terça-feira, 9 de junho de 2020

Língua Portuguesa 1ª Série - EM


Olá, pessoal! Vamos dar início às atividades do 2º Bimestre de 2020.
Orientação aos alunos: Façam a correção, em seguida olhem o quadro de habilidades e vejam qual habilidade precisam revisar. Prestem atenção nas atividades propostas, pois estas buscam revisar habilidades que a maioria apresentou dificuldades na AAP 1º Bimestre.

Atividade 1 – Correção e devolutiva da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP)

Várias habilidades
Assista ao vídeo comentado pelo CMSP, com a devolutiva completa da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP).
Veja abaixo o quadro de habilidades e verifique qual precisa revisar. As habilidades destacadas são as que a turma toda precisará revisar.

Quadro de habilidades AAP 1º Bimestre – 1ª Série - EM

Questão

Alternativa correta

Habilidade

1
A
2
A
MP08 - Identificar marcas linguísticas em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema), do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
3
B
MP02 - Identificar ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto).
4
A
MP09 - Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem: ambiguidade, personificação) em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).
5
B
MP06 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre textos (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto) que se referem ao mesmo tema.
6
E
P17EMLP - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
7
E
MP11 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo, substantivo, verbo em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).
8
B
MP01 - Estabelecer relações entre textos verbais (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema) e/ou textos não verbais (foto).
9
E
MP06 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre textos (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto) que se referem ao mesmo tema.
10
B
P06EMLP - Identificar o tema em texto.
11
C
MP06 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre textos (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto) que se referem ao mesmo tema.
12
A
P06EMLP - Identificar o tema em texto.
13
A
P12EMLP - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
14
E
MP08 - Identificar marcas linguísticas em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema), do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.
15
D
MP11 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pela utilização de adjetivo, substantivo, verbo em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).
16
D
MP02 - Identificar ideias-chave em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema, foto).


🔵Atividade 2 – Ambiguidade, homonímia e polissemia

Habilidade: MP09 - Identificar recursos semânticos expressivos (figuras de linguagem: ambiguidade, personificação) em um texto (verbetes de dicionário ou de enciclopédia, notícia, poema).

⭐Ambiguidade e polissemia

polissemia diz respeito às palavras que apresentam mais de um significado, variando de acordo com o contexto. Assim, o gramático Evanildo Bechara define que a polissemia é um fato da língua, isto é, ela é uma ocorrência natural do nosso idioma. Embora possam estar relacionadas, a polissemia não deve ser confundida com a ambiguidade.
A palavra “pregar” pode corresponder a “pregar um sermão”, “pregar um prego” ou “preguear um tecido”. A palavra isolada pode gerar dúvidas quanto ao seu verdadeiro significado, porém, quando aplicada na sentença, o contexto não deixará dúvidas e o falante do idioma poderá identificar o que se quis dizer.
A palavra “ponto” é outro bom exemplo, podendo tratar-se de um ponto no espaço (em geometria), do ponto final que é um sinal de pontuação (em gramática), do ponto que é auxiliar de atores (no teatro) ou de um ponto de ônibus ou de táxi. 
(Fonte: https://www.portugues.com.br/redacao/ambiguidade.html, acesso em 09 de junho de 2020.)

⭐Homonímia e Polisssemia

É a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica - HOMÔNIMOS.

As homônimas podem ser:

✱Homógrafas heterofônicas (ou homógrafas) - são as palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia.
Exemplos:

gosto (substantivo) - gosto (1.ª pess.sing. pres. ind. - verbo gostar)

conserto (substantivo) - conserto (1.ª pess.sing. pres. ind. - verbo consertar)

✱Homófonas heterográficas (ou homófonas) - são as palavras iguais na pronúncia e diferentes na escrita.
Exemplos:

cela (substantivo) - sela (verbo)

cessão (substantivo) - sessão (substantivo)

cerrar (verbo) - serrar (verbo)

Homófonas homográficas (ou homônimos perfeitos) - são as palavras iguais na pronúncia e na escrita.
Exemplos:

cura (verbo) - cura (substantivo)

verão (verbo) - verão ( substantivo)

cedo (verbo ) - cedo (advérbio)


Curiosidades:

cesta = utensílio de vime, etc.
sexta = ordinal referente a seis.

cheque = papel com ordem de pagamento.
xeque = lance no jogo de xadrez, ex-soberano da ex-Pérsia (atual Irã), perigo.

cocho = vasilha, recipiente onde se colocam alimentos ou água, para animais.
coxo = que manca de uma perna.

concerto = harmonia, acordo, espetáculo.
conserto = ato de consertar, remendar.

coser = costurar.
cozer = cozinhar.

empoçar = formar poça.
empossar = dar posse a.

intercessão = ato de interceder.
interseção = ponto onde duas linhas se cruzam.

ruço = pardacento, cimento; alourado.
russo = relativo à Rússia.

tacha = pequeno prego, tacho grande.
taxa = imposto, juros.

tachar = censurar.
taxar = regular, determinar a taxa.

Polissemia

É a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vários significados.
Exemplos:

Ele ocupa um alto posto na empresa.
Abasteci meu carro no posto da esquina.

Os convites eram de graça.
Os fiéis agradecem a graça recebida.
 (Fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/homonimia-polissemia-.html, acesso em 09 de junho de 2020).


Após revisar estes conceitos, responda o questionário a seguir:

👉Questionário: https://forms.gle/G5QqCv6mjNmrU3Nb8👈

Bons estudos!😄🙌

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts