Semana de estudos intensivos
NOVOS MATERIAIS NA SOCIEDADE E NO AMBIENTE
Para entender como pode ser importante investir nas pesquisas para o desenvolvimento de materiais sintéticos a partir de materiais naturais, vamos fazer uma análise de alguns aspectos relacionados ao desenvolvimento de dois produtos - plástico e antibiótico.
Vamos considerar a matéria-prima do plástico, que é o petróleo. Se for constantemente extraído da natureza, ele se esgotará. Nesse caso, sem petróleo para a produção do plástico, como ficaria a situação desse material?
Um dos benefícios dos materiais sintéticos é a sua função substitutiva quando ocorre a escassez da matéria-prima natural. Uma provável resposta à escassez do petróleo citada anteriormente seria o aprimoramento e desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de outros materiais, com características similares ao plástico derivado do petróleo - como plástico biodegradável. O plástico biodegradável é produzido a partir de matéria-prima renovável, sendo decomposto mais rápido que os plásticos convencionais.
Plástico biodegradável produzido a partir de vegetais pela Universidade de São Paulo (USP)
Agora vamos analisar os antibióticos. Antes de sua descoberta, um simples corte na pele, por exemplo, poderia infeccionar e levar o indivíduo à morte. Em busca de uma solução para esse problema, diversos cientistas realizaram estudos no combate à bactérias, as quais já se sabia serem as responsáveis por grande parte das infecções. Foi durante um desses estudos, em 1928, que o médico Alexander Fleming (1881 - 1955) descobriu o antibiótico penicilina. Com o desenvolvimento da tecnologia, novos antibióticos foram sintetizados e em 1953 foram adicionados ás rações dos animais, com a intenção de reduzir as perdas na pecuária.
No entanto, o uso inadequado de antibióticos no tratamento de doenças pode favorecer o desenvolvimento de bactérias super-resistentes, incapazes de serem eliminadas pela maioria dos antibióticos comercializados atualmente, inviabilizando assim o tratamento adequado para tratar infecções. Por isso , não se deve utilizar antibióticos sem receita e acompanhamento médico.
Alexander Fleming - médico britânico.
ATIVIDADE - CIÊNCIAS - Baseado nas informações do texto, responda as questões acessando:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdx552zc5JyvTnaVPDcEaIsq1HMXHdTifWgPFGSWQ8Kdi3EiQ/viewform
Nenhum comentário:
Postar um comentário