Atividade 1- Produção de cartazes contra o bullying
(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial (lexical e pronominal) em textos de diferentes gêneros.
Objetivos:
- Retomar o gênero cartaz e suas características;
- Ler e interpretar cartazes;
- Produzir cartazes, impressos ou digitais, para a campanha de combate às práticas de bullying na escola.
Caso não consiga assistir ao vídeo, baixe os slides da aula clicando aqui: Aula LP CMSP 10/11
Atividade 2- O gênero textual notícia
Essencial: (EF69LP05A) Inferir, em textos multissemióticos, o efeito de sentido (humor, ironia ou crítica) produzido pelo uso de palavras, expressões, imagens, clichês, recursos iconográficos, pontuação, entre outros.
Suporte: (EF67LP06) Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa, em diferentes gêneros.
- Retomar o gênero textual Notícia e suas características;
- Reconhecer a estrutura composicional do gênero Notícia;
- Ler e interpretar notícias, reconhecendo a função social delas e os conteúdos temáticos abordados.
Atividade 3 - O gênero textual artigo de opinião
(EF67LP07A) Identificar o uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos.
- (EF67LP07B) Analisar efeitos de sentido no uso de recursos persuasivos (título, escolhas lexicais, construções metafóricas, explicitação ou ocultação de fontes de informação, entre outros) em textos argumentativos.
- Explorar o gênero textual artigo de opinião e suas características.
- Ler e interpretar artigo de opinião, identificando o ponto de vista e os argumentos, bem como os elementos persuasivos empregados na construção desses argumentos e seus efeitos de sentido.
- Diferenciar a forma de abordar o conteúdo temático em artigos de opinião e notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário