ARTE - 8º Ano A - Fund II- Profª Niuzelina da Silva Sinzato Telles
3º bimestre –
03/08/2020 a 16/10/2020 ( 20 aulas)
1º Roteiro: Dia 13/08/2020 até a entrega 20/08/2020 - ( 2 aulas).
TEMA: TEATRO
HABILIDADES:
(EF08AR24)
Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e
manifestações cênicas de matriz indígena, africana o afrobrasileira de
diferentes épocas, divulgação, circulação e organização da atuação
profissional.
LEITURA:
Teatro: Lugar em que ocorreram fatos, representam obras dramáticas, ou se apresentam espetáculos.
Teatro: Obras de
representações, imitações, arte.
A linguagem teatral é
aquela utilizada nos textos teatrais (ou dramáticos), os quais são escritos
para serem representados. Os gêneros teatrais mais conhecidos são a comédia, a
tragédia e a tragicomédia.
A
dramaturgia é o nome utilizado para as representações teatrais e os dramaturgos
são aqueles que escrevem os textos para serem encenados por atores.
Os
textos teatrais são geralmente dividido em atos e cenas, apresentam diálogos e
ausência de narrador.
O teatro em terras brasileiras nasceu em meados
do século XVI como
instrumento de catequese dos Jesuítas visando os indígenas. Era um teatro,
portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e
apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e
espanhóis.
A tradição teatral jesuítica encontrou no gosto dos
índios pela dança e pelo canto um solo fértil e os religiosos passaram a se
valer dos hábitos e costumes dos silvícolas - máscaras, arte plumária,
instrumentos musicais primitivos - para as suas produções com finalidades
catequéticas.
Tematicamente, essas produções mesclavam a realidade
local (tanto de índios quanto dos colonos) com narrativas hagiográficas (vidas
dos santos).
ATIVIDADES:
Jogo teatral, situação de hipnose.
1.
Forme uma dupla ( colega, vizinho,
parente morador de sua casa). Um será o hipnotizador o outro o hipnotizado.
2.
Em silêncio, o hipnotizador colocará sua
mão em frente ao rosto do outro, onde deve permanecer sempre na mesma
distância.
3.
Realize uma série de movimentos com a
mão, ex: para cima para baixo, de um lado para o outro, agachando, virando,
fazendo com o outro faça com o corpo
todas as contorções possíveis, mantendo sempre a mesma posição e distância da
mão e rosto.
4.
Depois de 2 minutos, troque de lugar com o parceiro e recomece durante
mais 2 minutos.
5. Registre como foi conduzida a ação, quem
ganhou os movimentos, como cada um personagem representou seus papéis, qual o
personagem foi o mais forte na situação e por quê.
6. Registre cada situação no caderno. Local, , a
1º vez, (atos de cada um) a 2º vez (atos de cada um) e defina quem teve mais
dificuldade. Sensações sentidas. Suas opiniões e o motivo.
7. Responda as páginas 82 e 84 do caderno do
aluno.
OBS: Lembrando que não é
necessário copiar a matéria, mas sim a devolutiva da mesma, sempre dentro do
prazo. Me enviem a foto do trabalho ou postem no blogger da escola com o seu
nome, ano que está cursando e deixem registrado no caderno. Podem fazer como power
point, almaço, desenhos, colagens, vídeos, assemblages, livros ou qualquer
material disposto no momento para vocês. Livres para figurinos, maquiagens,
cenários, etc...Lembrem-se que estamos estudando teatro.
“Não esqueçam o diário de sala.”
Bons estudos, se cuidem!
Um abraço e até a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário