segunda-feira, 26 de outubro de 2020

4º BImestre- 9º Ano A- Fund II - 1º roteiro- ARTE- Profª Niuzelina da Silva Sinzato Telles

 

1º roteiro - dia 26/10/2020 até entrega dia 09/11/2020 (4 aulas)

Habilidades: (EF09AR01) (EF09AR02) (EF09AR32) (EF09AR33)

. Leitura: Cultura Guarani

 Os índios guaranis, também chamados de grande povo, acreditam que foram criados por Tupã para admirar a terra.

O primeiro guarani, Ñamandú, fez da terra seu leito. A admiração é manifestada pela palavra. O idioma guarani pertence ao tronco linguístico tupi-guarani, de onde derivam 21 línguas.

É o idioma indígena mais falado na América do Sul e chega a 60% do Paraguai. As escolas sul-mato-grossenses da fronteira o ensinam na escola.

Migrar é um processo natural entre os guaranis. Essa é a tática aplicada para permitir a renovação do solo e garantir sua sobrevivência. A prática nômade advém de sua característica essencialmente extrativista e ocorre há mais de 2 mil anos.

Esse traço cultural foi interrompido pela colonização. Após a chegada dos europeus, grupos de guarani iniciaram um processo de migração para fugir dos ataques, assassinatos e da escravidão.

Com a posse do território, contudo, não havia mais lugar para migrar, embora alguns grupos ainda tendem a persistir.

A organização social e os cantos estão entre as mais evidentes manifestações culturais do povo guarani. Para eles, a terra, tekoha é parte integrante da família.

Os cânticos guaranis são entoados como uma forma de demonstrar aos deuses que existem sobre a terra.

Sua música também é entoada para o controle das forças da natureza, como falta ou excesso de chuva. Os cantos são entoados ao som de cabaças transformadas em instrumentos musicais. (https://www.todamateria.com.br/indios-guarani/).

5. Atividades:

a) Após fazer a leitura, assista ao vídeo abaixo.

Responda no caderno as questões do 1º vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=slGTWmWeL2g

https://br.pinterest.com/pin/493918284135537771/

b) Observe as figuras com muita atenção:

 










 

c) Em base no que aprendeu, desenvolva um trabalho sobre a etnia indígena, onde você poderá usar as 4 linguagens da arte. Música, Dança, Teatro e artes visuais. Escolha um deles. Faça um vídeo, mostrando seu trabalho e me envie.

d) Responda as páginas 9 até 13 do caderno do aluno. Fotografe e me envie. (4º bimestre).

OBS: Lembrando que não é necessário copiar a matéria, mas sim a devolutiva desta, sempre dentro do prazo. Me enviem as fotos necessárias e o vídeo ou postem no blogger da escola com o seu nome, ano que está cursando e deixem registrado no caderno. Podem fazer como power point, almaço, desenhos, colagens, vídeos, assemblages, livros ou qualquer material disposto no momento para vocês. Livres para figurinos, maquiagens, cenários, etc.

         Assista as aulas nos APP CMSP ou TV Educação, responda as questões solicitadas.

         Não se esqueçam do “Diário de sala”!.

        Um abraço e até a próxima semana.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts