Olá, pessoal! Vamos dar início às atividades do 2º Bimestre
de 2020.
Orientação aos alunos: Façam
a correção, em seguida olhem o quadro de habilidades e vejam qual habilidade
precisam revisar. Prestem atenção nas atividades propostas, pois
estas buscam revisar habilidades que a maioria apresentou dificuldades na AAP 1º
Bimestre.
🔵Atividade 1 – Correção e devolutiva da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP)
Várias habilidades
Assista ao vídeo comentado pelo CMSP, com a devolutiva
completa da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP).
Veja abaixo o quadro de habilidades e verifique qual precisa
revisar. As habilidades destacadas são as que a turma toda precisará revisar.
Quadro
de habilidades AAP 1º Bimestre – 7º
Ano – EF
Questão
|
Alternativa correta
|
Habilidade
|
1
|
C
|
EF69LP55-AAP07LP01
- Identificar marcas de variação linguística em um texto.
|
2
|
C
|
EF67LP38-AAP07LP02-
- Inferir o efeito de sentido produzido pelo uso de figura de linguagem em um
texto.
|
3
|
D
|
EF69LP47-
AAP07LP04- Inferir o efeito de sentido de palavras ou expressões em um texto.
|
4
|
D
|
P69EFLP09-
Identificar a finalidade de um texto.
|
5
|
C
|
EF07LP06B-AAP07LP03-
EF07LP06A- Identificar o uso de concordância nominal ou verbal em um texto.
|
6
|
D
|
EF69LP16A-EF69LP47-AAP07LP05-
Identificar elementos constitutivos da organização de um texto.
|
7
|
A
|
EF67LP25A-AAP07LP06-
Reconhecer elementos utilizados para a progressão temática em um texto.
|
8
|
B
|
EF67LP25A-
AAP07LP06- Reconhecer elementos utilizados para a progressão temática em um
texto.
|
9
|
A
|
EF69LP47-
AAP07LP04- Inferir o efeito de sentido de palavras ou expressões em um texto.
|
10
|
D
|
EF67LP38-AAP07LP02-
- Inferir o efeito de sentido produzido pelo uso de figura de linguagem em um
texto.
|
11
|
C
|
EF67LP25A-AAP07LP06-
Reconhecer elementos utilizados para a progressão temática em um texto.
|
12
|
D
|
EF69LP16A
EF69LP47-AAP07LP05- Identificar elementos constitutivos da organização de um
texto.
|
13
|
A
|
EF69LP55-AAP07LP01
- Identificar marcas de variação linguística em um texto.
|
14
|
B
|
EF69LP55-AAP07LP01
- Identificar marcas de variação linguística em um texto.
|
15
|
D
|
EF69LP47
- P69EFLP04- Inferir o efeito de sentido de palavras ou expressões em um
texto.
|
16
|
C
|
EF07LP06A
EF07LP06B- AAP07LP03- Identificar o uso de concordância nominal ou verbal em
um texto.
|
🔵Atividade 2 – Estudo de gêneros textuais: Infográfico
Revisão da habilidade:
EF67LP25A-AAP07LP06- Reconhecer elementos utilizados para a
progressão temática em um texto.
Resolva as questões a
seguir:
(Fonte:
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/habilidade/ef67lp25, acesso em 09 de junho de 2020).
🔵Atividade 3 – Conto: Relembrando a estrutura básica do conto
Habilidade:
EF69LP47-AAP07LP05- Identificar elementos
constitutivos da organização de um texto.
Orientação aos alunos: Esta
habilidade, a maioria da turma demonstrou ter dificuldades, por isso anotem no
caderno a seguinte revisão:
O que é um conto?
O conto é um texto
literário curto que narra determinado acontecimento. Basicamente o conto possui
personagens, um espaço onde acontece a história, uma época em que ocorre o fato.
E tudo basicamente se desenvolve em torno de um conflito, chegando a um clímax
(parte mais importante da história) e partindo para o desfecho (final).
Estrutura do conto
O
conto é um gênero que pertence à tipologia narrativa, ou seja, possui
uma introdução, desenvolvimento e conclusão da história. Além disso, o
conto possui os seguintes elementos:
·
Personagens ( aqueles que participam da
história)
·
Narrador (quem conta a história)
·
Tempo (quando acontece a história)
·
Espaço
(lugar que se passa a história)
·
Clímax ( a parte mais importante e emocionante do
conto)
·
Desfecho (final da história e resolução do
conflito inicial)
Veja um pequeno exemplo
de estrutura básica da narrativa a seguir:
Veja a seguir outro
exemplo:
A
princesa e a ervilha
Havia uma vez um príncipe que queria se casar com uma
princesa, mas não se contentava com uma princesa que não fosse de verdade. De
modo que se dedicou a procurá-la no mundo inteiro, ainda que inutilmente, pois
todas que via apresentavam algum defeito. Princesas havia muitas, porém não
podia ter certeza, já que sempre havia nelas algo que não estava bem. Assim,
regressou ao seu reino cheio de sentimento, pois desejava muito uma princesa
verdadeira!
Esta parte do texto é a introdução ou apresentação da história.
Esta parte do texto é a introdução ou apresentação da história.
Certa noite, caiu uma tempestade horrível. Trovejava e
chovia a cântaros. De repente, bateram à porta do castelo, e o rei foi
pessoalmente abrir.
No umbral havia uma princesa. Mas, Santo Céu, como havia ficado com o tempo e a chuva! A água escorria por seu cabelo e roupas, seu sapato estava desmanchando.
Apesar disso, ela insistia que era uma princesa real e verdadeira.
“Bom, isso vamos saber logo”, pensou a rainha velha.
E, sem dizer uma palavra, foi ao quarto, tirou toda a roupa de cama e colocou uma ervilha no estrado, em seguida colocou vinte colchões sobre a ervilha, e sobre eles vinte almofadas feitas com as plumas mais suaves que se pode imaginar.
Ali teria que dormir toda a noite a princesa.
Nesta parte temos o desenvolvimento da história, o que acontecerá depois disso?
No umbral havia uma princesa. Mas, Santo Céu, como havia ficado com o tempo e a chuva! A água escorria por seu cabelo e roupas, seu sapato estava desmanchando.
Apesar disso, ela insistia que era uma princesa real e verdadeira.
“Bom, isso vamos saber logo”, pensou a rainha velha.
E, sem dizer uma palavra, foi ao quarto, tirou toda a roupa de cama e colocou uma ervilha no estrado, em seguida colocou vinte colchões sobre a ervilha, e sobre eles vinte almofadas feitas com as plumas mais suaves que se pode imaginar.
Ali teria que dormir toda a noite a princesa.
Nesta parte temos o desenvolvimento da história, o que acontecerá depois disso?
Na manhã seguinte, perguntaram-lhe como tinha dormido.
-Oh, terrivelmente mal! – disse a princesa. Não consegui fechar os olhos toda a noite. Vá se saber o que havia nessa cama! Encostei-me em algo tão duro que amanheci cheia de dores. Foi horrível!
Neste momento temos o clímax da história, que é o momento mais esperado.
-Oh, terrivelmente mal! – disse a princesa. Não consegui fechar os olhos toda a noite. Vá se saber o que havia nessa cama! Encostei-me em algo tão duro que amanheci cheia de dores. Foi horrível!
Neste momento temos o clímax da história, que é o momento mais esperado.
Ouvindo isso, todos compreenderam que se tratava de uma
verdadeira princesa, já que havia sentido a ervilha através dos vinte colchões
e vinte almofadões. Só uma princesa podia ter uma pele tão delicada.
E assim o príncipe casou com ela, seguro que sua era uma princesa completa. A ervilha foi enviada a um museu onde pode ser vista, a não ser que alguém a tenha roubado.
E aqui temos o final, como você já deve ter percebido.
E assim o príncipe casou com ela, seguro que sua era uma princesa completa. A ervilha foi enviada a um museu onde pode ser vista, a não ser que alguém a tenha roubado.
E aqui temos o final, como você já deve ter percebido.
Bons estudos!😉🙌
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