quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Sociologia Prof. Odila 1° EM

 

Atividade 6

 

Roteiro 01 - ONLINE                                    Aulas:  1 ,

 

Disciplina: Sociologia                                                   ano/série: 1ª Ano                                            Professor(a) Odila

 

Descrição das atividades:

Aula 1

O que nos une como humanos? E o que nos diferencia? Justifique sua resposta.

 

Aula 2

Na sua opinião, por que ocorre o preconceito e a discriminação entre as pessoas?

 

Você já vivenciou ou sofreu algum tipo de preconceito ou discriminação? Relate.

 

Quais outro tipo de preconceito e discriminação que atingem as pessoas?

 

 

Aula 3

Ler com atenção e Reflita

O cavalo no jogo de xadrez anda em L, ou seja, duas casas para a frente e uma ou para a direita ou para a esquerda, ou pode andar uma casa para a frente e duas para a esquerda ou para a direita.

Claude Lévi-Strauss é um dos mais importantes antropólogos do século XX. Ainda jovem, em 1934, veio ao Brasil e ajudou a fundar a Universidade de São Paulo (USP). Ele fez pesquisas em Mato Grosso com os índios Bororo e Kadiwéu, entre outros. Quatro anos depois, foi embora do nosso país e desenvolveu, posteriormente, uma das mais importantes correntes da Antropologia: o estruturalismo. Em 1952, a pedido da Unesco, ele escreveu um artigo chamado Raça e história, em que criticava a ideia de raça e o etnocentrismo entre os povos, além de outros pontos.

Para falar sobre a ideia de que existiriam culturas que não se moveriam ou se transformariam e o etnocentrismo, ele deu o exemplo do viajante do trem: imaginem que cada cultura é um trem e nós somos os passageiros. Nós olhamos o mundo a partir do nosso trem.

Mas os trens caminham em direções opostas, em diferentes velocidades. Um viajante verá de modo diverso um trem que vai ao sentido contrário, um trem que ultrapassa o seu ou outro que caminha em uma outra direção.

 

Qual é o trem que nós podemos olhar melhor?

Aquele que caminha na mesma direção que o nosso e na mesma velocidade, ou seja, de forma paralela.

Mas, se cada trem é uma cultura, sabemos que as culturas não caminham todas na mesma direção e nem na mesma velocidade. Umas caminham mais rápido, outras caminham em direções quase opostas. As culturas possuem formas diferentes de observar o mundo. Cada uma tem o seu caminho, a sua direção e a sua velocidade. Se uma nos parece parada, isso ocorre porque não conseguimos compreender o sentido do seu desenvolvimento.

É aquela que caminha paralela à nossa que nos permite a melhor observação, e que nos fornece a auto identificação. Mas quem é que pode dizer qual é a melhor direção? O caminho mais avançado? Será que o que parece parado para nós está realmente parado? Como saber?

Com base na leitura do texto, realize uma Reflexão “As culturas possuem formas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts