por ovos de vermes, microrganismos causadores de doenças, fertilizantes, metais pesados, óleo de cozinha, além de outras substancias que prejudicam a vida aquática e comprometem a qualidade da água, tornando-a impropria para o consumo.
Para que não falte água às gerações futuras, é preciso reverter o quadro de contaminação e de desperdício. Ações sustentáveis, como o tratamento de esgoto, a economia no consumo e o reuso de água em residências, na indústria e na agropecuária, são algumas medidas que podem reduzir o problema.
Um exemplo de ação sustentável bem sucedida está na cidade de Petrópolis - RJ . A cidade trata 70 % de seu esgoto doméstico ou seja, os esgotos residenciais é utilizado para gerar biogás e adubo, por meio da construção de biodigestores (sistema alternativo de tratamento de dejetos em que se produzem biogás, que pode ser convertido em energia elétrica, e biofertilizantes.
A poluição do ar
Outro problemas mundial decorrentes de ações humanas é a poluição do ar. Entre as principais causas de poluição do ar estão as queimadas e o uso de combustíveis fósseis, como gasolina e óleo diesel, ambos refinados do petróleo, por industrias e veículos. A poluição do ar é prejudicial para os seres vivos, podendo causar doenças e prejudicar a qualidade de vida.
Existem diversas ações sustentáveis que podem ser tomadas para diminuir a poluição do ar, como o incentivo ao uso de fontes de energia renováveis, a instalação de filtros potentes em escapamentos de veículos e em chaminés de indústrias, o incentivo ao uso dos biocombustíveis e de meios de transporte alternativos aos carros, a fiscalização e a proibição das queimadas, a proteção de áreas florestais, a criação de áreas verdes nas cidades, entre outras.
A geração de resíduos
O excesso de resíduos é um dos problemas mais sérios na sociedade atual. O consumo excessivo de produtos industrializados gera cada vez mais resíduos, como plásticos, isopor, embalagens diversas, papéis, mas, sobretudo, resíduos eletrônicos, que contem metais pesados e se não forem descartados de maneira correta, podem causar sérios danos ao ambiente.
Ações sustentáveis para reduzir o problema dos resíduos eletrônicos estão relacionados a seu descarte adequado, com garantia de reaproveitamento ou reciclagem. No caso de resíduos que não são recicláveis, é importante que sejam tratados de maneira que não causem poluição ambiental.
A produção e o desperdício de alimentos
Atualmente, a produção de alimentos pela agricultura gera poluição do ambiente e contaminação pelo uso excessivo de agrotóxicos e fertilizantes. Outro grande problema relacionado aos alimentos é o desperdício.
Trata-se de um problema mundial. Segundo dados da Organização Mundial da Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são descartados no planeta a cada ano, o que equivale a 30% do total produzido. De acordo com a FAO, existe uma diferença entre a perda e o desperdício. A perda acontece por causa dos problemas surgidos durante a produção, a colheita e o transporte (60%). Já o desperdício ocorre nos comércios (30%) e no consumo (10%), tanto em restaurante quanto nas residências.
AÇÕES SUSTENTÁVEIS NO COTIDIANO
Além das ações governamentais e coletivas, cada pessoa pode realizar ações sustentáveis individuais, como por exemplo:
Água
- Fechar as torneiras ao escovar os dentes.
- Tomar banhos de curto período e fechar o registro ao se ensaboar.
- Recolher a água das chuvas para lavar calçadas, carros e regar plantas.
- Não jogar lixo na rua nem em córregos ou no oceano.
Ar
- Dar preferência para o transporte coletivo em lugar de automóveis, ou usar bicicleta.
- Fornecer ou pegar carona com pessoas conhecidas e de confiança sempre que possível.
- Preferir biocombustível a derivados de petróleo.
- Plantar árvores.
- Não realizar queimadas.
Resíduos
- Repensar o consumo e reduzir a quantidade de resíduos gerados.
- Separar os resíduos e descartar em locais adequados.
- Não jogar lixo nas ruas.
Alimentos
- Dar preferência para alimentos orgânicos e de produção local, livres de agrotóxicos e fertilizantes.
- Evitar comprar maior quantidade de alimentos do que irá consumir.
- Durante as refeições, ao servir, pegar somente a quantidade de alimento que irá comer.
- Aproveitar integralmente os alimentos, utilizando talos, folhas e cascas.
- Encaminhar os resíduos orgânicos para uma composteira.
Fonte: Livro didático - Ciências - Vida & Universo - 9 ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário