2. Tema: Arte e sua linguagens (filmes)
3. Habilidades:
(EM023AR42)
Identificar
e filtrar seus conhecimentos tecnológicos e inovadoras para criar, divulgar e
compartilhar conhecimentos das diversas linguagens artísticas.
(EM023AR
43) Prepará-los
para a vida na sociedade inserida e fora dela.
O uso dos
códigos verbais e não verbais em manifestação artística – divulgação,
apresentação e registro. Suporte e registro no processo de criação – caderno de
desenho, fotografia, portifólio.
Agir pessoal e
coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e
determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos,
inclusivos, sustentáveis e solidários.
Vídeo:
Rei
Leão (2019)
Nova
Onda do Imperador (2000)
E muitos outros filmes bons para assistir com familiares e
amigos!
O.Rei.Leao.2019.720p.My.Sabrigo.Gdrive.Filmes.mp4
https://pixabay.com/pt/vectors/drama-com%C3%A9dia-e-trag%C3%A9dia-teatro-312318/
4.
Leitura: Gêneros de filmes
Principais gêneros
Ação: Apresenta personagens do bem e do mal que usam
a força física para resolver seus conflitos, sendo um gênero que normalmente
está misturado com outros e muito conhecido por agregar vários filmes de super-heróis que estão fazendo muito sucesso
hoje em dia.
Aventura: É um gênero que apresenta um mundo heroico em
que o protagonista passa por diferentes obstáculos em busca de alcançar seu
objetivo.
Animação: Normalmente feito por computação gráfica. O seu
processo de produção é muito mais lento do que os outros filmes levando
normalmente 7 horas para fazer apenas um desenho, mas com o avanço da
tecnologia estimasse que esse tempo diminua com o passar dos anos.
Chanchada: É um filme que possui um humor
ingênuo e geralmente voltado para uma população específica, como por exemplo
apenas para um determinado país.
Drama: Sua intenção é de causar tensão no público,
sendo tragédias uma forma de drama além dos dramas românticos que são um
dos mais procurados pelo público.
Romance: Apresenta um enredo entre dois protagonistas
que se relacionam amorosamente, tendo geralmente um "final feliz",
mas sempre havendo exceções como por exemplo "Romeu e Julieta".
Comédia: Tem o objetivo de fazer o público rir, tanto de
formas visuais como por meio de suas palavras.
Fantasia: Enredo em que se utiliza a magia, aspectos
sobrenaturais ou extraordinários.
Terror: Ou Horror tem o objetivo de causar medo no
público e também de dar sustos, estando ligado diretamente ao suspense causando
tensão em algumas cenas do filme.
Ficção científica: Apresenta assuntos relacionados ao futuro, como tecnologia
avançada, viagens espaciais para outras galáxias ou para outros planetas, entre
outros assuntos ficcionais.
Faroeste: É um gênero clássico dos EUA conhecidos como
"filmes de caubóis", apesar de outros países também terem feito sobre
essa categoria.
Documentário: Voltado para a exploração da realidade,
abordando vários assuntos diferentes, como natureza, animais, biografias, culturas
etc.
5: Atividades:
a) Com base no que viu e ouviu, leu e
assistiu, responda.
1.
Filme é
considerado Arte? Por quê? Descreva claramente o motivo.
2.
Quais os
gêneros de filme que você gosta?
3.
Qual o
filme que te deixou uma lembrança forte? Explique o motivo.
4.
Você acha
que todas as pessoas deveriam ter direito ao cinema? Justifique.
OBS: Lembrando
que não é necessário copiar a matéria, mas sim a devolutiva desta, sempre
dentro do prazo. Me enviem as fotos necessárias, vídeos ou
outra forma de apresentar a devolutiva. postem no blogger da escola com o seu
nome, ano que está cursando e deixem registrado no caderno. Podem fazer como
power point, almaço, desenhos, colagens, vídeos, assemblages,
livros ou qualquer material disposto no momento para vocês. Livres para
figurinos, maquiagens, cenários, etc.
Assista
as aulas nos APP CMSP ou TV Educação.
Não
se esqueçam do “Diário de sala”!.
Um abraço e até a próxima aula, onde faremos um vídeo clipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário