quinta-feira, 5 de novembro de 2020

AT - Ciências - Prof Ezel - 03 a 06/11/20

 HAB - Descrever e representar os movimentos de rotação e translação da Terra e analisar o papel da inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à sua órbita na ocorrência das estações do ano.


Movimentos da Terra e seus efeitos

Ao todo, o planeta Terra executa uma série de quatorze movimentos, alguns deles realizados em conjunto com o Sistema Solar, com a Via Láctea ou até com o Universo. No entanto, de todas essas variações, a que mais interessa à realidade prática são dois: o movimento de rotação e o movimento de translação. 

Assista agora as características desses dois movimentos!


Afinal, os efeitos desses movimentos praticamente condicionam nossas atividades cotidianas e nos ajudam a entender fenômenos como a sucessão dos dias e noites e as estações do ano.


O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

A rotação terrestre é o movimento que a Terra realiza ao redor de seu próprio eixo, que possui uma inclinação de 23º27’ em relação ao plano vertical da órbita realizada pelo planeta. A direção desse movimento é no sentido oeste-leste, o que faz com que o movimento aparente do sol (na visão de quem está na superfície terrestre) se realize de leste para o oeste.

O principal efeito do movimento de rotação na dinâmica do planeta é a sucessão alternada entre dias e noites. No entanto, a duração de cada dia e de cada noite varia ao longo do ano, como veremos adiante, principalmente se considerarmos as áreas polares da Terra.

Embora, sob o nosso ponto de vista, a Terra realize o seu movimento de rotação lentamente, ele ocorre em uma alta velocidade: 1666 quilômetros por hora. Com isso, todo o nosso imenso planeta consegue completar esse movimento em apenas 23 horas, 56 minutos e 4 segundos.



O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

A translação terrestre – também chamada de revolução – é o movimento que a Terra realiza ao redor do sol, que obedece um caminho definido que chamamos de órbita, tal qual todos os demais planetas em nosso sistema solar. Quando a Terra completa uma volta inteira ao redor do sol, completa-se, em termos de tempo, o total de um ano.

A velocidade de deslocamento da Terra ao longo do movimento de translação, em média, é de aproximadamente 107.000 km/h, de modo que o seu ciclo, em números exatos, se estende por 365 dias e 6 horas. Essas horas a mais não contabilizadas na demarcação dos anos são compensadas a cada quatro anos, quando temos a data de 29 de fevereiro no chamado “ano bissexto”.

Além da sucessão dos anos, o principal efeito do movimento de translação é a existência das estações climáticas, que ocorrem a partir de uma alternância de dois fenômenos chamados de solstícios e equinócios. As quatro estações baseadas nessa definição são mais perceptíveis nas áreas subtropicais, de elevadas latitudes.



SOLSTÍCIOS E EQUINÓCIOS

Como já dissemos, a Terra não é igualmente iluminada e atingida pelos raios solares em todas as suas faixas latitudinais, havendo uma certa diferença no sentido norte-sul, tudo por causa da inclinação do eixo de rotação terrestre. Assim, à medida que o movimento de translação avança ao longo do ano, temos uma diferenciação na forma com que os raios solares incidem sobre a superfície, o que permite a existência das estações do ano.




Fonte: Escola Educação - movimentos da Terra e seus efeitos - vídeo: Rotação e Translação da Terra - Smile and Learn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts