terça-feira, 9 de junho de 2020

ATIVIDADE/AULA - CIÊNCIAS 6º ANO - Prof Ezel - período de 08 à 12/06/2020

Para este 2º Bimestre é necessário registrar a atividade/aula no caderno!!! Serão conferidas pós pandemia.


ORGANIZAÇÃO CELULAR

A  Citologia é um dos ramos da Biologia que se dedica ao estudo das células e suas estruturas. É uma área bastante importante, uma vez que a célula é a menor unidade viva de um organismo e é utilizada para diferenciar um ser vivo daquele que não apresenta vida.   As células começaram a ser estudadas a partir dos trabalhos com cortiça realizados por Robert Hooke em 1665.   Esse pesquisador inglês foi o primeiro a visualizar células em um microscópio. Como ele verificou células de cortiça mortas, acreditou que essas estruturas eram apenas câmaras vazias, daí a denominação célula, que significa pequena cela.   


                                                     

Com o desenvolvimento dos microscópios e estudos mais aprofundados em outros materiais, percebeu-se que todos os seres vivos apresentavam células e estas eram muito mais complexas do que as estruturas visualizadas por Hooke. Os trabalhos do botânico Mathias Schleiden e do zoólogo Theodor Schwann foram fundamentais para a construção da chamada TEORIA CELULAR, que dizia que todos os seres vivos eram compostos por células.




Em 1855, Rudolf Virchow publicou um trabalho em que ele afirmava que todas as células originavam-se de outra célula preexistente. Entretanto, somente em 1878, Walther Flemming observou o processo de divisão celular e conseguiu provar como a multiplicação das células ocorria.As conclusões obtidas nesses dois trabalhos foram incorporadas à Teoria Celular, que, atualmente, é conhecida por três pontos principais:

1 - Todos os organismos vivos são formados por uma ou várias células;
2 -  As células são as unidades funcionais dos seres vivos;
3 - Uma célula somente se origina de outra existente.

Alguns seres vivos, como as bactérias, são compostos de apenas uma célula. Eles são chamados de seres UNICELULARES. Outros seres, vivos, como os animais e vegetais, são formados por várias células. Eles são chamados de PLURICELULARES.



Atualmente, admite-se que as células são formadas por três partes básicas: a MEMBRANA, o CITOPLASMA e o NÚCLEO. Vale destacar, no entanto, que o mais correto é admitir que todas as células possuem material genético, uma vez que nem todas possuem um núcleo delimitado por uma membrana nuclear, também chamada de carioteca. As células que não possuem membrana nuclear são chamadas de células PROCARIÓTICAS, e as que possuem a membrana nuclear recebem a denominação de EUCARIÓTICAS.


CÉLULA BACTERIANA

Apresenta parede celular,  membrana celular, citoplasma e material genético. Internamente há ribossomos.

A PAREDE CELULAR  envolve a célula e define sua forma enquanto a MEMBRANA CELULAR (plasmática)  delimita o interior da célula, controla a entrada e saída de substâncias e permite a interação com outras células. Nas células bacterianas, o CITOPLASMA é o espaço que compreende todo o interior da célula, no qual fica disperso o material genético, que nas bactérias corresponde a uma molécula de  DNA (sigla em Inglês para ácido desoxirribonucleico). Essa molécula carrega informações sobre as características do ser vivo, que são passadas de geração para geração por meio da reprodução. No citoplasma também são encontrados os RIBOSSOMOS, uma organela responsável pela síntese (formação) de proteínas. -  (os "órgãos" das células são chamados de organelas!!!).







CÉLULA ANIMAL

CÉLULA ANIMAL - Nas células animais, além da membrana celular, do citoplasma  e dos ribossomos, existe também:

NÚCLEO: compartimento que abriga o material genético, que nos animais também são moléculas de DNA;                                                                   
MITOCÔNDRIAS: organelas responsáveis pela respiração celular, processo no qual a célula, na presença de gás oxigênio, transforma as moléculas de glicose obtidas por meio da alimentação, liberando energia;                                   
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO: organela cujo papel é de síntese e transporte de proteínas e apresenta ribossomos aderidos ás suas membranas;
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO: organela responsável pela síntese de lipídios (gorduras);              LISOSSOMOS: responsáveis pela digestão intracelular;
COMPLEXO GOLGIENSE: responsável pelo armazenamento de proteínas e pela produção de carboidratos (açucar).
CENTRÍOLO: desempenha papel fundamental na divisão celular.

As células animais não apresentam  parede celular.






CÉLULA VEGETAL


CÉLULA VEGETAL - As células vegetais apresentam parede celular vegetal, membrana celular, núcleo, citoplasma com ribossomos, mitocôndrias, retículo endoplasmático rugoso, retículo endoplasmático liso, complexo golgiense, vacúolo e plastos.

O VACÚOLO armazena produtos do metabolismo celular. Os PLASTOS são organelas de reserva de pigmentos, como a clorofila, que confere a cor verde aos vegetais. Nesse caso, a organela é chamada de CLOROPLASTO, local da célula onde ocorre a fotossíntese.






Fontes: Brasil Escola; Livro Didático Ciências 6 ano - Ciências e Universo;  Canal Futura - Vídeo - As células e suas funções.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts