Eletivas 1ª série 4º bimestre Profª Eunice.
Habilidade: Reconhecer as diferenças como um fato e a importância de respeitá-las;
- Discutir a amplitude das noções de dignidade e respeito a partir da noção de igualdade, e desenvolver empatia;
- Identificar estereótipos, preconceitos e as diversas formas de discriminação social existentes e como elas afetam as pessoas.
Objetivo: O valor da vida humana e o conceito de dignidade humana.
Introdução ao tema:
O conceito de dignidade humana, que se encontra na base da ideia dos direitos fundamentais, refere-se ao valor inerente a cada pessoa em razão de sua condição de ser humano; é um valor permanente e não depende de possuir certos traços, do reconhecimento social ou do lugar que uma pessoa na sociedade.
A dignidade humana é o princípio e a base do respeito. Respeitar o outro significa, sobretudo, considerá-lo como um ser humano igual a nós mesmos e, portanto, como um sujeito de direitos. A capacidade de respeitar passa pela capacidade de se pôr no lugar do outro(empatia), e considerá-lo como fim em si mesmo, e nunca apenas como um meio.
Exigir respeito pela dignidade é exigir não ser tratado/a como um objeto, e sim como um ser humano, não devendo ser humilhado/a ou desumanizado/a. Essa exigência de respeito à dignidade pode ser direcionada a um único indivíduo pessoalmente, adotando, assim, caráter ''subjetivo de valor próprio, ou então, caráter objetivo, quando direcionado a uma comunidade.
Atividades:
Observe as cenas
cena 1: Uma mulher negra vai à universidade para fazer matrícula no mestrado em que foi admitida. Antes dela falar, a recepcionista pergunta: Você é candidata para a nova vaga da limpeza?
cena 2: Uma garota diz à sua amiga que seu pai cuida de sua irmãzinha em casa enquanto a mãe dela trabalha. Sua amiga ergue a sobrancelhas e diz: ''Isso é estranho! Os pais não devem cuidar do bebês, as mães devem!''
cena 3: Um funcionário de limpeza entra em um elevador social, pois o elevador de serviço não está funcionando. Dentro, há dois moradores que falam: " não é permitido você entrar nesse elevador".
cena 4: Um estudante candomblecista sempre sofre injúrias na sala de aula e a professora nunca intervém. Um dia, ele se levanta para responder a uma ofensa. A professora diz: Pare de implicar, vá para fora da sala.
Depois de observar as cenas vamos responder.
a) Descreva o tipo de discriminação ilustrada e relate seu impacto dessa sobre o/os personagem/ns envolvido/s.
b) Na sua opinião como o personagem/s discriminado/a deve ter se sentido em cada situação?
c) Como reagir ao ver essas situações acontecendo?
d) O que poderia ser feito para contorna-las?
e) Produzir cartazes com frases contra os diversos tipos de discriminação e colagem.👫👪👬
atenção! Não precisa copiar texto, somente o tema e as questões. Se achar melhor pode fazer vídeo falando frases sobre a discriminação , cantando música, poesia, desenhos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário