Atividade 1- O gênero textual crônica
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais (contos, narrativas de enigma, crônicas, entre outros) que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
Objetivos:
- Explorar o gênero textual crônica.
- Reconhecer alguns elementos da narrativa.
- Compreender a importância das condições de produção na construção do sentido do texto.
Caso não consiga assistir ao vídeo, baixe os slides da aula clicando aqui: Aula LP CMSP 29/09
Atividade 2- Coesão e coerência
(EF89LP29A) Identificar mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas, catáforas, uso de organizadores textuais, de coesivos etc.
- Aprofundar estudos sobre coesão e coerência.
- Aprofundar estudos sobre o uso de organizadores textuais, coesivos etc.
Atividade 3 - Criação de fotocrônica
(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
- Estudar o gênero fotocrônica e suas possibilidades narrativas.
- Analisar como se dá a adaptação da crônica “Surpresas de pandemia” ao gênero fotocrônica.
- Reconhecer a linguagem visual como elemento linguístico fundamental na caracterização das personagens e do espaço dentro de uma fotocrônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário