Olá, pessoal! Vamos dar início às atividades do 2º Bimestre
de 2020.
Orientação aos alunos: Façam
a correção, em seguida olhem o quadro de habilidades e vejam qual habilidade
precisam revisar. Prestem atenção nas atividades propostas, pois estas buscam
revisar habilidades que a maioria apresentou dificuldades na AAP 1º Bimestre.
Atividade 1 – Correção e devolutiva da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP)
Várias habilidades
Assista ao vídeo comentado pelo CMSP, com a devolutiva
completa da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP).
Veja abaixo o quadro de habilidades e verifique qual precisa
revisar. As habilidades destacadas são as que a turma toda precisará revisar.
Quadro
de habilidades AAP 1º
Bimestre – 1ª Série - EM
Questão
|
Alternativa correta
|
Habilidade
|
1
|
A
|
|
2
|
A
|
MP08 - Identificar marcas linguísticas em um
texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema), do ponto
de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
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3
|
B
|
MP02 - Identificar ideias-chave em um texto
(verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto).
|
4
|
A
|
MP09 - Identificar recursos semânticos
expressivos (figuras de linguagem: ambiguidade, personificação) em um texto
(verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).
|
5
|
B
|
MP06 - Reconhecer diferentes formas de tratar
uma informação na comparação entre textos (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema, foto) que se referem ao mesmo tema.
|
6
|
E
|
P17EMLP - Reconhecer o efeito de sentido
decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
|
7
|
E
|
MP11 -
Reconhecer o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo,
substantivo, verbo em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia,
notícia, poema).
|
8
|
B
|
MP01 - Estabelecer
relações entre textos verbais (verbetes de dicionário ou de enciclopédia,
notícia, poema) e/ou textos não verbais (foto).
|
9
|
E
|
MP06 -
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre
textos (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto) que
se referem ao mesmo tema.
|
10
|
B
|
P06EMLP
- Identificar o tema em texto.
|
11
|
C
|
MP06 -
Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre
textos (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto) que
se referem ao mesmo tema.
|
12
|
A
|
P06EMLP
- Identificar o tema em texto.
|
13
|
A
|
P12EMLP
- Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
|
14
|
E
|
MP08 -
Identificar marcas linguísticas em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia,
notícia, poema), do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
|
15
|
D
|
MP11 -
Reconhecer o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo,
substantivo, verbo em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia,
notícia, poema).
|
16
|
D
|
MP02 -
Identificar ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de
enciclopédia, notícia, poema, foto).
|
🔵Atividade 2 – Ambiguidade, homonímia e polissemia
Habilidade: MP09 - Identificar recursos
semânticos expressivos (figuras de linguagem: ambiguidade, personificação) em
um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).
⭐Ambiguidade
e polissemia
A polissemia diz
respeito às palavras que apresentam mais de um significado,
variando de acordo com o contexto. Assim, o gramático Evanildo Bechara define
que a polissemia é um fato da língua, isto é, ela é uma ocorrência
natural do nosso idioma. Embora possam estar relacionadas, a polissemia não
deve ser confundida com a ambiguidade.
A palavra “pregar” pode corresponder a “pregar um sermão”,
“pregar um prego” ou “preguear um tecido”. A palavra isolada pode gerar dúvidas
quanto ao seu verdadeiro significado, porém, quando aplicada na sentença, o
contexto não deixará dúvidas e o falante do idioma poderá identificar
o que se quis dizer.
A palavra “ponto” é outro bom exemplo, podendo tratar-se de
um ponto no espaço (em geometria), do ponto final que é um sinal de pontuação (em
gramática), do ponto que é auxiliar de atores (no teatro) ou de um ponto de
ônibus ou de táxi.
⭐Homonímia e Polisssemia
É a relação
entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes,
possuem a mesma estrutura fonológica - HOMÔNIMOS.
As homônimas podem ser:
✱Homógrafas heterofônicas (ou homógrafas) - são as palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia.
Exemplos:
gosto (substantivo) - gosto (1.ª pess.sing. pres. ind. - verbo gostar)
conserto (substantivo) - conserto (1.ª pess.sing. pres. ind. - verbo consertar)
✱Homófonas heterográficas (ou homófonas) - são as palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita.
Exemplos:
cela (substantivo) - sela (verbo)
cessão (substantivo) - sessão (substantivo)
cerrar (verbo) - serrar (verbo)
✱Homófonas homográficas (ou homônimos perfeitos) - são as palavras iguais na pronúncia e na escrita.
Exemplos:
cura (verbo) - cura (substantivo)
verão (verbo) - verão ( substantivo)
cedo (verbo ) - cedo (advérbio)
✱Curiosidades:
cesta = utensílio de vime, etc.
sexta = ordinal referente a seis.
cheque = papel com ordem de pagamento.
xeque = lance no jogo de xadrez, ex-soberano da ex-Pérsia (atual Irã), perigo.
cocho = vasilha, recipiente onde se colocam alimentos ou água, para animais.
coxo = que manca de uma perna.
concerto = harmonia, acordo, espetáculo.
conserto = ato de consertar, remendar.
coser = costurar.
cozer = cozinhar.
empoçar = formar poça.
empossar = dar posse a.
intercessão = ato de interceder.
interseção = ponto onde duas linhas se cruzam.
ruço = pardacento, cimento; alourado.
russo = relativo à Rússia.
tacha = pequeno prego, tacho grande.
taxa = imposto, juros.
tachar = censurar.
taxar = regular, determinar a taxa.
✱Polissemia
É a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vários significados.
Exemplos:
Ele ocupa um alto posto na empresa.
Abasteci meu carro no posto da esquina.
Os convites eram de graça.
Os fiéis agradecem a graça recebida.
As homônimas podem ser:
✱Homógrafas heterofônicas (ou homógrafas) - são as palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia.
Exemplos:
gosto (substantivo) - gosto (1.ª pess.sing. pres. ind. - verbo gostar)
conserto (substantivo) - conserto (1.ª pess.sing. pres. ind. - verbo consertar)
✱Homófonas heterográficas (ou homófonas) - são as palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita.
Exemplos:
cela (substantivo) - sela (verbo)
cessão (substantivo) - sessão (substantivo)
cerrar (verbo) - serrar (verbo)
✱Homófonas homográficas (ou homônimos perfeitos) - são as palavras iguais na pronúncia e na escrita.
Exemplos:
cura (verbo) - cura (substantivo)
verão (verbo) - verão ( substantivo)
cedo (verbo ) - cedo (advérbio)
✱Curiosidades:
cesta = utensílio de vime, etc.
sexta = ordinal referente a seis.
cheque = papel com ordem de pagamento.
xeque = lance no jogo de xadrez, ex-soberano da ex-Pérsia (atual Irã), perigo.
cocho = vasilha, recipiente onde se colocam alimentos ou água, para animais.
coxo = que manca de uma perna.
concerto = harmonia, acordo, espetáculo.
conserto = ato de consertar, remendar.
coser = costurar.
cozer = cozinhar.
empoçar = formar poça.
empossar = dar posse a.
intercessão = ato de interceder.
interseção = ponto onde duas linhas se cruzam.
ruço = pardacento, cimento; alourado.
russo = relativo à Rússia.
tacha = pequeno prego, tacho grande.
taxa = imposto, juros.
tachar = censurar.
taxar = regular, determinar a taxa.
✱Polissemia
É a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vários significados.
Exemplos:
Ele ocupa um alto posto na empresa.
Abasteci meu carro no posto da esquina.
Os convites eram de graça.
Os fiéis agradecem a graça recebida.
(Fonte:
https://www.portugues.com.br/gramatica/homonimia-polissemia-.html, acesso em 09 de junho de 2020).
⏩Após revisar estes conceitos, responda o questionário a
seguir:
Bons estudos!😄🙌
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