sexta-feira, 12 de junho de 2020

ATIVIDADE/AULA -  CIÊNCIAS - 7º ANO -  2º Bim - Prof Ezel - período 08 à 12/06/2020

MATÉRIA E ENERGIA -  A energia dos alimentos

Para este 2º bimestre é necessário o registro da atividade/aula em seu caderno, que será conferido no retorno das aulas presencias.


A ENERGIA DOS ALIMENTOS

Para suprir as necessidades de nutrientes do nosso organismo, ou seja, para ficarmos bem alimentados, basta comer o suficiente, sem exageros.
Quando o organismo obtém mais energia do que gasta, seu peso aumenta. A obesidade geralmente é consequência de um excesso de energia no organismo em relação ao gasto. O excesso de carboidratos, por exemplo, é convertido em gordura e armazenado em células que forma o tecido adiposo.





A atividade muscular é a principal forma de gastar energia. Metade da energia gasta por uma pessoa corresponde à sua atividade muscular. Mas essa produção varia conforme as atividades realizadas por cada pessoa. Num operário da construção civil, por exemplo, aproximadamente ¾ de sua energia são gastos dessa forma.
Se você observar o corpo de um atleta que pratica esporte regularmente, perceberá como a atividade muscular contribui para reduzir a quantidade de gordura no organismo.



Produção de energia a partir dos alimentos

A produção de energia no organismo humano a partir dos alimentos ocorre no interior das células, mais precisamente na organela citoplasmática denominada de mitocôndria. No interior da mitocôndria, o nutriente atua como combustível de uma reação de combustão.

Os nutrientes e suas principais funções

Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que são importantes para o funcionamento do nosso organismo. Nosso corpo adquire-os por meio do processo de digestão, que garante a quebra dos alimentos em partículas menores que podem ser absorvidas pelo corpo.
Tipos de alimentos apresentam uma quantidade específica de nutrientes, sendo fundamental saber combiná-los para obter-se uma dieta saudável.

Classificação dos nutrientes

Os nutrientes são classificados em dois grandes grupos, os macronutrientes e os micronutrientes:
Macronutrientes são aqueles que nosso corpo necessita em maior quantidade, sendo encontrados abundantemente nos alimentos. Proteínas, carboidratos, lipídios e água são exemplos deles.         
Micronutrientes, por sua vez, são aqueles necessários em pequenas doses para que haja um bom funcionamento do organismo, sendo encontrados em baixa quantidade nos alimentos. Vitaminas e minerais são exemplos deles.
Vale destacar que, independentemente do nutriente ser considerado macro ou micro, ele deve fazer parte da alimentação. Os micronutrientes, mesmo que necessários em baixas concentrações, podem causar danos ao funcionamento do corpo caso não sejam consumidos, e assim ocorre com os macronutrientes.

Nos alimentos encontramos diferentes tipos de nutrientes.

Proteínas - constroem nosso corpo - utilizadas para fazer ossos, pele, músculos, dentes, etc.  Fazem o reparo do corpo - cicatrização de ferimentos por exemplo.
Carboidratos - (açucares) - fornecem energia para que possamos nos movimentar, falar, ver, pensar, sonhar, etc.
Lipídios (Gorduras) - fornecem energia e constroem o corpo.
Água - compõem todos os tecidos do corpo; 
Sais Minerais - Regulam e constroem o corpo.
Vitaminas - regulam o funcionamento do corpo.




              

Calorias: medindo a energia dos alimentos


Caloria é uma unidade de medida utilizada para representar a energia na forma de calor (energia térmica) dos alimentos, mas não faz parte do Sistema Internacional de unidades (SI). A unidade de medida para calor segundo o SI é o Joule (J).
Desde 1948, a caloria é definida como a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água de 14,5 oC para 15,5 oC. Essa mesma definição vale se nos referirmos à elevação de 1 oC na temperatura de 1 quilograma de água. O aparelho que mede a caloria dos alimentos chama-se Calorímetro.




CALORÍMETRO -instrumento utilizado na medição de calor

Como a caloria não é a unidade de medida de calor oficial, devemos saber relacioná-la com a unidade Joule. Sabe-se que 1 caloria equivale a 4,1868 J. Se utilizarmos a variação das unidades, como o Kcal, a relação é exatamente a mesma, ou seja, 1 Kcal equivale a 4,18 KJ.

Agora para reforçar seus estudos assista o vídeo!







Fonte: Livro Didático - Ciências Vida & Universo; Brasil Escola; Khan Academy Brasil








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts