3º Bimestre - Início dia 03/08/2020 até o dia 16/10/2020 (20 aulas)
9º Ano A – EM – ARTE - Profª Niuzelina da Silva Sinzato Telles
1º roteiro - dia 06/08/2020 até entrega dia 13/08/2020 (2 aulas)
2. Tema :
TEATRO
3.Habilidades: (EF09AR24)
Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e
manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulista, brasileiros e
estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação,
produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em
teatro.
4. Leitura:
Teatro: Lugar em que ocorreram fatos, representam obras dramáticas, ou se apresentam espetáculos.
Teatro: Obras de representações, imitações, arte.
A linguagem teatral é
aquela utilizada nos textos teatrais (ou dramáticos), os quais são escritos
para serem representados. Os gêneros teatrais mais conhecidos são a comédia, a
tragédia e a tragicomédia.
A
dramaturgia é o nome utilizado para as representações teatrais e os dramaturgos
são aqueles que escrevem os textos para serem encenados por atores.
Os
textos teatrais são geralmente dividido em atos e cenas, apresentam diálogos e
ausência de narrador.
O teatro em terras brasileiras nasceu em meados
do século XVI como instrumento de catequese dos
Jesuítas visando os indígenas. Era um teatro, portanto, com função religiosa e
objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes
entre eles e os colonos portugueses e espanhóis.
A tradição teatral jesuítica encontrou no gosto dos
índios pela dança e pelo canto um solo fértil e os religiosos passaram a se
valer dos hábitos e costumes dos silvícolas - máscaras, arte plumária,
instrumentos musicais primitivos - para as suas produções com finalidades
catequéticas.
Tematicamente, essas produções mesclavam a realidade
local (tanto de índios quanto dos colonos) com narrativas hagiográficas (vidas
dos santos).
ATIVIDADES:
Jogo teatral, situação de hipnose.
1.
Forme uma dupla (colega, vizinho, parente
morador de sua casa). Um será o hipnotizador o outro o hipnotizado.
2.
Em silêncio, o hipnotizador colocará sua
mão em frente ao rosto do outro, onde deve permanecer sempre na mesma
distância.
3.
Realize uma série de movimentos com a
mão, ex: para cima para baixo, de um lado para o outro, agachando, virando,
fazendo com o outro faça com o corpo
todas as contorções possíveis, mantendo sempre a mesma posição e distância da mão
e rosto.
4.
Depois de 2 minutos, troque de lugar com o parceiro e recomece durante
mais 2 minutos.
5.
Registre como foi conduzida a ação, quem ganhou os movimentos, como cada
um personagem representou seus papéis, qual o personagem foi o mais forte na
situação e por quê.
6.
Registre cada situação no caderno. Local, , a 1º vez, (atos de cada um)
a 2º vez (atos de cada um) e defina quem teve mais dificuldade. Sensações
sentidas. Suas opiniões e o motivo.
7.
Responda as páginas 82 e 84 do caderno do aluno.
OBS: Lembrando que não é necessário copiar a matéria, mas sim a devolutiva
da mesma, sempre dentro do prazo. Me enviem a foto do trabalho ou postem no
blogger da escola com o seu nome, ano que está cursando e deixem registrado no
caderno. Podem fazer como power point, almaço, desenhos, colagens, vídeos,
assemblages, livros ou qualquer material disposto no momento para vocês. Livres
para figurinos, maquiagens, cenários, etc...Lembrem-se que estamos estudando teatro.
“Não
esqueçam o diário de sala.”
Bons
estudos, se cuidem!
Um
abraço e até a próxima semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário