Atividade 6
Roteiro 01 - ONLINE Aulas: 1 ,
Disciplina: Sociologia ano/série: 1ª
Ano Professor(a) Odila
Descrição das atividades:
Aula 1
O
que nos une como humanos? E o que nos diferencia? Justifique sua resposta.
Aula 2
Na
sua opinião, por que ocorre o preconceito e a discriminação entre as pessoas?
Você
já vivenciou ou sofreu algum tipo de preconceito ou discriminação? Relate.
Quais
outro tipo de preconceito e discriminação que atingem as pessoas?
Aula 3
Ler com atenção e Reflita
O cavalo no jogo de xadrez anda em L, ou seja, duas casas
para a frente e uma ou para a direita ou para a esquerda, ou pode andar uma
casa para a frente e duas para a esquerda ou para a direita.
Claude Lévi-Strauss é um dos mais importantes antropólogos
do século XX. Ainda jovem, em 1934, veio ao Brasil e ajudou a fundar a
Universidade de São Paulo (USP). Ele fez pesquisas em Mato Grosso com os índios
Bororo e Kadiwéu, entre outros. Quatro anos depois, foi embora do nosso país e
desenvolveu, posteriormente, uma das mais importantes correntes da Antropologia:
o estruturalismo. Em 1952, a pedido da Unesco, ele escreveu um artigo chamado
Raça e história, em que criticava a ideia de raça e o etnocentrismo entre os
povos, além de outros pontos.
Para falar sobre a ideia de que existiriam culturas que não
se moveriam ou se transformariam e o etnocentrismo, ele deu o exemplo do
viajante do trem: imaginem que cada cultura é um trem e nós somos os
passageiros. Nós olhamos o mundo a partir do nosso trem.
Mas os trens caminham em direções opostas, em diferentes
velocidades. Um viajante verá de modo diverso um trem que vai ao sentido
contrário, um trem que ultrapassa o seu ou outro que caminha em uma outra
direção.
Qual é o trem que nós podemos olhar melhor?
Aquele que caminha na mesma direção que o nosso e na mesma
velocidade, ou seja, de forma paralela.
Mas, se cada trem é uma cultura, sabemos que as culturas não
caminham todas na mesma direção e nem na mesma velocidade. Umas caminham mais
rápido, outras caminham em direções quase opostas. As culturas possuem formas
diferentes de observar o mundo. Cada uma tem o seu caminho, a sua direção e a
sua velocidade. Se uma nos parece parada, isso ocorre porque não conseguimos
compreender o sentido do seu desenvolvimento.
É aquela que caminha paralela à nossa que nos permite a melhor
observação, e que nos fornece a auto identificação. Mas quem é que pode dizer
qual é a melhor direção? O caminho mais avançado? Será que o que parece parado
para nós está realmente parado? Como saber?
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