Atividade 1- Leitura de poemas e fruição
ESSENCIAL – (EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
SUPORTE – (EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos, bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros, contar/recontar histórias tanto da tradição oral, quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior.
Objetivos:
- Participar de momentos de fruição a partir da leitura de poemas.
- Ler poemas de autores diferentes, identificando a composição narrativa ou não.
- Analisar o texto poético como obra de arte, do todo para as partes.
Caso não consiga assistir ao vídeo, baixe os slides da aula clicando aqui: Aula LP CMSP 19/10
Atividade 2- Análise de poemas
ESSENCIAL – (EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
SUPORTE – (EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando recursos sonoros como rimas, aliterações, sons, jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais.
- Ler poemas de autores diferentes, analisando sua estrutura e processo de criação.
- Reconhecer o texto poético como obra de arte, do todo para as partes.
- Reconhecer os recursos de entonação de vozes diferentes, as rimas, os recursos sonoros, a seleção das palavras etc.
- Estudar o sentido figurado dentro dos poemas.
Atividade 3 - Semântica e sonoridade nos poemas
ESSENCIAL – (EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.
- SUPORTE – (EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando recursos sonoros como rimas, aliterações, sons, jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais.
- Identificar os recursos sonoros e semânticos nos poemas.
- Revisar conotação e denotação.
- Estudar o sentido figurado dentro dos poemas.
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